Curso de Fotografia – parte 1

Este curso tem como finalidade dar algumas dicas simples de fotografia, valendo tanto para ser utilizado no seu cotidiano quanto para no trabalho de campo, que passarão a ser fotografados para utilização posterior (já que quase não temos fotos de trabalho de campo). As dicas valem para QUALQUER CÂMERA DIGITAL, ou seja, se você tem uma, poderá entender melhor alguns recursos que ela pode possuir. Se não tem e pretende comprar uma, poderá optar por aquela que melhor se adapta as suas necessidades.

1- Definição da foto.

Antes de pensar em bater a foto, a 1a coisa que se deve pensar é “Em qual definição vou bater a foto?” . Mas antes vou explicar o que é “definição da foto”.

O QUE É A DEFINIÇÃO DA FOTO?

Quando as pessoas vêem uma câmera digital nova, a primeira coisa que sempre perguntam é “quanto megapixels ela tem?”, às vezes mesmo não sabendo o que isso quer dizer…

Pixel é simplesmente a unidade de pontos do computador. Para se ter uma idéia, o ponto final desse texto (.) tem exato 1 pixel. Uma figura no computador é formado por milhares de pixels dispostos um do lado do outro. As fotos batidas em uma câmera digital são batidas na proporção 4:3 (640X480, 800X600, 1024X768, etc), enquanto as fotos em papel são reveladas em proporção 3:2 (15X10, 12X8, 21X14, etc…).

MINHA CÂMERA DO CELULAR É VGA. O QUE ISSO QUER DIZER?

Câmeras VGA batem fotos 640X480, ou seja, na horizontal bate fotos com 640 pixels e na horizontal com 480 pixels. Ou seja, na foto abaixo temos 640X480=307.200 pixels, ou seja, 0,3 Mpixel!

640.jpg

Quando você vê alguém falando que a câmera possui 1.2 Mpixels, o que ela quer dizer é que a camera dela bate fotos 1280X960=1.152.000 pixels no total. E assim vai. Quanto maior a definição, maior a quantidade de pontos numa mesma foto. (lembrando que 1 Mega em computador equivale a 1024, do mesmo jeito que na feira 1 quilo vale 1000, uma dúzia vale 12, etc…)

E QUAL A VANTAGEM DISSO TUDO, SE TUDO MOSTRA A MESMA FOTO?

Sim, elas mostrarão a mesma foto, porém quanto maior a definição, maior os detalhes que você consegue perceber na foto.

Para se fazer uma analogia, basta pegar uma foto qualquer do seu álbum de fotos e uma foto do jornal e ver as duas com uma lupa. na foto você consegue ver os detalhes da foto, enquanto na foto do jornal você vê somente pontinhos.

Na foto digital é a mesma coisa. Vamos dar um zoom na placa do caminhão na foto acima (640×480, VGA ou 0.3Mpixel) e depois dar um zoom na mesma foto, só que com definição de 5 Mpixels (2592×1944). A versão 5Mpixels está no draft (se alguém quiser ver, só falar comigo)

placap.jpg placag.jpg
0.3 Mpixel 5.1 Mpixel

Quanto maior a definição da foto, mais detalhes você visualizará.

ÓTIMO, AGORA JÁ SEI O QUE É Mpixel, MAS QUAL DEFINIÇÃO DEVO USAR PARA BATER FOTOS?

Agora começa a sua decisão de fotógrafo. Você já sabe que quanto maior a definição, maior os detalhes. Só que quanto maior a definição, maior o tamanho que ela vai ocupar na memória da câmera.

Outra coisa que você deve saber é que você pode reduzir uma foto com alta definição para uma foto com baixa definição, mas jamais conseguirá fazer o inverso.

No 1o caso eu peguei uma foto e reduzi o tamanho. No segundo eu peguei uma foto pequena e tentei ampliar.

reduzir.jpg

Veja que ampliar uma foto nunca é uma boa idéia! Você perde totalmente a qualidade da foto em uma ampliação.
Fim da 1a parte. Qualquer dúvida só mandar para mim (a resposta irá para todos).

Jonny

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *