Dicas para como se dar bem com crianças durante a aula de informática

Muita gente ainda continua me perguntando sobre dicas para dar aula de informática para crianças. Eu fui professor por 2 anos – 2000, 2001 – ou seja, 5 anos atrás.

E muita coisa mudou daquela época para cá! Só para se ter uma idéia, os micros mais rápidos eram Pentium 3, o Speedy estava engatinhando com sua super velocidade de 256kbps, a moda em sites era aberturas gigantescas em Flash, ninguém conhecia o Orkut, Blogs eram diários pessoais, etc, etc, etc.

Mas o que mais mudou nesses 5 anos chama-se “Inclusão Digital”. De um tempo para cá, computadores venderam como água (em 2007, venderam mais que televisores) e a maioria das casas passaram a ter um computador. Ou seja, muitas crianças NASCERAM com um computador em casa. Por isso dar aulas de informática para crianças não é mais mostrar “isso é um mouse”, “isso é um monitor”. No Post “Aula de informática para Crianças” eu falei como dar algumas aulas. Agora eu pretendo falar como lidar com as crianças.

Eu não sou especialista em educação infantil, mas vou deixar algumas dicas que eu aprendi com a minha experiência:

1- Quando eu falei para os meus aluninhos que estava saindo da escola, uma aluna da 2ª série falou “Puxa! Você é o único professor que trata a gente de igual para igual”. Será que eu era muito criança ou tratava eles como “adultos”?

Na verdade algumas dicas ajudaram a criar esse vínculo, como por exemplo, sempre quando for falar com eles, abaixe-se, ficando da altura deles. Também não falar como se eles fossem bebês ajuda bastante.

Uma coisa que me ajudou também é que eu sempre gostei de desenhos animados, e levar isso para a sala de aula ajudou muito. Ouvir Rouge também fez parte do aprendizado! (caramba, até decorei a coreografia do Ragatanga).

Thais & Tati2- Entender como funciona a cabeça das crianças é um outro fator importante. A experiência de conviver com uma criança é bem diferente de conviver com 3 ou mais crianças juntas, principalmente porque elas não entendem muito sobre o sentimento dos outros. Isso explica porque muitas crianças sempre partem para a agressão física (principalmente na 1ª e 2ª séries). Depois que elas entendem que um chute no outro é muito mais do que dor, elas param com isso.

3- Crianças são muito curiosas, principalmente por coisas que elas nunca viram! Ou seja, nunca use um projetor ou datashow para mostrar alguma coisa… Elas só vão prestar atenção no projetor.
Em compensação, se você tiver um micro quebrado, leve-o para a aula. Eles vão adorar mexer nele, tornando a aula bem divertida (tome cuidado para elas não se cortarem ou se espetarem em alguma parte do Gabinete),

Inayah4- Criança adora usar computadores para jogos, ou seja, aproveite isso ao seu favor. Existem vários jogos de matemática, português ou ciências bem interessantes. Fale com professor de cada área, já que eles sempre recebem cartas com empresas divulgando esses sites.

5- Não adianta mandar aluno para fora da sala de aula. Converse com ele tranqüilamente e mostre que ele está atrapalhando. Qualquer coisa peça intervenção da coordenadora, mas sem causar tumulto.

6- Antes de encarar a turma, é bom conversar com a coordenadora sobre TODOS os alunos. Além de você evitar “dar fora”, você pode ficar mais atento com os alunos que possuem débito de atenção ou outros problemas de aprendizado.

7- As primeiras semanas são o caos!!!! Procure identificar aqueles aluninhos que causarão problemas e não tire o olho deles

8- Não adianta gritar! Para mim, o método que mais funcionava para parar com algum possível tumulto era ficar parado de braços cruzados na frente da sala sem dar nenhum piu. Alguém sempre falava “Gente, o Jonny está ficando bravo”. Acho que crianças tem medo de pessoas ficando bravo, mas não tem medo de pessoas bravas (por isso não adianta gritar)!

9- Seja amigo de seus alunos. Passe alguns recreios com eles, brinque com eles, etc. Mas evite de dar liberdades em sala de aulas (tomar suco durante a aula, por exemplo).

10- Assista Super Nanny! Parece uma dica boba, mas é bem interessante!

11- Nunca… eu disse NUNCA saia da sala com elas dentro!

12- Não adianta bloquear sites! Isso atiça ainda mais a curiosidade delas. Sempre quando você ver elas acessando sites inapropriados, converse com ela que você está em aula e que não é hora para ver isso.

13- Tenha um caderninho com todas as ocorrências.

14- Participe de todas as reuniões de pais.

15- Participe de todas as reuniões de professores.

16- Leia bastante! Normalmente na coordenação existem vários livros sobre didática para crianças.

17- O que me ajudou muito foi que eu só cuidava da parte de informática, enquanto a coordenadora infantil cuidava dos alunos. Ela sim pode te passar MUUUUUUUUUUUUUUUUITAS dicas de como tratar as crianças!

18- Caso você nunca tenha dado aula para crianças, peça para coordenadora estar presente! (se você não tem formação em licenciatura ou pedagogia, a presença dela é obrigatória).

19- Sempre que possível, monte seu cronograma de aulas em cima do cronograma de aulas de português X matemática.

20- A dica mais importante: Converse SEMPRE com a coordenação.

Ps: “1a série” é o ano após o pré. Hoje é o equivalente à 2a série

Ps2: Juntei todos os tópicos relacionados na categoria “aula de informática”

57 opiniões sobre “Dicas para como se dar bem com crianças durante a aula de informática

  1. Pingback: Infoblog » Aula de informatica para crianças

  2. Como uma pessoa formada em psicologia posso dizer que estas dicas são excelentes e extremamente válidas. Parabéns pelo excelente trabalho professor!!

  3. Muito bacana!
    Lecionei sem nenhuma orientação crianças e jovens (10 à 18 anos) durante 8 meses no projeto de Inclusão Digital da faculdade onde estudava. É muito gratificante! Fiquei muito triste quanto terminei o curso e tive que sair da cidade (Fortaleza). Acredito que o projeto tenha acabado! :(
    Na sua dica número 7 eu lembrei de um aluno que tinha, ele era horrível e eu não tirava o olho!

  4. Eu adoro crianças, mas não sei se teria paciência para lessionar para elas, especialmente porque eu sei que tudo que fazemos com/para elas acaba tendo muita importância na formação moral delas.

  5. as crianças na qual eu irei dar aula, nunca tiveram contato com o computador, na realidade a minoria sao crianças alfabetizadas, entao quais seriam os passos adquado para eu dar aula para esses alunos, sao crianças de1ª a 4ª série, o pragrama nao é o windows, é o linux, onde posso encontrar material para estar me ajudando

  6. eheheh ri muito das dicas e realmente é bem por ai. Acho que sou a professora de informática mais velha do pedaço e criei minha didática bem específica. Afinal são 10 anos com crianças / adolescentes. Iniciei as aulas com 10 computadores 486 (sem net e windows 95) e fiquei uns 6 anos segurando as turmas com os mesmos. E eles amavam de paixao as aulas. Os computadores só mudaram há uns 4 anos atrás (15 pentiuns com xp, office e internet) e vamos aprendendo com as mudanças tecnológicas, com a mudança de perfil, com a flexibilidade e com o Campus Party.

  7. Sou prof de informatica a 4 anos, agora estou com turmas de educação infantil até a 7ª série, a sua metodologia é bem parecida com a que tenho costume de trabalhar. Fiquei muito satisfeita em saber que nao sou a única que tenho o lema: “mexendo é que se apende”; descobrindo é que se aprende mais ainda. As crianças da ed. infantil são a partir de 4 anos, eles usam sites educacionais com jogos de letras, formas, pinturas, eles já manuseiam o mouse com maior tranquilidade.

    Olá Antonia…

    O que mais me irrita são os livros de educação infantil… tudo bem que boa parte das crianças do Brasil não sabem o que é um mouse, mas eu nunca vi livros de educação infantil para crianças que sempre tiveram um computador do lado…

    Vou pesquisar alguns livros e ver se acho alguma coisa do tipo!

    Abraços!

  8. Gostei bastante de ler essas dicas…já leciono a bastante tempo, mas nunca tive um público infantil, e agora minha idéia é abrir uma escola de informática e quero investir em informática para crianças.
    Sei q informática é fundamental e ajudará no dia a dia, na escola e na formação em geral.
    Queria saber dicas para Educação Infantil, e como utilizar o Word e Power Point por exemplo com esse público infantil.
    Sem mais

    Isaias Miranda

  9. Fiquei maravilhada com certos detalhes que passam desapercebidos,e para nós que estamos começando agora é fundamental esses detalhes,não só na aula de informática como em outras,se tiver mais dicas gostaria de receber.
    obrigada

  10. dica shows, algumas eu já seguia, outras foi bastante interessantes para mim, sou prof. de informática educativa a 1 ano, migrei da informática profissionalizante para a educativa e estou amando a capacidade que o computador tem dentro da área educacional. Amo informática, agora amo a educação!!!!

  11. Olá meu caro! Trabalho já há alguns anos como instrutor de informática mas para adultos, e recentemente estou dando aulas para crianças de Jarjim até 7 ano, quero saber se é certo deixar esses adolescentes ficar em orkut e msn? e também gostaria de dicas mais para esse meu novo mundo! obrigado!

  12. Dicas muito boas, já faz 2 meses que estou dando aulas de informática, dou aula para 2ªs 3ªs e 4ªs séries, ao todo são 18 turmas sempre divididas em duas, estou me dando muito bem com os alunos e eles também estão gostando muito de mim, ainda bem.
    Já dei divesas aulas diferentes como: aprender a mexer no word, entrar na internet, pesquisar na internt, jogos, entre outros.
    Pretendo passar muito mais para eles, mas o que me surpreende é que eles realmente pegam as coisas muito fácil e a maioria já sabe o básico o que facilita bastante, e olha que a escola fica na periferia de Franco da Rocha-SP eu eu moro também, o que facilita que eu já conheço a comunidade.
    Mas estou gostando muito desse serviço que também já está na minha área que é educação, já q estou no segundo ano de Educação Física e pretendo das aula também.

  13. 15 de Agosto´de 2008

    Adorei as dicas, ensino de 1 á 4, série do ensino fundamental.E com jovens e adultos, amo o q/ faço, irei usar umas de suas dicas p/ ver o resultado!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Olá, Marcos.
    Atuo num colégio com mais de 2 mil alunos com idades entre 10 e 18 anos. Sou responsável pelo laboratório de informática e estou planejando um curso de informática básica para os alunos.
    No dia a dia de uso dos computadores nossos professores evitam dar aos alunos acesso ao Orkut. Por quê? Veja os noticiários. Esclarecemos aos alunos que o uso do laboratório é educacional e que o Orkut não tem esse perfil. E aproveitamos para alertá-los sobre os perigos na Internet.

    Um abraço.

  15. Estou engatinhando nesta área e vou começar a ministrar aulas para crianças de 4 e 5 anos, como voluntária em uma Ong, e adorei suas dicas!!!! Se puder me dar mais algumas dicas com o cronograma, agradeceria.

    Débora

  16. Pingback: Infopod » Aula de informatica para crianças

  17. costaria dereceber ajuda para educar crianças do interior a gradeso atenção.

  18. Obrigado pelas dicas, por compartilhar sua experiência conosco. Parabéns!

  19. Conteúdo muito bom. Explicações que felizmente conseguiu tirar algumas dúvidas vividas em sala de aula.Trabalho com criançãs de 1 ª a 4ª série e sei bem como eh isso.
    vlw..

  20. Estou iniciando nessa area de informatica para crianças e Adorei as dicas,estou precisando de alguns exemplos de plano de aulas para crianças de pré-escola, a maioria dos alunos nunca teve contato com computadores.O software que vamos utilizar é linux educacional.

  21. Tenho 19 anos e dou aula de informatica para alunos de Primeiro a Quinto ano e é bastante complicado… Ainda bem que temos internet mais os SO são Linux o que dificulta um pouco… Mais estou me adaptando e suas dicas são validadas concerteza.

  22. Sempre lidei com computadores, tenho curso de processamento de dados, estou no segundo ano de ciencias da computação e trabalhei por 4 anos no exercito na area da informatica, fazendo varios cursos para a mesma. Recentemente comprei uma lan house e pretendo dar aulas de informatica para crianças e adultos num horario escolhido que nao tenha clientes na lan house e sim para as aulas.A minha duvida é se eu posso dar aulas, e se pode ser na lan house e qual é a carga horaria e preço. Se eu posso dar um certificado do curso e a respeito das apostilas, o que fazer, me ajude por favor.

  23. Marcelo… Não sei lhe informar. Acho que o mais fácil a se fazer é ir a uma escola e tentar pegar o telefone da secretaria da educação do municipio. Eles poderão lhe informar melhor.

    Eu sei que em escola, a pessoa tem que ter licenciatura para poder dar aulas, mas como seu caso é particular, acredito que não tenha problemas. só acho que você não poderá emitir certificados.

    Se conseguir descobrir, me avise! Valeu!

  24. Bom dia

    Estou dando aula para crianças de 1º a 4º serie, gostaria que dasse uma dica de como trabalhar principalmente para crianças de 1º série.Tem algum material que possa apoiar.

    Edina

  25. Bem,gostaria de saber se há algum livro para auxiliar nas aulas,também penso igual a Antonia é mexendo que se aprende,mas preciso regiatrar as aulas gostaria de organizar uma apostila para meus alunos,mas é dificil achar material pedagogico.

  26. Olá amigo td joia, seu post ficou 10, eu gostaria de saber se vc tem algum material de informatica para crianças, de 5 até 13 anos.
    ficarei muito grato. abraços
    c cuida

  27. Se vc vai “lessionar”, esquece! É melhor aprender a escrever primeiro!

  28. Olá! adorei as dicas. Gostaria de saber se voce tem algum,site ou tedone onde eu possa comprar livros de informatica com linguagem infantil?.

  29. Gostei muito das dicas. Estou iniciando esse ano com crianças da Educação Infantil. Gostaria de receber algumas dicas de planos de aulas e alguns
    software indicados para essa turminha ( 5 anos de idade).

  30. Assim ó. Eu estou trabalhando como estagiario de um Telecentro comunitario aqui na minha cidade (São Vicente do Sul), com isso tenho que dar cursos de informatica para crianças até a 4ª serie, mas eu nunca dei aula pra alguem. E não sei muito da ordem do conteudo pra passar para elas. eu queria sabe se tem como voce me dar umas dicas, ou me mandar alguns arquivos de apostilas que voce usava com os seus alunos? Bom era isso, espero que voce responda. Valeu abraço. Aaah e usarei suas dicas.

  31. Ola, irei dar aulas de informatica para uma clientela bastante diversificada de uma comunidade carente, e necessito de ajuda com o material, gostaria de saber se voces poderiam me enviar materiais pela net?

    ficaria imensamente grato, pois gostaria de oferecer algo de qualidade as minhas crianças.

    muito obrigado

  32. Em 2007 data da publicação do seu artigo, iniciei meus trabalhos como professor de informática, lecionei por 5 anos, fico feliz por algumas dicas eu ter seguido mesmo sem ler antes. E hoje 2014 suas dicas ainda são válidas e estou voltando a lecionar em um novo projeto de informática com crianças carentes. Muita coisa que tem aí não sabia, como lidar melhor com os alunos, foi muito proveitoso seu artigo, parabéns.
    att
    Tiago formiga

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>