Dicas para quem vai comprar uma câmera digital

Olá para todos. Estou “re”subindo uns artigos que eu escrevi no meu infoblog antigo. Esse aqui foi feito em 2005, portanto tenho 2 atualizações para fazer: O promocenter da Augusta não existe mais, mas você pode ir ao standcenter, ao lado do MASP. Pelo menos esse tem estacionamento e é perto da FNAC. A outra correção é que eu deixei de usar a cybershot porque comprei uma Canon S2 IS antes de ir para Manaus (maio/06). Depois eu falo sobre essa câmera!

——————————————————————

Para começar essa coluna de Hardware, vou escrever sobre câmeras fotográficas digitais. Tá, não é bem um hardware de computador, mas é disparado a coisa que o pessoal mais pergunta para mim.

Primeiro você tem que ver quanto vc quer gastar. Ja com esse valor, vc pode se dirigir ao shopping ou, se quiser pagar mais barato (mas normalmente sem nota), ir no promocenter da Rua Augusta nº1562 (Metrô Consolação). Também tem a Santa Efigênia (Metrô Barra Funda), que tem uma variedade bem maior de modelos.

5-01.jpg
foto1 – Promocenter da Augusta, na esquina com a Paulista

Para se ter uma idéia, lá a Thayná encontrou uma NIKON COOLPIX 5400 por R$1.900,00 – com os cabos, capa, memory de 256 e um “tlipé de blinde”. A minha é uma cybershot P72, que já saiu de linha, mas aqui no Brasil estava por volta de R$1.000,00.
5-02.jpg
5-03.jpg

fotos 2 e 3: A Nikon Coolpix 5400 e a Cybershot P72

Bom, existem milhares de coisas a ser levadas em conta na hora de se comprar uma câmera digital. Posso classificar em 3 tipos de compra: Uso profissional, uso pessoal/profissional e uso pessoal.

Para o uso profissional, zoom optico e alta definição são extremamente importantes! Uso pessoal uma boa definição e Flash potente (para bater fotos dos amigos na balada a noite) é interessante. Para pessoal/profissional (vc usa em casa, mas faz alguns servicinhos com ela, como no meu caso), um meio termo está bom.

Bom, mas o que vem a ser todos esses detalhes?

Zoom optico é o zoom que as lentes conseguem dar. Ideal para bater fotos de longe ou fotos de perto, mas com que o Flash não estoure a foto (assunto para um próximo artigo). Esqueça o zoom digital (que é o zoom via software). Ele só estraga a foto.

5-04.jpg
A foto da esquerda (4) simula um zoom óptico, enquanto a da direita (5), um zoom digital.

Quanto maior o zoom óptico, melhor a qualidade das fotos de longe, só que mais cara a máquina.

Definição tem a ver com quantos pontos a câmera consegue captar por polegadas. Um exemplo, uma foto em baixa definição (640×480, conhecido como VGA, que é a definição mais baixa em camêras digitais) satisfaz usuários que gostam de bater fotos dos amigos e deixa-las guardadas no computador. Já com uma definição maior (por exemplo, 3.2 Mpixels) a mesma foto consegue pegar maiores detalhes. Ideal para quem for imprimir essa foto em papel fotográfico.

5-05.jpg
Foto 6- VGA (640 X 480 ou aprox. 0,3 Mpixels).

Como uma foto com definição maior não caberia aqui na tela, vamos pegar uns detalhes da foto em maior definição.

5-06.jpg
Foto 7- Definição 1.2 Mpixels (1280X960)

5-07.jpg
Foto 7 – 3.2 Mpixls (2048X1536).

Deu para ver que uma mesma foto, em uma definição maior você consegue ter maiores detalhes. Claro que isso ocupa mais espaços, mas como o preço das memórias estão baixando, isso não vem atrapalhar tanto.

Bom, quanto maior a definição, maior a foto que você pode mandar imprimir sem perder a qualidade.

No caso da minha câmera, ela tem 3.2 Mpixels de definição máxima e zoom optico de 3x. Já a que a Thayná encontrou, possui 5.2 Mpixels e Zoom de 4x

Filmes – A maioria das Câmeras fazem filmes tanto em definição VGA quanto “para internet”. Mas é importante verificar se eles captam audio também. Os modelos mais simples da Sony, além de não terem zoom optico, também filmam sem som.

Créditos para quem merece:
foto1 – Estado de São Paulo – Reportagem feita pela Kátia Arima, amiga de classe no colegial.
foto 2 e 3 http://www.heise.de/ct/ftp/testbilder/kameras_0318/ Alias, bem interessante. tem a mesma foto batida por diversas câmeras para comparação
fotos 4 e 5 – Arquivo pessoal (simulação feita no Paintshop)
fotos 6, 7 e 8 – Kika, Cris e Mary na Guarapiranga. Arquivo pessoal. Beijo para as 3.

5 thoughts on “Dicas para quem vai comprar uma câmera digital

  • 29/03/2007 at 1:44 am
    Permalink

    Naravilhosa a matéria me foi util em muitas coisas.

  • 29/03/2007 at 1:45 am
    Permalink

    Gostei da Matéria, muito boa e interessante para tirar duvidas de pessoas como eu que a tanto tempo que ter uma digital.rss valeww

  • Pingback: Infoblog » F1, zoom, gritar com crianças, telefone clonado, entrada USB, etc

  • 01/04/2008 at 8:38 am
    Permalink

    Gostaria de saber a difernça entre uma camera que é de 7.1 e a de 7.2.
    E entre a sony e a sansung qual das duas é melhor.Onde encontro uma camera mais barato na rua santa efigenia ou no promocenter, aguardo resposta.

  • 01/04/2008 at 10:45 am
    Permalink

    Fernanda… entre 7.1 e 7.2 a diferença é minima (diria até nula)

    Eu sempre fui fã da Sony e Canon, então eu escolheria a Sony ao invés da Sansung.

    Quanto ao Promocenter X Santa Efigênia, na Sta as opções são bem maiores, mas no Promocenter aceita cheque e dá para dividir o valor. Mas o promocenter/standcenter está fechado, não?

    Obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *