Faxina do final de ano e o meme do livro

Estava fazendo a famosa faxina do quarto do Jonny (já achei algumas perolas, como o post sobre o que diziam as revistas de informática de 1995) e na hora que estava arrumando os livros de cabeceira me lembrei de responder o Meme do Livro da Nospheratt (do Blosque e do Deusário).

A idéia é pegar o livro mais próximo, abrir na página 61 e publicar o 5º parágrafo. Como estou relendo 3 livros, vou colocar eles “na roda”.

Do livro “Breve história de quase tudo[bb]“, de Bill Bryson

Breve História de quase tudo

“* A velocidade em que você está girando depende de sua localização. A velocidade da rotação da Terra varia de pouco mais de 1600 quilometros por hora no equador a zero nos pólos. Em Londres, a velocidade é de 998 quilometros por hora.”

O texto é uma observação de um trecho onde ele mostra como poderiamos explicar a Terra “achatada nos polos” segundo as teorias de Newton. O livro é bem legal e engraçado. A idéia é explicar “do Big Bang ao Homo sapiens” de maneira simples para qualquer leigo no assunto poder se interessar! Eu usei muitos exemplos dele durante minhas aulas de Ciências!

Do livro “PHP – Guia do Desenvolvedor[bb]” de Sterling Hughes.

PHP - Guia do desenvolvedor

“day está dentro do número de dias permitidos para o mês específico. Anos bissextos são levados em consideração”.

Uma explicação de como usar a função “checkdate()” (obvimente, para checar datas). É um ótimo livro para quem já tem um conhecimento básico de PHP. Ele te dá um problema e depois algumas possíveis soluções. Só está um pouco velhinho (como se pode ver pela capa)
Do livro “Os Valetes – O caminho da Mágica[bb] com cartas de jogar” do Mágico Markan

Os Valetes - O Caminho da Mágica com cartas de jogar

“Deixe o espectador à vontade, de preferência sentado à mesa de apresentação. Fique longe dele. Eu costumo, neste efeito, sentar-me junto com a platéia, ocupando o assento vago do telespectador que estiver me ajudando.”

Nesse trecho ele está explicando a mágica “Pare!”. Particularmente eu não uso essa em minhas pseudo-apresentações porque é uma “matemágica” – um truque matemático com as cartas, e eu não gosto muito desse tipo de mágica…

Para quem quiser saber mais sobre este livro, eu escrevi a respeito no meu blog pessoal – “Voltando a estudar mágica

Hummmm… Para quem passar o meme? Existem 2 pessoas que adoram ler e que eu sei que vai sair coisa boa… o Mestre Daniduc do Ducs em Amsterdam (IMPERDÍVEL, por sinal) e do Dude’s talk, e a Dani Toste do Sapere Aude e do Podcast Decodificando.

3 thoughts on “Faxina do final de ano e o meme do livro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *