Como crimpar o conector RJ-45 fêmea

Com certeza o termo que as pessoas mais caem aqui e não encontram resposta é “como conectar RJ-45 fêmea[bb] (ou Cat5E)” ou algo semelhante. Demorei um pouco mas aqui vai um breve tutorial. Basicamente existem 2 jeitos de “montar” o conector rj-45 fêmea (não sei se o termo “climpar climpar” vale para a fêmea). A primeira é com a própria mão (A e B) e a segunda é com um aparelho que eu sempre chamei de “climpador” (C – eu achava que ele cLimpava, mas ele cRimpava) – [editado – o aparelho se chama Alicate Punch Down[bb] - Valeu Rafael Morgado]. Nas lojas basta pedir pela chave para montar rj-45 fêmea que o vendendor sabe o que é.

3 tipos de conectores

O modelo A eu uso muito quando a pessoa utiliza conduites externos ou quando a pessoa utiliza aqueles interruptores de plástico branco. Para montar ele, basta colocar os cabos seguindo uma das ordens de cores que vem no plástico azul e cortar as sobras.

colocando os cabos

Depois de colocar basta colocar o plástico azul em cima da parte de trás do conector e apertar.

Conector A- Verso

Ele automaticamente já corta os cabos para fazer o contato (foto das “lâminas”).

Lâminas

Já o modelo B é o pior de todos. A peça que é feita para apertar na maioria das vezes não aperta o cabo com força suficiente para a lâmina cortar, ou seja, o cabo não tem conexão com o RJ-45 fêmea.

Modelo B

O Modelo C necessita de uma chave externa, mas na minha opinião é o melhor custo/benefício. Mesmo porque provavelmente você terá que prender o cabo no patch panel e terá que comprar a chave de um jeito ou de outro.

Modelo C Modelo C

A chave possui 2 pontas. Uma você corta o cabo depois do “click” – a chave tem uma mola – e a outra você somente empurra. Eu uso a versão “empurra” porque você não precisa ficar vendo qual o lado certo antes de climpar, além de caso necessite de uma 2a chance, o cabo não estará cortado. Depois eu uso uma chave de corte para tirar a sobra.

Climpador

Qual a ordem das cores?

Não tenho como falar, já que cada modelo de conector utiliza uma ordem diferente.

Normalmente elas possuem uma “colinha” com as letras A e B. Você deve utilizar de acordo com ordem que você prendeu do outro lado do cabo. O melhor jeito de descobrir é testando :(

Qual é o conector com a melhor qualidade?

O melhor é aquele que tem a melhor “lâmina”. O da marca Multiloc é MUITO RUIM, pois além do plástico quebrar facilmente, a guilhotina não corta direito e perde o corte muito fácil. Se prender errado da primeira vez, um abraço!

Os melhores são com as lâminas boas. Eu gosto muito dos conectores da marca “Toc”. Mas os melhores mesmo são os da marca AMP. Como normalmente quem paga os conectores é o cliente, vale a pena tentar convencê-lo a não comprar o mais barato pois pode apresentar problemas futuros como desconexão da rede.

23 opiniões sobre “Como crimpar o conector RJ-45 fêmea

  1. re re re… Jonny, acho normal… esse nome é maldito mesmo… igual ao “August”… andava me perseguindo… o bom que o mês já passou… :D

  2. Pingback: Como Faço?

  3. vLw cara, era issu mesmo que eu procurava …Eu tinha algumas duvidas mais agora tah Tudo cert0!
    Continua postando mais coisa desse tipo pra ajudar a galera …parabens ai peLo trabalho!!!

  4. vLw mesmo cara, estava sem saber como fazer, acabei comprando os conectores do tipo A da marca Alumbra, sao otimos, ainda fazem “click” quando crimpa, da ate pra dar uma reforçada no aperto(com jeito pra nao quebrar) com alicate comum.

    Obrigado e parabens.

  5. Estou muito contente e feliz, por existirem pessoas como voces, que dispoe do seu tempo para transmitir seus conhecimentos, muito obrigado, me ajudou muito na minha tarefa. Aqui vai o meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos.

  6. Observar o destrançamento do cabo que nao pode passar das normas, destrançar o cabo o mínimo possível, usar o alicate de inserção ou push down , como qurira chamar.
    existe vários modelos de tomadinhas Rj-45 fêmea modelo, mais a melhor sem sombra de dúvidar é a da furukawa, ela limita a transferencia da banda, e impede certis tipos de interferencia como emi e etc…

    espero ter ajudado um pouco. ah o nomde certo é CRIMPAR.

  7. da pra crimpar cabo de telefonia no conector RJ 45 e esse funcionar?

    se tiver como me ajude com essa…

  8. Dá sim, mas não é muito econônico, também dá para conectar o rj 12 macho (telefônico) no rj45 fêmea, e para apimentar a discussão, tb dá para transmitir dados e telefone pelo mesmo cabo de rede, isso porque se vc vai comunicar com equipamentos de máximo 100Mbs eles só utilizam 2 pares de fios, os outro dois pares ficam “desligados”, assim, muita gente tem utilizado essea pares para outras funcões como transmitir pequenas tensões de energia ou telefonia, já existem terminais para esse fim, q disponibilizam conectores rede+energia ou rede+telefone. Um abraço.

  9. Adorei o post jonny, tirei as dúvidas sobre o RJ-45 fêmea.
    Meus parabéns cara.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>