Como obter o número do recibo da declaração do IR de 2007

EDITADO – A Receita Federal colocou no ar em seu site a busca pelo número do recibo da declaração do IR 2007.

Para fazer a consulta você precisará do número do seu título de eleitor, CNPJ da sua maior fonte pagadora e alguns dados pessoais mais simples – nome da mãe, data de nascimento e o CPF.

Acredito que o resto do texto abaixo não tem mais função, mas mesmo assim deixo para futuras consultas.

****************************************

Hoje a Receita Federal disponibilizou para download o Programa de Declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física 2008 (IRPF 2008), e a parte que mais vem dando dores de cabeça para quem já começou a fazer a declaração é que agora é necessário fornecer o número do recibo da declaração de 2007. Como conseguir isso?

Veja em qual caso você se enquadra:

[editado] 0- Se você for usar a mesma máquina que declarou e enviou sua declaração ano passado, basta importar esses dados na declaração deste ano. Obrigado Danielle Toste [/editado]

1- Não tenho acesso ao computador que utilizei ano passado para declarar, não tenho o recibo impresso e nem o arquivo da declaração.

Você pode fazer 2 coisas: Se tiver urgência você pode ir a um dos postos da Receita Federal munido do CPF e conseguir o número do recibo diretamente no balcão, ou se não tiver muita pressa, aguardar até sábado (08/03/2008) que a receita prometeu liberar a consulta do número do recibo na internet.

2- Não tenho acesso ao computador que utilizei ano passado para declarar, não tenho o recibo impresso, mas tenho o arquivo da declaração.

Se você tem os arquivos de envio e recebimento (NÚMERO_DO_CPF-IRPF-2007-2006-ORIGI.DEC e NÚMERO_DO_CPF-IRPF-2007-2006-ORIGI.REC) basta simplesmente baixar o programa de 2007 no site da Receita, instalá-lo e seguir os passos do item 3.

3- Tenho acesso ao computador que utilizei ano passado para declarar e não tenho o recibo impresso.

a- Rode o programa de Declaração de 2007 (se não achar o ícone, ele normalmente fica instalado em “C:\Arquivos de programas\Programas SRF\IRPF2007\” – Execute o programa “IRPF2007.EXE“)

b- Cancele qualquer pedido de importação de dados de 2006.

c- Clique em “Declaração > Imprimir > Recibo”

d- Caso a declaração esteja em seu computador, basta clicar em “c:”. Caso esteja no disquete, clique em “a:” ou se estiver em outro lugar, clique em “pastas”

Pronto! Agora é só selecionar a declaração e imprimir (eu não encontrei como visualizar o número do recibo sem ter que imprimir)

Se você não tem muita familiaridade com computador, acho que vale a pena esperar até a receita colocar a busca dos recibos no ar. Colocarei o link aqui assim que sair!

[Editado - A Danielle Toste muito interessante: Mito: A troca de aliquota do Imposto de Renda diminui o seu salário? Vale a pena ler...]

Technorati : ,

30 opiniões sobre “Como obter o número do recibo da declaração do IR de 2007

  1. Normalmente ele abre já na pasta dos arquivos salvos, mas normalmente fica em C:\Arquivos de programas\Programas SRF\IRPF2007\ em uma pasta chamada “recebidos” ou alguma coisa do tipo…

    Ou faça uma busca no HD por NÚMERO_DO_CPF-IRPF-2007-2006-ORIGI.REC

    Sendo que o número do CPF é sem ponto e hífen

  2. O que me lembra que tenho que fazer minha declaração o quanto antes… da última vez, declarei na primeira semana e mesmo assim demorei a receber.

  3. Lu

    certa vez eu ouvi na CBN que quem não precisa do $$$ da restituição urgente, o melhor é demorar para entregar a declaração, pois o que a receita paga de juros é maior do que muita aplicação por ai :)

  4. Acho que o meu arquivo do recibo estava corrompido, mas importando os dados da declaração de 2007 ele já importa os dados do numero do recibo.

  5. O que é o numero do recibo no arquivo com extensao . rec?
    Ou em que arquivo fica o numero do recibo?

  6. Bom. Pra não esperar até sábado, fui a um posto da Receita em minha cidade. Após uma dolorosa espera, chamaram minha “senha”.

    RF: – Pois não, senhor?
    EU: – Gostaria de consultar o recibo do IRPF de 2007.
    RF: – Hmmm? Isso será disponibilizado na internet, o senhor sabia?
    EU: – Da mesma forma que sei que posso conseguí-lo no balcão.
    RF: – hummppffff…vamos ver se o sistema está no ar, sabe como é…
    EU: (senti …)
    RF: – É… o sr vai ter que voltar mais tarde ou amanhã. O sistema tá fora do ar.

    Pois é galera. Negócio é esperar até sábado…

  7. Eder…

    O arquivo .REC é o que a receita te manda quando você envia com sucesso o arquivo .DEC.

    Basta você abrir mandar “imprimir” o arquivo .REC no programa do imposto de renda do ano passado que deve dar certo…

    Comigo funcionou.

  8. Pingback: Imposto de Renda » SAPERE AUDE

  9. Pingback: Paraquedismo.org » Blog Archive » Declaração do Imposto de Renda (IR 2008): baixe aqui a versão correta do programa do IRPF!

  10. Pingback: Declaração do Imposto de Renda (IR 2008): baixe aqui a versão correta do programa do IRPF! | Rede Busca

  11. Pingback: iTag.com.br

  12. Existe alguma forma de consultar todos os dados da declaração completa do exercício 2007, ano-calendário 2006 ? Tenho apenas o recibo de entrega da declaração. Obrigado!

  13. Por favor me ajudem na seguinte questão:
    Alem de eu nao ter o nº da declaração em meu pc eu ainda errei 3 vezes a consulta no site e agora estao me informando que devo comparecer a receita para conseguir o nº. Alguem sabe me informar como faço para que a informação ” numero de tentativas
    EXECEDEU O LIMITE” nao apareça mais. alguem pode me ajudar?

    Olá Marcos
    Acredito que você só conseguirá indo até a receita federal ou se você conseguir sua declaração antiga no computador. Esse mecanismo é feito para garantir a segurança dos dados da declaração.
    Boa sorte

  14. Valeu! Show de bola, se dependesse da Receita nao dava em nada, PURA INCOMPETÊNCIA, igul ao atual governo.

    Olá Falcão..

    Na verdade a receita não é pura incompetência… o fato do Brasil ser um dos poucos paises com essa facilidade de declaração pela internet a torna bem competente!

    Obrigado pela visita!

  15. Como é o procedimento p/vc ter acesso a declaração do ano anteriores, verificar dados etc emitir uma cópia ok obrigado

    Olá Heleno…

    O único método que eu conheço para você ver suas declarações anteriores é você ter um backup dos seus dados anteriores…

    Caso contrário, provavelmente somente na receita, ou em seu contador (ou da empresa que você trabalhou, já que eles mantém guardado o extrato que eles fornecem todo ano)…

    Boa sorte!

  16. meu amigo declarou hoje seu IR em uma lan house,pegou o nº do recibo,mas não teve como imprimir a declaração (impressora quebrada)e não dava pra gravar em lugar algum.Ele foi consultar agora no site e diz q não foi feita a declaração.
    Será q ainda está no banco de dados da receita e só será processado após as 20:00hs?

    Hummmmm…. se ele possui o recibo em suas mãos, acredito que não exista problemas… Afinal ele serve para isso!

    Mas apareceu na tela o recibo certinho, com o numero, pronto para ele imprimir, certo? então acredito que não exista problema…

    Boa sorte!!!

  17. Boa noite,
    Gostaria de saber se posso imprimir minha declaração e o recibo da mesma em outro computador, pois a minha impressora não está imprimindo.
    Me ajudem, por favor.
    Obrigada.
    Eleyse

  18. eu tenho como abri o arquivo .rec em outro progra? e qual seria. tenho um pouco de urgencia nisso desde ja obrigado….

    Leandro…

  19. Transmiti a Declaração, perdi o CD onde gravei o envio e agora não sei como conseguir o Recibo da Declaração de 2008.
    Alguém pode me ajudar?

  20. Eu tenho uma dica também. Se vc gravou no seu PC a declaração anterior, abra o arquivo e depois clique em abrir e aparecerá o número!!

  21. Olá,
    Está bem complicado conseguir o númerodo recibo, pois quando tento entrar aparece site nao encontrado. O que está acontecendo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>