Curso de fotografia – Parte 2

Continuação do “Curso de fotografia – Parte 1“.

Revisão do último capítulo:

No último capítulo falei sobre pixel (o menor ponto que aos milhões acabam formando a foto), o que é megapixels da câmera e que não é uma boa tentar aumentar uma foto em um programa de e-mail. Hoje vou continuar a falar sobre o final do capítulo anterior:

Qual definição que eu devo utilizar para bater uma foto?

A resposta é simples: A MAIOR QUE TIVER!
Obviamente isso na maioria dos casos é praticamente inviável, então o que eu uso para decidir em qual definição bater depende de 3 fatores:

1- Qual a compactação que vou usar?
2- Quantas fotos vou querer bater?
3- Qual o tamanho do meu memory card?

Levando em consideração esses 3 fatores, a resposta mais adequada é “A maior definição que for possível”.

O que é compactação?

A maioria das pessoas não sabe da existência ou da diferença, mas a maioria das câmeras tem uma opção de ajustar a qualidade da foto. Nas Sony’s aparece somente no modo manual (Fine – sem compactação ou Standart – com compactação). Já nas Canon’s aparece também no automático (meio círculo com um S, meio circulo e um meio círculo todo torto). Procure no manual de sua câmera para ver se você tem essa opção.

Mas Jonny… Qual a diferença entre as “compactações”?

Simples: Qualidade da foto. Vamos pegar uma foto (tamanho reduzido):

comp0.jpg

Dando um zoom no quadrado vermelho, temos essas 3 fotos, em 3 qualidades diferentes: sem compactação, 10% e 30%:

comp1.jpg

– Sem compactação
comp2.jpg

– 10% de compactação
comp3.jpg

– 30% de compactação

Dá para perceber que a qualidade piora conforme o aumento da compactação. Ou seja, quanto menor o tamanho em bytes de uma foto (maior compactação), menor sua qualidade.

Ixi!!! Mas qual compactação eu devo usar?

Ai entra seu lado “fotografo digital” (já que fotos de filme não possuem essa opção). Na Sony, eu sempre usei Standart, já que a qualidade era boa. Sempre preferi bater uma foto com resolução mais alta só que compactada do que uma foto com menor resolução e não compactada. Já na Canon, uso o médio (meio círculo), pq a pior é realmente pior mesmo! Lembrando: quanto mais compactado, menor o tamanho do arquivo da foto. Só que a qualidade da foto piora.

Ótimo… falou, falou e não disse nada!

Bom, respondendo a pergunta “em qual definição bater?”, tenha em mente o seguinte: Se você vai viajar e não tem como descarregar as fotos em um CD ou num notebook, vc tem que ter em mente quantas fotos vai querer bater durante a viagem. Sabendo isso e sabendo quantos megas (ou bytes) cada configuração de foto tem, você pode calcular que definição deve bater. Exemplo:

Tenho uma Sony Cybershot P-72 com 64MB de memória e 3.2 mpixels de definição. Quando eu fui viajar para Floripa, imaginei tirar umas 30 fotos por dia, o que daria umas 120 fotos!

Dividindo 64MB por 120, dá aproximadamente 0,530 por foto. Como eu já sei que na minha câmera a foto em 2.0 mpixels na compactação standart tem aproximadamente esse tamanho, então usei essa definição/compactação para bater fotos da minha viagem!

Em compensação outro dia fui assistir um jogo e sabia que iria bater no máximo 20 fotos. Então bati com definição máxima (3.2) e sem compactação!

Por quê? Porque sempre é melhor bater com a máxima definição possível (como eu disse anteriormente). Você tem mais detalhes da foto e não corre o risco de revelar uma fotografia e ela ficar com jeito de foto de jornal (com um monte de pontinhos).

Puxa Jonny… Tudo isso é muito complicado. Preciso saber disso para bater fotos digitais?

Claro…

… que não! Por que as câmeras são espertas e quando você escolhe uma definição/compactação, ela mostra quantas fotos nessa configuração você pode bater. rs rs rs. O importante é sempre ter em mente: Sempre bata fotos com a maior definição que for possível no momento”. Mas saiba que quanto menor a definição e maior for a compactação, pior será a qualidade da foto!

Mas hoje em dia os cartão de memórias estão tão baratos que mesmo que você escolher a máxima compactação e a melhor qualidade, você consegue bater mais de 50 fotos!!!

Dúvidas???

Semana que vem tem mais!!! Qualquer dúvida é só perguntar!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *