Importando as URLs do Blogger para o WordPress

Na madrugada de quinta para sexta eu fiquei até altas horas só para conseguir importar os dados da “Tv Retrô” do Blogger para o WordPress. Na verdade tudo foi bem simples, só que aconteceu um grave problema que eu já sabia que iria acontecer: A questão das URLs. Veja a diferença:

No Blogger:
http://www.tvretro.net/2007/06/os-melhores-dos-anos-90-parte-i.html

No WordPress:
http://www.tvretro.net/2007/06/12/os-melhores-dos-anos-90-parte-i/

Como fazer com que não desse um erro 400 (página não encontrada)? Criar página por página estava totalmente fora de questão. Mesmo não sendo impossivel, já que eram “só” 90 posts, para um programador isso seria baixar o nível!

Achei algumas alternativas na internet, mas envolviam mexer no .htacess e outras coisas, e que não garantiriam a eficácia devido a problemas de diferença de acentuação do titulo entre os 2 blogs.

Olhando o mysql acabei descobrindo que o WordPress tem uma tabela com os endereços originais do Blogger e qual o ID do post no WordPress! Bingo!!! ai ficou fácil

Os passos que eu utilizei, para quem quiser entender melhor! Abri o arquivo principal do WordPress (index.php) e coloquei:

1º- Pegar a URL requisitada e analizar se as 5 últimas letras são “.html” ;

2º – Se não forem, executar a página normalmente. Se for, pegar a URL inteira, consultar o banco de dados que contém as URLs originais e me retornar o ID que o post ficou no wordpress

3º- Pegar o ID e consultar em outra tabela qual a URL no WordPress

4º- Pegar essa URL e redirecionar a solicitação de página para ela!

Como o WordPress por si só faz umas 500 buscas no mysql para montar uma página, acrescentei mais 2 querys! Acho que não teria muita queda de performance para até 10.000 acessos diários (ainda está um pouco longe disso)

Ficou assim:

Código fonte da transferência

Se alguém quiser tentar, é extremamente simples. Faça um backup do arquivo index.php original e coloque esse aqui no lugar (não esqueça de descompactar)! Substitua somente o endereço onde está o arquivo com a conexão do Banco de dados (linha 10) e pronto!!! Deve funcionar!

Download do index.zip

13 thoughts on “Importando as URLs do Blogger para o WordPress

  • 14/10/2007 at 11:36 pm
    Permalink

    Jonny, quando você fez a tranferencia, as postagens com vídeos estavam normais? Ou os vídeos não apresentaram?! O código no YouTube para WP e Blogger são diferentes… acho que não vou transferi os posts!

  • Pingback: Começar do zero?!

  • 23/01/2008 at 3:57 pm
    Permalink

    Olá jonny, eu contratei um plano de hospedagem certa vez e tentei migrar para o wordpress… quase chorei pois não conseguia fazer os 250 posts funcionarem, consegui importar belezinha do blogspot, mas quando clicava nos posts bingo, erro de pagina não encontrada, dai desisti,

    será que essa sua dica me ajudaria? e como fica o google na relação do page rank..

  • 19/02/2008 at 1:23 pm
    Permalink

    Interessante a abordagem, Jonny, mas tem um problema crítico: implica mexer no “core” do WP.

    Já pensou em tornar isso um plugin, para ser à prova de atualizações automatizadas do WordPress?

  • 19/02/2008 at 3:15 pm
    Permalink

    admin do baixaserie (só agora vi sua mensagem)

    Como cada caso é um caso, só poderia te ajudar vendo o que está acontecendo…

    mas quanto ao pagerank do Google, se for um redirecionamento 301 não teria o menor problema. Na próxima atualização do PR ele arrumaria 🙂

    Fala Jânio…

    Não pensei em transformar em plugin… A Nospheratt teve o mesmo problema na migraçao dela, e o que o Graveheart fez eu acho que é mais prático (só preciso procurar onde ele colocou)

  • 10/04/2008 at 10:13 pm
    Permalink

    Ótimo post!
    Primeiramente eu quero apontar meu domínio pago para meu blogger (Ainda não consegui). E pretendo ficar um tempo na plataforma do google mesmo. Futuramente deverei migrar para o wordpress.
    Parabéns pelo blog!

  • 11/04/2008 at 6:18 pm
    Permalink

    É só eu ou mais alguém fica puto da vida quando algum imbecil assina um comentário de blog usando palavras chave ao invés de usar o próprio nome? Maniazinha que esse povo tem de querer levar vantagem em tudo. Nos meus blogs, quando isso ocorre, marco como spam direto.

  • 11/04/2008 at 7:09 pm
    Permalink

    Janio

    Você tem toda razão… sei lá o porque de ter passado esse comentário… Acho que eu liberei ele enquanto dirigia…

    Prometo prestar mais atenção da próxima vez!

  • 11/06/2008 at 11:39 pm
    Permalink

    Oi Jonny, tudo bem?

    Extremamente simples? Eu considero uma tarefa quase impossível (risos) Há séculos que sonho importar o blogger para wordpress, mas gostaria que:
    1- o blogger tornasse um sub-site (página) do wordpress – poderia até ser uma página estática (do arquivo do blogger) ou dinâmica com atualização de novos posts. é possível alguma dessas situações?
    2- essa situação que escreveu implica encaminhar meus leitores do blogger para wordpress? é possível automaticamente levar os internautas do meu blog antigo para endereço novo?

    esses dois processos demandam conhecimento básico de html ou um nível intermediário? quanto que um programador deveria cobrar por um serviço desses? um web designer consegue fazer esse serviço, ou não?

    bjkas e parabéns pelo post!

  • 14/11/2008 at 5:41 pm
    Permalink

    O meu problema é o contrário, importar do WP para o blogger.

    O sistema WP.COM não me atende e migrei para o Blogger. O problema está sendo importar os posts.

    Caso tenham alguma dica ou site para me ajudar, agradeço de imediato.

  • 16/11/2008 at 8:16 am
    Permalink

    hummmmmmmmmm…

    Nunca mexi no blogger, mas por acaso ele não tem algum sistema de importação de dados via RSS?
    Boa sorte!

  • 20/02/2009 at 2:48 am
    Permalink

    e ao contrário como faço?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *