Reinciando spooler de impressão sem reiniciar o windows

Uma das grandes vantagens do Linux é que você não precisa reiniciar toda máquina quando algum aplicativo dá pau ou tem um upgrade. Basta você reiniciar o aplicativo e pronto! Por isso algumas vezes você pode deixar dias e dias sem ele dar um boot sequer.

Uptime

Hoje o computador que eu gerencio fez 100 dias de uptime!

O fato é que isso me fez pensar que o Windows também possui algumas funções que não necessitam de boot! As 2 que eu mais uso são a troca de IP e reiniciar o spooler de impressão.

Até o Windows 98, qualquer troca na configuração do TPC/IP exigia boot do micro. Agora é simplesmente trocar que ele já reinicia a rede sozinho. Infelizmente o suporte da Telefônica não sabe disso, e manda reiniciar a máquina numa simples troca de servidor de DNS.

Mas o assunto é o spooler de impressão. Toda vez que você manda imprimir alguma coisa, o windows joga ele para o “spooler”. Só que algumas vezes existe uma fila de impressão, e justamente o 1o arquivo da fila dá pau! E como sempre acontece, quando você tenta apagar da fila o arquivo problemático, ele simplesmente congela no “apagando”.

Se você acha que o único jeito de resolver este problema é reiniciando o windows, faça o seguinte teste:

1- Entre no prompt do MS-DOS;

2- Digite “net stop spooler”;

3- Digite “net start spooler”;

Pronto. Veja se o arquivo defeituoso some da fila e corra para o abraço!

limpando o spooler

Ps: Os Administradores (ou roots) só tem que tomar cuidado de não ficar “nóinha” por uptime. Já ouvi histórias de pessoas que não fazem atualizaçoes que exigem boot do servidor só por causa do uptime!!

[BL]Administração, Servdores Linux, Impressoras, Impressoras IP[/BL]

21 opiniões sobre “Reinciando spooler de impressão sem reiniciar o windows

  1. estou com o arquivo spooler do windows xp deletado como faço para instala-lo novamente.

  2. Obrigada por mostrar como reeniciar o spooler de impressão….Já tava ficando nervosa, porque não estava conseguindo imprimir.

    =)

  3. cara valeu mesmo ja apanhei tanto por causa desse spooler, resolveu rapidinho, obrigado

  4. Oba… nos dias atuais 10/02/2011 essa dica caiu como uma luva!! valeu!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>