Seção Horóscopo: Dicas que nem o Max Gehringer daria para seu currículo

Olá para todos! Se você não ganhou na mega sena da virada como eu (eu só vejo o futuro, não adivinho os números da loteria), a melhor chance de sair da pindaiba em 2010 é ganhar mais (já que gastar menos está completamente fora de cogitação)! Como 90% das vezes isso significa trocar de emprego, Jonny Mercado está aqui para ver o que os astros dizem sobre seu currículo!

Mas como dicas para escrever currículos estão transbordando pela internet, resolvi psicografar algumas totalmente novas (ou não). Tudo depende dos astros…

Áries: 21/3 – 20/4
Você quer mostrar tudo o que você fez nos últimos anos, e para isso seu currículo ficou com 10 páginas? Pelo menos o imprima em papel reciclado, já que ele vai diretamente para o cesto do lixo (ou se for uma empresa ecologicamente correta, para a reciclagem). Exercite seu poder de síntese e reduza-o para no MÁXIMO uma página! (Tá, duas talvez)

Touro: 21/4 – 21/5
Quer colocar uma foto no currículo? Só se for uma Gisele Bündchen. Se você for um Brad Pitt, as suas chances caem pela metade. Principalmente se o entrevistador for possessivo com suas funcionárias, ou se você der a sorte de ser uma entrevistadora!! Foto em currículo, só se pedirem ou se for para uma vaga onde a aparência faz diferença.

Gêmeos: 22/5 – 21/6
Colocou RG, CPF, título de eleitor, número de reservista, etc… ? Aproveite e troque o “currículo” do título para “imposto de renda”. Ninguém quer saber esses dados. Os únicos dados importantes para o cabeçalho são nome completo, idade (alguns preferem data de nascimento), endereço (para alguns cargos, morar perto ganha pontos), email e telefone de contato (fixo e celular). Caso a vaga seja para condução de veículos, o número e o tipo da carteira de motorista também é uma boa.

Câncer: 22/6 – 22/7
Pretensão salarial baixa não garante vaga de ninguém. Da mesma maneira, valores altos também não assustam empresas. A empresa já tem o salário que vai oferecer, então elas não querem saber disso no currículo. Deixe essa dor de cabeça para o dia da entrevista ou no dia para discutir contrato de trabalho.

Leão: 23/7 – 23/8
Já se formou na faculdade e mesmo assim você colocou o nome do colégio onde você terminou o ensino médio?? Só vale a pena se for colégio técnico ou se for o mesmo colégio que o dono da empresa estudou! Agora, colocar o ensino fundamental nem pensar!

Virgem: 24/8 – 22/9
Você encheu linguiça até encher a primeira página?  Por acaso é o seu primeiro emprego? Não precisa colocar que você ganhou medalha de ouro no grupo de escoteiros nem que ganhou a gincana da festa junina da escola. Tudo isso foi importante para a sua formação (liderança, organização), mas dê preferência para os cursos que você fez (líguas ou curso técnico) e deixe o resto para a entrevista, mesmo que seu currículo só tenha sua formação escolar.

Libra: 23/9 – 23/10
Vai concorrer a uma vaga de empresa de tecnologia e colocou seu email @hotmail.com? Nãããããããão! Não que você não será selecionado por causa disso, mas hotmail é um email associado com a década de 90, dando a impressão que você parou no tempo e/ou que tem medo de novas tecnologias. Acho que nem se for para trabalhar na Microsoft!

Sagitário: 23/11 – 21/12
Por favor! Desligue o Caps Lock antes de digitar! Obrigado!

Escorpião: 24/10 – 22/11
Separar “inglês” em leitura, escrita e conversação deixaria meu ex-chefe doido da vida! Se não tem o mínimo de domínio em um ou dois destes quesitos, deixe para assumir isso na entrevista , onde você poderá mostrar aptidão em outras áreas e mostrar que vai se matricular em uma escola assim que for contratado! Se a vaga exigir inglês, nem vale a pena mandar o currículo. Isso significa dor de cabeça para a empresa.

Capricórnio: 22/12 – 20/01
Pior que erro de português é erro de latim! Escreveu “Currículo vitae” no topo,  vai para o lixo. Alias, nem curriculum vitae e nem currículo! Apague isso e deixe espaço para coisa mais útil!

Aquário: 21/1 – 18/2
Algumas pessoas falam para escrever em primeira pessoa (aumentei as vendas…) . Outros defendem que deve ser em terceira (aumentou as vendas…) . Outros preferem evitar pronomes e só colocar ações  (aumento de 35% nas vendas). Tanto faz! O mais importante é não misturar tudo, porque ai sim fica feio! Mas se for escrever em primeira pessoa, faça de uma maneira que o currículo não pareça uma obra narcisista!

Peixes: 19/2 – 20/3
Ai Gézuiz!! Nem pense em imprimir seu curriculo na impressora da empresa que você trabalha atualmente (nem se ela estiver na sua frente). Não coloque seu telefone de contado do trabalho atual e, principalmente, jamais envie seu curriculo usando o email da empresa! Além de pegar mal, Murphy existe! Vão te chamar para aquela vaga dos seus sonhos justamente quando você já saiu do emprego para uma outra vaga!

Até segunda que vem!

3 thoughts on “Seção Horóscopo: Dicas que nem o Max Gehringer daria para seu currículo

  • 20/01/2010 at 10:05 pm
    Permalink

    Tu tá é doido!

    Eu nem chamo para entrevista um candidato em cujo CV eu não encontre a pretensão salarial. Uma entrevista custa caro (para empresa e para candidato), e é muito frustrante chamar um cara que pretende ganhar o triplo do que eu posso pagar para ao cabo de dois minutos de conversa descobrirmos que não vai rolar.

    É o mínimo de respeito que a empresa pode ter por si e pelo empregado é não contratar ninguém por um salário inferior ao que a pessoa achar justo, mas para isso o candidato tem de ajudar desde o início, indicando quais suas pretensões.

  • 21/01/2010 at 1:34 am
    Permalink

    Pretensão salarial só deve ser colocado caso seja solicitado. Quando você entrega um currículo para uma empresa, raramente sabe qual a vaga que você realmente vai concorrer. Isso vem na entrevista.

    Agora, sobre respeito, eu concordo PLENAMENTE com você! Mas infelizmente não é assim que a maioria das empresas comportam. Elas usam o famoso “Não é a empresa que paga mal, é você que aceita trabalhar por esse valor”. Eu acho triste, mas é o que mais eu vi na vida!

    Abraços!

  • 21/01/2010 at 1:35 am
    Permalink

    Ops! quero dizer “Eu acho que pretensão salarial só deve ser colocado caso seja solicitado” 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *