Cuidado com o entrevistador bonzinho!

Eu adoro entrevistar candidatos para empregos. A principal função do entrevistador não é ver qual o candidato mais preparado, e sim qual o melhor candidato para aquela vaga. Não adianta contratar um engenheiro para a vaga de faxina, assim como não adianta contratar uma pessoa com problemas de relacionamento para trabalhar em grupo.

Para ser bom na arte de entrevistar, o entrevistador nunca pergunta diretamente o que ele quer saber, mas sempre mascara a pergunta no meio das outras. E para fazer isso existem 3 maneiras: O entrevistador “seco, curto e grosso”, “o que te trata como lixo” e “o entrevistador bonzinho”.

Por exemplo: Para descobrir se a pessoa vai gostar de trabalhar na área de atuação da empresa, cada entrevistador perguntaria da seguinte maneira:

“Seco, curto e grosso” – Você sabe qual a área de atuação da nossa empresa?

“o que trata como lixo” – Você tem alguma experiência com a área de atução de nossa empresa? (obviamente com um tom meio arrogante)

“o bonzinho” – Nossa empresa trabalha na área de xxx e somos líderes de mercado na região zzz. A idéia é crescermos cada vez mais, e para isso contamos muito com a sua futura colaboração… Você já estudou ou atuou nessa área ou alguma parecida? (sempre com o sorriso na boca e contando isso com o maior orgulho) .

Para arrancar as informações, o melhor jeito é ser o entrevistador bonzinho. Para ser um você tem que:

1- Falar como que se o candidato fosse o “candidato nota 10” e que fazer com que a entrevista pareça um simples passo para ele assinar o contrato assim que terminar a entrevista.

2- Fazer ele se sentir em casa – “Quer uma água, um café…?”
3- Se for homem, perguntar se ele gosta de futebol e em caso afirmativo, perguntar o time que ele torce e fazer alguma ironia do tipo “ixi!!! mais um São Paulino na Empresa“.

4- Usar “você” sem perguntar se ele prefere ser chamado pelo nome, “você” ou “senhor”…

5- Nunca deixar o entrevistado numa saia justa – Jamais pergunte algo do tipo “Por que você acha que eu devo contratá-lo?”

Fazendo isso já arranquei declarações do tipo “eu vi a área de trabalho de vocês no site, mas juro que não entendi muita coisa”, ou “sim, eu gosto de internet… passo boa parte do tempo no Orkut sem reclamar” ou “no congresso só tem ladrão” – você pode até achar isso, mas admimitir isso é assinar a carta de demissão antes de ser contratado.

Caso você esteja sendo entrevistado por um “entrevistador bonzinho”, tome cuidado! Não dê com a lingua nos dentes… Ser bonzinho é uma tática de entrevista!!! Você vai sair com a impressão que foi contratado, mas todos que foram entrevistados também sairão com a mesma impressão! Seja bonzinho também, mas utilize “senhor” (a não ser que ele peça para ser chamado de “você”) e entre na onda! Seja o “entrevistado bonzinho” que falou tudo direitinho, mas pensando 30x antes ao invés de falar a 1a coisa que vem em sua cabeça!

Entrevistador: E ai… você viu o Bafafá que deu ontem por causa do Renan Calheiros?

Errado: Já imaginava… lá só tem ladrão mesmo!

Correto: Eu fiquei indignado. Mas pelo menos 35 votaram pela cassação. Se for comprovado mesmo que ele fez algo errado, espero que na próxima mais gente senadores votem pela cassação.

E ai? Qual a maior saia justa que você já passou em uma entrevista?

6 thoughts on “Cuidado com o entrevistador bonzinho!

  • 14/09/2007 at 8:53 am
    Permalink

    hun…nenhuma, mas só fiz uma até hoje

    Eu sou a entrevistadora boazinha tbm ^^

  • 14/09/2007 at 10:07 am
    Permalink

    Em uma consultoria o diretor me perguntou: “Se eu mandar você se fuder, o que você faz?”… Eu respondi: “Eu mando você também…”

    Fui contratado…

  • 14/09/2007 at 10:58 am
    Permalink

    Dani…

    Você é uma entrevistadora boazinha, mas é uma chefa malvada!!!

    Charles, eu lembro qdo um candidato a vaga de estagiário falou “minha maior virtude é conseguir convencer as pessoas” e eu falei “então me convença a te contratar”.

    Eu vi a tela azul do windows no olho dele, com som de “PAM” ao fundo…

    Você mandou muito bem!! RA RA RA RA

  • 18/09/2007 at 4:43 pm
    Permalink

    Então quer dizer que você é assim, né? E se você estiver sendo um blogueiro bonzinho, e ao mesmo tempo me induzindo a pular de um prédio?! Através de textos ocultos, subliminares?!

    Estou com medo. Fui. Não quero morrer, não.

  • 18/09/2007 at 5:50 pm
    Permalink

    rs rs rs

    Em uma entrevista, se eu quiser saber se a pessoa se dá bem em trabalho em grupo, jamais poderei perguntar direto! É obvio que a pessoa vai dizer que sim.

    Para isso se utiliza algumas técnicas que cada um desenvolve da sua maneira.

    Eu não induzo a pessoa a falar mentiras. Só tento arranjar um jeito da pessoa falar a verdade.

    Eu não induziria você a pular de um prédio, mas acho que conseguiria fazer você falar se gostaria de pular de um prédio ou não. Só isso.

    Mas a dica principal é “cuidado com o entrevistador bonzinho”.

  • 20/08/2011 at 5:41 pm
    Permalink

    São paulino é o caramba, a parada é Mengão…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *