Minhas primeiras impressões sobre o HTC Touch

Áudio do texto mp3: [audio:http://www.jonnyken.com/infoblog/audio/64/Infoblog 2008-05-20-htc_touch_minhas_primeiras_impressoes.mp3]

Depois de quase 1 ano sofrendo com a bateria do MotoQ e depois de não ganhar o LG Viewty, resolvi seguir uma sugestão da Bia Kunze e encomendei meu novo Smartphone, o HTC Touch da Vivo. Neste e no próximo post pretendo compará-lo com o MotoQ e também falar sobre a minha adaptação, já que com a queda dos preços, acredito que a tendência é que boa parte dos usuários migrem do Smartphone da Motorola para o da HTC, principalmente por causa da bateria.

Maiores detalhes sobre o HTC Touch você pode ver diretamente nos Reviews parte I e parte II da Garota sem Fio.

HTC Touch X Moto Q

A compra:

HTC Touch - Exclusividade da claro... ou não maisAté o ano passado, a HTC vendia o Touch exclusivamente para a Claro, mas a partir do começo de 2008, tanto a Vivo quanto a Tim passaram a vendê-lo também. Só que foi praticamente impossível encontrar esse modelo nas lojas da Vivo. Eu passei em 4 lojas diferentes e todas não tinham em estoque. Acabei comprando pelo telemarketing da Vivo (*8486) após algumas ligações. Segundo me informou a primeira atendente, muitas vezes o celular fica reservado em uma compra online, mas como o pagamento não é efetuado, ele volta para o estoque. Por isso ela pediu para insistir de hora em hora (consegui na 3a tentativa).

Fiz a compra numa terça-feira a noite (13/05/2008) e a encomenda chegou na sexta-feira também de noite via MotoBoy. Com os 45.000 pontos que eu acumulei, o celular saiu por R$650,00 em 6 vezes sem juros na conta telefônica.

A caixa:

Caixa HTC TOUCH e do MotoQPode parecer besteira, mas a coisa que mais me impressionou no MotoQ foi a caixa hi-tech. Você puxava um dos lados e o outro abria automaticamente, mostrando todos os componentes de uma forma totalmente diferente. Já no HTC Touch é aquela caixa tradicional, espumada, etc e tal… Ou seja, se você for pedir seu celular pelos Correios, ele não corre o risco de chegar como quebra-cabeça.

O Tamanho

Com 9,9cm de comprimento, 5,8cm de largura e 1,39cm de espessura, o Touch conseguiu a proeza de ser um smartphone mais compacto que o MotoQ, que já é bem compacto. A pegada é realmente muito boa, mas senti um pouco de dificuldade de não poder teclar usando os 2 dedões, como eu fazia no MotoQ. Vou baixar um outro teclado na internet e conto quando for falar da adaptação.
HTC Touch X Moto Q - Tamanho

HTC Touch X Moto Q – A ausência do teclado faz toda a diferença no tamanho do aparelho.

Ausência de borrachinhas

As borrachas do MotoQ depois de um certo tempo não encaixam mais

O Designer que teve a idéia de colocar borrachinhas para tampar algumas partes do celular deveria voltar para a faculdade!!! Depois de alguns meses essas borrachas simplesmente se deformam por completo. Ponto para o pessoal da HTC que fez o acabamento das tampas com o mesmo material do celular, então além de deixar um visual lateral mais “clean”, faz com que o Touch não fique com peças soltas depois de alguns meses de uso.

HTC Touch e o Moto Q - diferenças nas tampas

Moto Q e HTC Touch - diferenças na parte de trasVerso

A parte de trás do Touch é outro espetáculo. Ele não possui cortes, já que a tampa sai inteira. O único problema é que vira e mexe o Windows Mobile dá umas travadas, e no MotoQ é possível fazer o “reboot” (o famoso tira e recoloca a bateria) com uma mão… Já no HTC é necessário uma certa habilidade e jeito (para não dizer força) para fazer este processo.

Outra coisa que notei logo de cara é a ausência de caixinhas stereo. Mas mesmo assim o som do HTC Touch sem fone de ouvido é bom!

Cartão de memória

slots para cartão de memória

Entrada do chip GSM ao lado do cartão MicroSD. Abaixo a entrada MiniSD do MotoQ

O HTC Touch utiliza Micro SD, ou seja, não tive como reaproveitar meu MiniSD do MotoQ. Para a minha surpresa, o Touch já vem com um cartão de 1GB, mas a ENORME desvantagem é que ele não vem com adaptador SD, ou seja, não tenho como eu ligar o MicroSD na porta USB usando meu adaptador SD-USB, como eu fazia com o MotoQ. Isso é ruim porque passar arquivos via Active Sync é um parto!!! Colocar um arquivo de 100MB demora quase 2 minutos, sendo que via USB direto não leva nem 20 segundos!! Se bem que para tirar o cartão do HTC Touch é necessário primeiro tirar a tampa de trás, e como eu já disse isso, não é uma operação muito simples e rápida de se fazer.

conector MiniUSB X conector do TouchConectores

Quando vi que a entrada dele não era o padrão “mini-USB”, pensei na hora: “Caramba!! Todos os cabos e carregadores que eu tenho não vão mais servir para o Touch!!!”

Mas o carregador que acompanha ele possui conector micro USB e se encaixa perfeitamente Touch. A diferença na entrada é para conectar o fone de ouvido. Isso mesmo!!! Eles compartilham o mesmo conector. Isso quer dizer que você não pode usar o fone de ouvido enquanto recarrega o celular, a não ser que compre um adaptador.

Alias, o Plug do fone de ouvido do HTC é proprietário, ou seja, não vai funcionar com um fone de ouvido convencional. Mas o MotoQ também não é, já que a presença de microfone faz com que o plug tenha um contato a mais no plug.

Fonte do HTC TouchFalando em conectores, embora pareça totalmente fútil, uma coisa que eu realmente gostei é da fonte do HTC Touch (esq) ser “de lado”. Mesmo a fonte pequena do MotoQ (dir) normalmente ocupa 2 tomadas em uma extensão. Já com a fonte do HTC isso não acontece.

(curiosidade: O MotoQ vem com 2 recarregadores – um grande e um pequeno. Provavelmente a Motorola já sabia que o celular iria ficar pendurado na tomada)

Em breve vou falar um pouco de como está sendo a minha adaptação de um smartphone com teclado para um com tela touchscreen. Mas já adianto que o teclado faz uma GIGANTESCA falta! Para quem precisa de produtividade (escrever emails o dia todo), fuja da tela touchscreen!! Como não é muito o meu caso (eu leio mais do que escrevo), não é tão ruim…

Assine o feed do Infoblog Feeds do Infoblog

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA Compartilhe este texto via Google+

Veja também

14 Comments so far

  1. Marcus Rocha on May 21st, 2008

    Fiquei empolgado em comprar um desse. Ou se espero pelo Touch Diamond que virá em breve, mais bonito, mais recursos e mais caro, logicamente.

  2. GraveHeart on May 21st, 2008

    Não dá pra usar um adaptador micro-sd? http://compare.buscape.com.br/procura?id=52&raiz=2&kw=adaptador micro sd

  3. Rafael Motta on May 21st, 2008

    Faz um post sobre as funcionalidades dele depois por favor! hehe
    eu vi um desses de perto por alguns segundos e meus olhos brilharam, mas só usando pra saber se é bom ou não.
    tenho um a1200i da motorola e com o tempo você vê que não é la grande coisa como achava antes de comprar.
    abraços!

  4. gaucha on May 21st, 2008

    Por isso que sempre é bom comprar cartão SD 3 em 1, ai se é pra usar micro tem, se é mini também, se for sd opa. E o preço não difere muito. Depois que tive esse tipo de cartão, nunca mais tive problemas de compatibilidade

  5. Galileu on May 21st, 2008

    Pô, adorei o áudio do post. Uma forma bem massa e diferente de postagem, o tal do “post narrado”. Massa… Eu nunca fui com a cara desse Touch, mas o Diamond me impressionou bastante.

  6. Jonny on May 23rd, 2008

    Galileu…

    Vou te comentar que quando eu vi esse celular pela 1a vez eu adorei… mas o fator “bateria” está me deixando impressionado!

    Ontem eu esqueci de recarregar e hoje ainda está funcionando! Se fosse o MotoQ ele já teria morrido…

  7. Jonny on May 23rd, 2008

    Graveherat até dá, mas os adaptadores só vem se comprar a memória microSD.

    Se eu resolver trocar para um de 2GB ai sim 🙂

  8. jonny on May 23rd, 2008

    Mais caro COM CERTEZA!!! rs rs rs
    Eu ainda não vi os vídeos sobre ele, mas pelo que eu li, deve ser bem legal.

    Estou feliz com a bateria do meu HTC Touch… para quem sofria com o MotoQ, este aqui está sendo um paraiso!!!

  9. jonny on May 23rd, 2008

    Rafael

    vou fazer um sobre a minha adaptação… a Bia Kunze (os links estão lá em cima) falou praticamente tudo da sua utilização…

    Estou apanhando para instalar meu GPS nele. O Destinator insiste em travar 🙁

  10. jonny on May 23rd, 2008

    Olá Gaucha!

    Na época que eu comprei o cartão de memória da minha câmera (SD), eu pensei nisso, mas o cartão miniSD com adaptador era quase o dobro do preço!

    Depois, quando eu comprei o cartão de memória do MotoQ (miniSD), eu pensei de novo nisso, mas o cartão MicroSD com com os 2 adapadores estavam quase o dobro do preço novamente! rs rs rs

    Nunca dou sorte com essas novas tecnologias! pelo menos agora não conheço a existência de uma memória “NanoSD” rs rs rs

  11. Cleber Luiz on May 25th, 2008

    Beleza Jonny? Já tinha lido os reviews da Bia e pensei muito antes de comprar o meu Nokia E61, fiquei mei dividido e acabei optando por ele, simplesmente por indisponibilidade do Touch. Hoje já estou pensando em mudar novamente. Pensei no Cruise que já vem com GPS embutido, mas o preço está bem salgado. Acho que vou acabar encarando o Touch (isso se conseguir achar) e usar algum Gps bluetooth. Falanado nisso qual o modelo do seu GPS? Abraços.

  12. Jonny on May 25th, 2008

    Olá Cleber

    O GPS que eu tenho é esse que eu falei nesse post
    http://www.jonnyken.com/infoblog/2007/11/27/comprei-um-gps-bluetooth-por-r19900-review-gps-adapt-ad-750/

    O problema é que eu não estou conseguindo instalar os programas GPs… ta travando na hora de abrir os mapas de SP. O processador deve estar arriando…

    Mas se eu coneguir resolver esse problema, vou abandonar de vez meu MotoQ.

    Abraços!

  13. Pablo Garrido on May 25th, 2008

    Oi Jonny! As fotos ficaram mto boas!

    Dá uma olhada neste “kit” adaptador de memória… eu tenho um desses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72941145-adaptador-micro-sd-mini-sd-para-cartao-sd-apenas-r-899-_JM

    Sobre o Touch, me tira umas dúvidas?
    – Quando você diz que o Win Mobile dá umas travadas, qtas vezes isso tem acontecido com vc?
    – Dá pra discar com agilidade usando os dedos? Como num teclado convencional?

    Abraços!

  14. […] um post do Jonny Ken, do Infoblog, a respeito de seu mais novo “brinquedinho” percebi isso. Ele, além de comparar o HTC […]

Leave a reply