Infopod 06 – Maiores detalhes sobre o Yahoo! Posts

Ouvir o podcast do post- 13’31”
[audio:http://www.infopod.com.br/audio/Infopod_006-Yahoo_Posts.mp3]
Download: alta qualidade 6,3mb | baixa qualidade 1,5mb
Assine o podcast do Infopod Assine o podcast Infopod

Domingo (03/ago) aconteceu a festa de lançamento do Yahoo! Posts lá no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A idéia do projeto desenvolvido através da parceria do Yahoo! com a agência Live AD é basicamente pegar o conteúdo de aproximadamente 100 blogs escolhidos pelo Yahoo e selecionar os melhores posts do dia. A pré-seleção dos textos está a cargo dos consultores Nick Ellis, Edney Souza, Alexandre Inagaki e o Gilberto Knuttz, e a seleção final para o site está a cargo do editor do Projeto, o Pedro Jansen.

Yahoo Posts
Yahoo! Posts (Fonte: Cybervida)

No final, todos os textos escolhidos terão uma chamada no site do Yahoo! Posts, e dependendo do conteúdo, podem até mesmo estampar a capa da home Page do Yahoo Brasil. O legal deste projeto é que o link do texto sempre irá apontar para o texto original do blogueiro, ou seja, o Yahoo só publica uma pequena chamada em seu site, jogando toda visitação para o blog. Ou seja, ganha o blogueiro porque pode ter a chamada de seu conteúdo em um grande portal, e também ganha o Yahoo, que passa a disponibilizar conteúdo relevante em seu site.

A Idéia

Ian Black e Gilberto Knuttz
Ian Black e Gilberto Knuttz durante a apresentação (foto: jonny Ken)

Segundo o Ian Black, a idéia do Yahoo! Posts é uma evolução do relacionamento “Blogueiros & Yahoo!” que aconteceu durante a cobertura do Campus Party. Ainda segundo ele, a seleção dos blogs levou em conta as “várias blogosferas”, selecionando desde blog de policial até mulheres que falam sobre futebol.

A “Panela”

Paneleiro, é?
Paneleiro, é? Então toma! (foto: Jonny ken)

Eu já li/ouvi várias críticas por causa da seleção fechada de “somente 100 blogueiros”. Segundo o editor do Y! Posts Pedro Jansen, a idéia é que esse número de blogs participantes aumente cada vez mais, conforme o crescimento do projeto. Eu até fui para o evento achando que iria encontrar as caras de sempre, mas ao entrar no “vestiário”, vi que estava redondamente enganado. 90% das pessoas presentes eram de blogs que eu já tinha ouvido falar mas não acompanhava ou que não conhecia.

A diferença entre outros portais agregadores de Blogs

Cabeça de UEBA
Cabeça de UEBA (by Jonny)

Existem vários portais que selecionam conteúdos de blogs para exibir em suas páginas. Talvez um dos mais conhecidos da Internet seja o UEBA. Para o editor do UEBA e colaborador do Y! Posts Gilberto Knuttz, a diferença é o critério de seleção, já que 100% dos textos do Y! Posts são selecionados dos blogs participantes, enquanto o UEBA funciona como um “roteador” de conteúdo, independente dos textos serem de blogs ou não.

O Knuttz escreveu o primeiro texto “semi” oficial sobre o Yahoo Posts – O que é de fato o projeto, visto por dentro

Quais textos serão selecionados?

Pessoal do Projeto Yahoo Posts
Pessoal do Projeto Yahoo Posts (foto: Jonny Ken)

Segundo o colaborador Nick Ellis, qualquer tipo de texto (editorial, reportagens, etc) poderão ser selecionados, desde que sejam considerados bons. O Blogueiro só deve tomar cuidado em creditar o autor original ao publicar conteúdo protegido por direitos autorais.

3 blogueiros de tecnologia farão a pré-seleção dos textos. Isso não influencia no resultado dos posts selecionados?

Inagaki sendo entrevistado pelo pessoal do Y! posts
Inagaki sendo entrevistado pelo pessoal do Y! posts (foto: Jonny Ken)

Segundo o Inagaki (o único consultor que não mantém um blog de tecnologia) isso não influenciará na seleção dos posts, já que os outros consultores também escrevem posts não relacionados com informática, além de serem leitores de uma infinidade de blogs das mais diversas áreas.

Sobre o evento de lançamento.

Blogueiros no Pacaembu
Blogueiros no Pacaembu durante a festa do Yahoo! Posts (foto: Jonny Ken)

A festa de lançamento aconteceu neste domingo no Estádio do Pacaembu. Além dos blogueiros conhecerem melhor a idéia do projeto, todos fizeram um tour pelo clássico estádio “do Corinthians”. Uma pena que não rolou um bate-bola (até tinha levado minha chuteira pensando nessa possibilidade).

Mas qual o endereço do Yahoo Posts?

O endereço oficial ainda não foi divulgado, mas você pode ver o possível layout que passou de mão em mão durante o evento.

Layout do yahoo posts
Layout do yahoo posts (foto: Jonny ken)

Todas as fotos que eu bati durante o evento podem ser vistos no meu Flickr – http://www.flickr.com/jonnyken

Extras no Podcast

Audio das entrevistas e um “Boa Tarde Sr: Edney” – Como ele consegue tempo para fazer tanta coisa ao mesmo tempo?

Sites citados no podcast 06:
Boa Tarde Sr: Edney – http://www.interney.net/?p=9763100
Bar do Edney – http://www.interney.net/blogs/edney/
UEBA – http://www.ueba.com.br
Podpods – http://www.podpods.com.br
Decodificando #13 – http://www.decodificando.com.br/2008/08/01/decodificando-13-requentando-velhas-noticias/
Prêmio Podcast 2008 – http://www.premiopodcast.com.br

Prêmio Podcast 2008
Prêmio Podcast 2008 - Inscrições até o dia 17

8 thoughts on “Infopod 06 – Maiores detalhes sobre o Yahoo! Posts

  • 04/08/2008 at 9:14 pm
    Permalink

    Será que isso mina a expectativa de uma versão local do Yahoo! Buzz?

    A idéia é legal, mas querendo ou não, isso deixa de fora MUITA gente boa… Seria melhor algo no estilo do Buzz, que faz bastante sucesso lá fora, ou então do Ueba, que é super democrático (e, justamente por isso, está aí, há anos, firme, forte e líder em seu segmento).

    Anyway, parabéns por ter sido escolhido, Jonny 🙂 .

    []’s!

  • 05/08/2008 at 9:14 am
    Permalink

    Fala Ghedin

    Eu e o Renê Fraga do Google Discovery discutimos um bom tempo sobre isso (acho que se tivesse gravado daria um ótimo podcast).

    O fato é que ao meu ver, o internauta Brasileiro é bem diferente do Internauta americano. A maioria dos internautas brasileiros não gostam de ficar votando. Basta ver o texto da Lucia Freitas sobre conteúdo participativo:

    http://www.ladybugbrazil.com/2008/08/03/colaboracao-e-compartilhamento-primeiras-reflexoes/

    Segundo o Gilberto Knuttz do Uêba, de uns 250 links enviados diariamentes, somente 10 são de leitores. O resto é tudo “autopromocional”.

    Brasileiro gosta de ajudar. Por isso que fóruns e ferramentas como o Yahoo Discovery dão certo. Mas votar não rola… por isso que ferramentas brasileiras clones do Digg nunca estouraram.

    Talvez se uma grande empresa como o próprio Yahoo ou o Google fizesse uma ferramenta dessa talvez explodisse, mas eu acharia muito arriscado investir $$ nisso.

  • 06/08/2008 at 4:39 pm
    Permalink

    Puxa vida Ken! Ótimo, particularmente, este infopod. Bastante instrutivo, mesmo pra mim que fui ao evento (#yahooposts).
    Valeu e parabéns!
    🙂

  • 06/08/2008 at 11:11 pm
    Permalink

    O Yahoo demonstra seu real interesse em incentivar a blogosfera brasileira a se mexer!

  • 07/08/2008 at 1:49 pm
    Permalink

    Valeu Fernando!!

    Acho que seria legal se eles tivessem distribuido algum folheto explicativo com alguns dados do projeto.

    Mas beleza!!! O que valeu mesmo foi a balada!! re re

  • 07/08/2008 at 1:52 pm
    Permalink

    Ou pelo menos fazer esses 100 blogueiros selecionados se mexerem re re re.

    Estou voltando a postar com mais freqüência na semana que vem! vamos ver se eu apareço por lá!

  • Pingback: Ian Black » YAHOO! POSTS, explicando o projeto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *