Algumas coisas úteis para se fazer no Orkut

Áudio do texto mp3: [audio:http://www.jonnyken.com/infoblog/audio/64/Infoblog 2008-05-09-algumas_coisas_uteis_para_se_fazer_no_orkut.mp3]

Se bobear, a discussão da utilidade do Orkut é muito mais velha do que o surgimento do site. A maioria tem posição bem definida: “é claro que é”, principalmente por causa da reunião de miguxos, a ponto de virar sinônimo de “inclusão digital furada”.

Mas nem sempre foi assim! Talvez a estratégia de só conseguir entrar se fosse convidado tornou o início do Orkut uma febre, principalmente por causa da possibilidade de reencontrar aqueles amigos que ninguém mais tinha notícias desde a formatura do colégio/faculdade. A possibilidade de criar comunidades e juntar pessoas com as mesmas afinidades também foi outra novidade para os internautas brasileiros.

Nick Ellis - Macari, o Orkut é um dos maiores desperdícios de tempo que eu conheço :)

(“Macari, o Orkut é um dos maiores desperdícios de tempo que eu conheço :)” Pelo jeito o Nick Ellis do Digital Drops não gosta muito do Orkut)

Mas com a invasão miguxa alguns meses depois, o Orkut passou a ser algo praticamente inutilizável. Como procurar alguma amiga chamada “Cristiane Silva” se ela se cadastra como “¢яιѕтιαηє ѕιℓνα”? Nem o Google usando todo seu processamento acharia. Alguém consegue acompanhar um assunto sério em uma comunidade se a maioria das pessoas prefere ficar brincando de “come ou não come” ou “escreva seu nome com o cotovelo”?

Quem aqui consegue acompanhar uma comunidade com tópicos como esses?

Então o Orkut realmente é uma porcaria?

Não!!! Pelo contrário! A meu ver, para alguns assuntos não existe ferramenta melhor para se tirar dúvidas que o Orkut. Por exemplo: celulares! Desde que eu comprei meu MotoQ ele apresenta o grave problema da bateria não durar nem um dia! Depois de quase 1 ano sofrendo com meu smartphone com fio (já que ele não sai da tomada), resolvi trocar ele e o LG Genius me pareceu um ótimo aparelho, com todos os reviews na internet falando bem. Como na comunidade do MotoQ a reclamação mais comum era sobre a bateria, fui ver se alguém reclamava do mesmo problema na comunidade dos usuários do LG Genius MS20 / MS25, e eis que vejo que vários usuários desse modelo também possuem o mesmo problema de duração da bateria. Se eu fosse somente pelos sites da internet eu teria comprado o aparelho e quebrado a cara!

Celular LG Genius e seus problemas de bateria

Vários usuários insatisfeitos com a duração da bateria do LG Genius.

Outros dois “causos” que aconteceram comigo foi com o Campus Party e com as “500 melhores da Kiss FM”. Antes do Campus Party eu resolvi escrever um post sobre como chegar ao Parque do Ibirapuera de ônibus / metrô / carro, e gastei uma tarde inteira pesquisando em vários sites quais eram as melhores vias de acesso. Depois subir o texto é que eu achei a comunidade do evento no Orkut, onde todos os moradores da região postaram várias dicas de como chegar fácil fácil.

Já com as “500 mais da Kiss FM” na virada do ano, eu queria porque queria subir a lista dos top 30 da Rádio Rock de São Paulo. Só que por um erro GRAVE de cálculo da emissora, a 30ª posição começou as 23:30 do dia 2. de janeiro. Mesmo tendo que trabalhar, fiquei arduamente anotando as 30 posições até as 4 da manhã (nunca Stairway to Heaven pareceu tão comprida). Subi o post morrendo de sono e eis que eu vejo o Marmota comentando de manhã:

Cara, de uma sondada na comunidade na kiss do orkut. Os caras estão metendo o sarrafo na lista. :)
Ah, sim: lá eles fizeram o levantamento completo.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=63498&tid=2575440260416673512

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=63498&tid=2575373853732788846

(Um dos debates organizados pelo “Jornal de Debates” do Pedro Markun (foto) no Campus Party discutiu este tema durante o Campus Party. Vale a pena ouvir a opinião dos entrevistados!)

Eu gosto muito das comunidades tecnológicas, principalmente a de PHP. Além de ajudar os outros e ser ajudado, lá eu também fiz vários amigos e consequentemente várias oportunidades de trabalho surgiram dali.

Embora o Orkut deixou de ser uma ferramenta de encontrar pessoas conhecidas faz muito tempo, ele ainda é uma ótima ferramenta para tentar resolver problemas. Se você se incomoda com a sua privacidade, por que simplesmente não tira todas as suas fotos, apague seus scraps e utiliza seu “profile” somente para usar as comunidades úteis e do seu interesse? Orkut é uma ótima ferramenta para se passar tempo, para ver fotos, para ficar com raiva, etc… mas também nunca deixou de ser uma ótima ferramenta de trabalho!

15 thoughts on “Algumas coisas úteis para se fazer no Orkut

  • 09/05/2008 at 3:32 pm
    Permalink

    O Orkut é maravilhoso… O problema é a maioria das pessoas que usam ele de forma adequada… problema de educação no Brasil.

  • 09/05/2008 at 11:42 pm
    Permalink

    Olá Jonny!
    Faz tempo que acompanho seu blog e só hoje resolvi comentar.
    Concordo plenamente com você.
    Eu sou dos primórdios do Orkut, antes da invasão dos miguxos.Tive 03 comunidades com assuntos relacionados à área de Informática, que aos poucos fui passando para outros membros, à medida que a paixão em blogar ia aumentando e o tempo para o Orkut diminuindo. Mas até hoje, quando tenho alguma dúvida, me dirijo às comunidades sérias e rapidamente tenho resposta.
    Não saio do Orkut justamente por este sistema de fóruns. Lá aprendi muito e continuo aprendendo.
    Ótimo post!
    Abraços, Juliana

  • 10/05/2008 at 6:32 pm
    Permalink

    ah, isso acontece com todas as redes sociais, se vc der uma olhada por toda a “blogsofera” internaciona verá várias discussões sobre facebook, antes era myspace e assim vai, mas como é um mercado novo, ainda precisamos ver no q vai dar.

    E sobre o q o André Simões comentou, acho que nao vai vir salvação não (não para os usuários), considerando as apps, q é o grande ponto do opensocial, acho q nao vai mudar tanto assim, no sentido de “utilitário”, facebook já tem a mto tempo e as ultimas pesquisas mostraram q mais da metade do pessoal só procura por diversão nas aplicações. Talvez alguma outra feature do opensocial salve (oq eu acho mto dificil, já q é só uma plataforma “cross platform”, só o tempo dirá…

  • 11/05/2008 at 8:46 am
    Permalink

    clap clap clap clap!

    Mandou bem, Jonny. Gosto de chamar o Orkut de giganteeeesca lista/fórum de discussão. O Orkut já me quebrou vários galhos, inclusive com alguns gadgets.

    No meu profile só adiciono algumas pessoas. Até porque temos toda aquela história de quantas mais pessoas você adiciona, mais spams você deverá receber e o mesmo para as comunidades. Por isso só participo das comunidades que realmente vou usar para discutir, ajudar e ser ajudado.

    Belo post. Aliás, belo InfoCast também! =P

  • 11/05/2008 at 8:39 pm
    Permalink

    Também só uso o orkut pra isso. Sempre que vou comprar algum produto, o orkut também é uma das minhas fontes de pesquisa.

  • 12/05/2008 at 6:31 pm
    Permalink

    Até tento usar o Orkut como você, mas assim que vejo que “Lilinha%(&)($ sou F@$*%” deixou um recado, desisto.

  • 12/05/2008 at 6:46 pm
    Permalink

    O orkut é um forum atualizado sobre produtos atuais ou tradicionais. A leitura antes de uma relação de consumo ou serviço torna-se inevitável.

    Antes do orkut até teve alguns sites como o IVOX que vc comentava sobre determinado produto ou serviço, mas além de poucas pessoas usar, frequentemente se tinha pouco comentário, o que poderia ser uma concorrência ou inplicância.

    Agora no orkut se vc tem dúvidas com determinado produto é só ir na comunidade do produto que certamente encontrará alguém com o mesmo problema.

    Coisas úteis que poupei graças ao orkut: provedor de banda larga, alunos da ufrgs tinham direito à um provedor que custava 1,90 na época em que eu pagava 20,00 para ter a mesma coisa. Hoje não tenho provedor pois a net não precisa, mas antes tinha que ter e o orkut fez a conta baixar drasticamente e eu fiquei feliz.

    Outra: problema no adesivo motorola caindo da versão v150. Lá tinha inúmeros com a mesma reclamação, enfim, várias reclamações que eu tinha particulares e não publicadas, eu via outras pessoas com a mesma opinião

    Hoje mal vejo as comunidades, pois aumentou demais nas comunidades pouco produtivas, mas antes de comprar, ainda dou uma espiada. É melhor que perguntar ao vendedor!!!!!

  • 13/05/2008 at 5:40 pm
    Permalink

    eu uso muito o Orkut para pesquisar sobre celulares e seguros.

    alias, conheci virtualmente o JonnyKen no Orkut, na comunidade do Moto Q.

    sabendo usar direitinho não é perda de tempo não.

  • 14/05/2008 at 8:57 pm
    Permalink

    Olá! Li montes de textos teus a partir da procura de mágica pelo google e apareceu aquele post do Makan. gostei muito do seu blog. Vou começar a acompanhar ele.

    O Orkut, depois das “fakes” virou uma inutilidade pública, mais cá entre nós, coisas inúteis são boas as vezes… para relaaaxaaarrr

  • Pingback: A utilidade do Orkut | BaTuNes

  • Pingback: A utilidade do Orkut | BaTuNes

  • 20/05/2008 at 11:39 pm
    Permalink

    Olá Jonny, utilizo muito pouco o orkut. Meu profile é bem abandonado, mas recentemente comecei a utilizá-lo da forma que você defende aqui, foi uma dica de um primo meu, realmente tem de tudo e já desisti de algumas comprar depois que li opiniões desfavoráveis.

    Cara, uma pena que você não postar o áudio do post, fica muito bacana, mas eu entendo que dá trabalho e que cai o rendimento. Mas vai uma dica, faz isso nos “posts mais importantes”, uma vez na semana ou no mês, ou quando você quiser. 🙂

    Grande abraço, sucesso sempre!

  • 05/08/2008 at 10:07 am
    Permalink

    EU QUERO FAZER UM ORKUT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *