Joguinho “Descubra a senha de letrinhas do caixa eletrônico”

Uma pessoa (que eu prefiro não identificar) teve recentemente seu cartão do BANCO DO BRASIL clonado. O ladrão sacou R$1000,00 em dinheiro no caixa eletrônico e transferiu outros R$1000,00 para uma conta X.

O fato “estranho” é que para efetuar tal saque, a pessoa tem que conhecer aquelas senha-letrinhas que trocam de posição a cada saque.

Por causa disso, o BB está alegando que é impossível que o roubado tenha sido clonado, e já afirmaram que não haverá a devolução do dinheiro!!

Alguém tem algum conhecido que teve o mesmo problema (cartão clonado + saque do dinheiro no caixa do Banco do Brasil)? Eu já tinha visto transferências e pagamentos on line através de senhas hackeadas, mas essa modalidade é totalmente nova para mim!

Mas o que me deixou mais indignado é que a pessoa do banco falou “grosseiramente” que era IMPOSSÍVEL descobrir a senha de letras, a não ser que a pessoa contasse. O olhar dela dizia “saia daqui seus ladrões”!

Senha da Grow

Para quem já jogou “senha” (aquele jogo da Grow que você vai colocando os pininhos até acertar) sabe que se a pessoa filmar pelo menos 2 vezes a digitação da senha das letrinhas é possível adivinhar elas!

Pensando nisso, eu fiz rapidamente um programa que simula o momento de colocar as letras. Para quem não conhece como isso funciona, na hora de sacar o dinheiro você precisa de 2 senhas: a do cartão (que é a mesma de quando você faz pagamento em loja) e as 3 letras, que variam a cada saque,

As telas mostram a 1º letra que a pessoa apertou, depois a 2ª e depois o 3ª. No 2o conjunto de tabelas, ele mostra um 2º saque, novamente mostrando a 1ª letra que ele apertou, depois a 2ª e por fim a 3ª novamente. Por exemplo, se sua senha fosse “GLH”, bastaria você digitar assim:

Exemplo de senha

A ideia não é mostrar que esse tipo de senha é facilmente burlável, mas sim que NÃO É IMPOSSÍVEL BURLAR ELA!

[link para o jogo "Advinhe a senha de letrinhas"]

De qualquer jeito, a Dani Toste, do Blog jurídico SAPERE AUDE me passou 2 links sobre o assunto, onde a pessoa que foi roubada pediu a inversão do ônus da prova (ou seja, quem tem que provar que quem sacou o dinheiro foi o dono do cartão é o Banco) e acabou ganhando a causa.

3a. Turma do STJ reconhece ser ônus do banco provar que cliente o utilizou seu cartão quando este alega que não fez os saques

Jurisprudência no STJ

Fica aqui a sugestão: além daquelas dicas que todos já conhecem de não baixar arquivos, não clicar em executáveis, etc…, tenho mais essa: utilize o corpo para fechar a tela do caixa eletrônico. Assim se diminui a chance de descobrirem a senha!

10 opiniões sobre “Joguinho “Descubra a senha de letrinhas do caixa eletrônico”

  1. Antes que alguém reclame, a troca das letras no BB leva em consiferação algumas outras coisas para dificultar o ladrão. Troca somente uma das letras, por exemplo. Mas mesmo assim com 2 vídeos dá para matar por tentativa e erro!

  2. Buggou!
    Aqui apareceu:
    1.1:GUP
    2.1:RLU

    Resultado: U

    1.2:PVT
    2.2:PVA

    Resultado: P e V???

    1.3:RLU
    2.3:ELU

    Resultado: L e U??

    Bom, a terceira só pode ser L porque U já foi a primeira, e as letras não se repetem (banrisul pelo menos é assim. Burrice, facilita bf)

    Anyways, arruma o bugue aí, ô!

  3. RE!
    é que para esses casos onde aparecem 2 letras seguidas iguais seria necessária mais uma sequencia para ter 100% de certeza! Mas chutando você teria 1/4 de chances de acertar. Levando em conta que você tem 3 tentativas, a chance de conseguir acertar a senha é grande :)

  4. Ah, cara, é muito fácil, fiz duas vezes, e acertei todas. Vendo duas vezes, é 100% de certeza que você acerte, mesmo se ele repetir duas letras, como vicê mesmo disse, só é tentar mais uma vez.

  5. Pingback: Impossibilidade de Fraude » SAPERE AUDE

  6. Tive o cartão clonado. O golpe agora é a instalação de um aparelho dentro dos caixas eletrônicos que le todas as operações feitas neles e grava tudo. Depois os ladrões, pega o aparelho de volta e faz os saques em outro estado para dificultar as investigações.

  7. Olá, já tem quase 3 anos sua postagem, mas velho lamentar que o BB anda facilitando ainda mais para os ladroes, nao precisa de 2 sequencias, mas apenas uma, pois a sequencia sempre se repete, pelo menos no mesmo caixa, sendo assim, se alguem te ver clicando no caixa do BB e depois te roubar e voltar la no mesmo caixa, o ladrao terá total acesso a sua conta.

    Lamentável isso, se quer nao mudar a sequencia das letras e a coluna, é DEMAIS !!!

    .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>