Por que as pessoas não checam as veracidades das noticias por email?

Eu tenho minha conta de email desde 1997, e se tem 2 coisas que não mudaram desses anos para cá são “Spam” e “Hoaxes”.

Para quem não conhece, hoaxes são boatos que espalham pela internet. Quer apostar quanto que agora que está chegando o Mc Dia feliz vão ressussitar aquele boato falando que somente o valor da venda de Big Macs vão ser doados, e quem adquiriu o Número 1 (Big Mac + Batata + Refri) não ajudou em nada! Boato! O site da Graac e do Mc Donalds desmentem isso.

O fato é que eu recebi um email falando de várias coisas do Governo Lula e da censura que ele pretende começar a instalar. No “meio do email” ele diz isso:

A imprensa divulgou a sentença que condenou o Jabor a pagar indenização por danos morais, dois dias antes do Juiz assinar a sentença. Agora o Jabor foi calado na CBN.

Mais abaixo um texto supostamente escrito pelo Arnaldo Jabor, entitulado ”

Nada mais simples que entrar na página do Jabor no site da CBN e descobrir se isso é ou não verdade!

Quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Mais um texto assinado com meu nome que não escrevi

Como diria a Mary: AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF!!! Mais um hoax sensacionalista!

Lição do dia: Jamais acredite em email!!

Ps: Um lugar que prova a veracidade dos emails é o Quatro Cantos . Eles (ou ele) fazem as investigações dos emails e confirmam ou não se eles devem ser levados a sério ou não! Quem nunca ficou indignado com aquele email sobre “Internacionalização da floresta Amazônica nos livros de Geografia nos EUA”? Pois é! Olhe aqui o que o site escreveu sobre mais esse hoax.

Internacionalização da Amazônia

Se quiser ler o texto escrito pelo “Fake Jabor”, clique AQUI. Quem escreve um hoax sempre usa sempre a tática “começa com algumas verdades para ganhar confiança e depois chuta o pau da barraca”.

Por fim, se a melhor dica para não receber vírus no email é “não clicar aqui“, para identificar um boato por email basta achar a frase “envie este email para todos que você conhece” ou variantes.

One thought on “Por que as pessoas não checam as veracidades das noticias por email?

  • 17/08/2007 at 12:37 am
    Permalink

    Ontem minha mãe me mandou dois e-mails e os dois eram hoax, um deles era esse da amazônia e achei justamente no quatrocantos a explicação…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *