A importância de um Firewall e de atualizar os programas

<< Post Anterior
Próximo Post >>

Para vocês verem como algumas coisas não mudam nunca. Esse texto eu escrevi em 2004, mas até hoje as pessoas me perguntam a respeito. Então resolvi publicar aqui na versão nova do meu infoblog. Abraços

Muita gente já me perguntou se tendo um anti-vírus o micro está protegido. Bom, estar preocupado ja é um começo… he he he

Um anti-vírus é o primeiro passo! Principalmente para quem recebe muitos e-mails. Mas não adianta nada você ter um antivírus e não o atualizar! Os mais comuns, como o Norton ou o AVG (que é grátis e muito bom), basta apenas um clique no botão atualizar. Já o McAfee é mais chatinho… Não sei se eles chegaram a mudar, mas quando eu usei, tinha que baixar a atualização da internet, rodar um programinha, etc etc etc…


Mas só um antivirus atualizado não basta. Muita gente tem instalado um firewall no micro. Para quem não sabe, firewall é um programinha que monitora o que entra e o que sai do seu computador para a internet. Monitorando isso, você se livra de alguns problemas. Como por exemplo: Se você pegar um vírus (que o seu anti-vírus ainda não conheça) e esse vírus for enviar alguma coisa pela internet (sei lá… arquivos de senhas, outros vírus, etc), o firewall vai reconhecer essa “NOVA” conexão e vai perguntar se ela deve ou não acessar a internet. Basta dizer não e ver o porquê do pedido. Simples, não?

Mas o melhor é que ela bloqueia conexões de fora. Um micro conectado na internet possui diversas portas, a maioria fechada. Mas se por um acaso, por causa de algum programa descuidado, a porta estiver aberta, ai é um banquete para quem gosta de ficar fuçando computador alheio.

O Firewall também atua ai. Ele pega cada programa que acessa a internet e classifica-os como se só aceita “respostas” (tipo: você coloca um endereço e dai ele responde com o site para você) ou se aceita “comunicações entrantes” (alguem tenta acessar seu computador sem você ter requisitado).

Somente alguns programas utilizam comunicações entrantes (eu conheci com esse nome, não sei se tem um nome técnico para isso). ICQ, Messenger, Kazaa, Napster, ou programas de servidores, como Telnet, Apache, SSH… No caso, somente esses programas que você configuraria para aceitar comunicações desse tipo. Se ele avisar que alguém está comunicando com seu Internet Explorer sem você ter pedido nada, tem algo estranho no ar.Basta não liberar.

Ótimo! Anti-vírus e firewall rodando… e ATUALIZADOS! O micro está seguro? Claro.

Claro que não!

Falta você atualizar os outros programas. Por exemplo: o pessoal descobre que o internet explorer tem um defeito que quando acessa uma página, um programinha colocado na página consegue fazer travar o explorer, deixando liberado para invasões (olha que isso é muito comum).Como evitar isso? Basta atualizar o Internet explorer. As atualizações concertam esses”defeitinhos”, deixando ai sim o seu micro seguro.

Ora, mas o firewall não bloqueia isso?

Não. Para ele o Internet explorer esta acessando a internet normalmente. Por isso não adianta ter o firewall sem atualizar os programas.

Para atualizar o seu micro, basta ir em Windows update (tem um atalho no menu iniciar). No site é só deixar atualizar e pronto. Só reiniciar.

Porém lembro a todos que o Windows Update só atualiza programas microsoft. Se você tem ICQ ou Kazaa, tem que verificar as atualizações manualmente.

Ah, faltou falar: Sugiro como firewall o Zone Alarm. É de graça e faz direitinho a função de firewall.

O endereço: http://www.zonelabs.com

Assine o feed do Infoblog Feeds do Infoblog

Compartilhe este texto via Orkut Compartilhe este texto via Facebook Compartilhe este texto via Twitter Compartilhe este texto via UEBA Compartilhe este texto via Google+

Veja também

2 Comments so far

  1. NeLaS on May 11th, 2007

    O Comodo também é legal, uso ele há quase um ano sem problemas!

    http://www.personalfirewall.comodo.com/

    Ele ganhou primeiro lugar num teste que fizeram com vários firewalls (o do windows ficou em último…). Jetico ficou em segundo e o ZoneAlarm em terceiro!

    http://www.matousec.com/projects/windows-personal-firewall-analysis/leak-tests-results.php

  2. João Henrique Lourenço on December 13th, 2008

    Parabéns pelas dicas. São muito úteis.

    Estive olhando alguns comentários que você postou no Blosque em ” 10 Razões Pelas quais você nunca será um blogueiro e/ou Problogger de sucesso”, fiquei curioso com outros também mas, estou pensando em criar um blog com algumas dicas mais comuns sobre informática, jogos e consoles, computadores e seus periféricos, celulares e, abrir um espaço a minha mulher para orkut, fotos e coisas do gênero. Mas fico com um certo receio de criá-lo e passar por ridículo ( como em alguns comentários do Blosque). Sei que minhas dicas serão, essencialmente, para iniciantes ou pessoas com conhecimento intermediário. Mas mesmo assim lhe pergunto: seria útil ou inútil criar um blog assim? No caso dos programas “entrantes”, soube que os programas de músicas que você citou são P2P. Mas não posso lhe afirmar se trabalham mesmo como P2P.

Leave a reply