Usando SSH2/Telnet no MotoQ

Quem é administrador de rede sabe como é importante a administração remota do servidor, principalmente para quem usa Linux, que trabalha muito dando ssh pra lá e para cá!

Todo administrador já recebeu vários telefonemas para resolver problemas no servidor e não conseguiu resolver simplesmente por não ter um computador na frente, ou ter um mas não ter internet, ou pior ainda, ter um na internet e não conseguir baixar o putty para windows porque o servidor não baixa executáveis nem zip (os 3 já aconteceram comigo).

Para a minha alegria (ou não, porque é trabalho fora do horário re re re ) achei um programa para ssh “gratuito” (ele pede a chave de ativação, mas utilizei normalmente). Ele está na página http://handheld.softpedia.com/get/Internet-Utilities/SSH-utilities/zaTelnet-Lite-Smartphone-19577.shtml

A instalação foi simples, como qualquer outro programa do Moto Q. A diferença é que ele pediu para reiniciar o aparelho, o que não é muito comum.

Depois de reiniciado, bastou um clique no icone do programa e colocar o endereço, login e senha…

screenshot020.jpg

Ele funcionou PERFEITAMENTE. Eu acessei o servidor de arquivos da empresa normalmente, e fiz algumas atualizações deitado na cama aqui de casa.

screenshot021.jpg

Acredito que esse programa será bastante útil, já que vendemos leitores RFID com Linux dentro, e é algo interessante de mostrar para os clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *