Depois do Fim lança primeiro vídeo clipe brasileiro no YouTube em 60fps

Banda de São Bernardo do Campo lança seu primeiro trabalho após a participação do Programa SuperStar da Globo.

Quase um ano depois de seu último clipe “Idiota“, a banda Depois do Fim lançou nesta última terça sua nova música de trabalho chamado “Sem temer”. Junto também foi lançado o vídeo da música, que é um dos primeiros clipes brasileiros no YouTube a exibir com a qualidade de 60 frames por segundo.

screenshot

Eu fui convidado para assistir as gravações (e ajudar a limpar a bagunça depois, afinal como diz o comercial, “não basta estar lá, tem que participar”) e bater algumas fotos. Durante a reunião para ver as primeiras tomadas, eu olhei e achei algo diferente: o vídeo estava passando liso na tela.

Na hora perguntei quantos frames estava passando aquilo. Sim, 60fps.

P_Making Of 02
Numa rápida entrevista, a diretora do vídeo Renata Ottoni falou que a ideia inicial era fazer somente algumas tomadas em 60fps para aplicar as imagens em câmera lenta, mas que ouviram boatos que o YouTube provavelmente iria liberar essa qualidade de vídeo em breve e resolveram gravar o clipe inteiro em HFR (Framerate acima de 24).

No último dia 30 de outubro o YouTube liberou a exibição de vídeos em 60 frames por segundo. Uma melhoria na qualidade dos vídeos que podiam ter no máximo 30 quadros por segundo. Com esta atualização, os movimentos podem passar a ser mais nítidos e com muito menos sombra. Este incremento na qualidade de imagem foi muito bem vindo nas canais de games, mas raramente é usado em filmes e clipes.
P_Making Of 03

Particularmente acho que muita gente não tem olho para perceber a diferença (talvez um “hummmm, tem alguma coisa diferente”). Dos que possuem olhos mais treinados (normalmente jogadores de games e editores de filmes), a opinião ficou dividida entre os que adoraram (como eu e a maioria), achou legal o experimento mas que não é algo muito usual e uns que acham que 60fps não é para ser usado filmando pessoas (somente games e animações). Concordo que para vídeos mais parados, 60fps não faz o menor sentido. Mas para um clipe que tem bastante movimento como esse, ver os detalhes dos cabelos voando foi bem legal.

Felizmente cada um tem com seu gosto. Mantendo o nível da conversa, sem problema algum. Mas acho que mais importante de ser 60 ou 24 fps, o mais legal é ver uma banda usando uma possível tecnologia que será bastante comum no futuro. Basta ir a qualquer loja de TV e ver que tudo que é aparelhos 4k sempre tem vídeos 60fps rodando em suas telas.

PMaking Of 05

Para quem quiser conhecer mais sobre a banda, seguem alguns links deles:
Site: http://depoisdofim.com
Facebook: http://facebook.com/depoisdofim
Twitter: http://twitter.com/depoisdofim
Soundcloud: http://soundcloud.com/depoisdofim
Instagram: http://instagram.com/depoisdofim

2 thoughts on “Depois do Fim lança primeiro vídeo clipe brasileiro no YouTube em 60fps

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *