Infopod 09 – Entrevista com Jorge Steffens, CEO da Datasul

Ouvir o podcast do post- 73’00”

Download: alta qualidade 34,3mb | baixa qualidade 8,5mb
Assine o podcast do Infopod Assine o podcast Infopod

(Não reparem no áudio da abertura!! Gravei dentro do carro e o som ficou péssimo!)

Neste episódio especial, eu e mais alguns blogueiros – Alexandre Fugita (Techbits e Polvora!), Henrique Martin (Zumo), Adriana Bortolotto (SixPix) e Emerson Alecrim (InfoWester) entrevistamos Jorge Steffens, CEO da Datasul, que depois da fusão com a Totvs, passou a ser a 9a maior empresa no mundo do setor de Software de gestão.

O Jorge Steffens também mantém o blog Jukebox, onde aborda principalmente assuntos relacionados a ergonomia e colaboração.

Planeta Datasul - Um dos melhores eventos que eu já fui

Planeta Datasul - Um dos melhores eventos que eu já fui

A entrevista aconteceu no final do 1o dia do Planeta Datasul, evento realizado salão do WTC aqui em São Paulo. Durante os quase 70 minutos abordamos diversos assuntos. Abaixo, alguns trechos do bate-papo:

Ergonomia:
“Um dos grandes desafios hoje em dia é a parte de ergonomia. Esse é um grande desafio não só da Datasul mas também para as outras empresas. É só ver o ver o sucesso que o iPhone teve. Basicamente pela interface porque não tem nada de novo quando você olha pelo lado da tecnologia. Mas isso vale até para carro. Comprei um carro esta semana, e como estava cheio de botão tive que pegar o manual…”

Novas mídias:
“Hoje a gente ainda manda jornalzinho em papel para os funcionários (…) porque as pessoas que queremos impactar, a esposa, os filhos, avós, etc ainda não lêem essas mídias novas. Agora existem outros meios que já podem nos ajudar, como por exemplo: Por que não usar um wiki para gerar a documentação do meu produto? Da mesma forma que eu posso gerar a informação, eu tenho a comunidade que vai melhorando a documentação do meu produto de uma forma muito mais rica do que a forma “eu faço e todo mundo lê””.

Blogueiros e Jorge Steffens

Blogueiros e Jorge Steffens - foto: Flickr do evento

Microsoft X Google e a fábula dos porcos assados:
“Certo dia em uma época primitiva, uma floresta pegou fogo e alguns porcos morreram queimados. Ai o ser humano foi lá, provou e gostou. Dali para frente começaram a tacar fogo nas florestas para ter porco assado, mas como o vento nunca ia na mesma direção, então criaram especialistas em vento. Mas ai também os porcos não corriam para o fogo, então resolveram criar um grupo de pessoas para afugentar os porcos, e daí criou-se uma mega corporação.

Certo dia chegou o sub do sub do sub e falou “Pô, mas se a gente matar o porquinho aqui, botar uma grelha e fazer um carvãozinho, a gente não precisa fazer todo esse estrago. Tiramos o porco na hora certa e fica perfeito.

O chefe respondeu: “Cara, você não tem o que fazer? O que vai acontecer com todos nossos engenheiros especialistas em vento? O que vai acontecer com os especialistas em afugentar os porcos? Vá para o seu canto e volte a trabalhar!”

E é o que acaba acontecendo nestas grandes empresas. O meio vira o fim. Você acaba querendo manter a estrutura. E o que é mais estranho é que essa história está se repetindo. Isso aconteceu com a IBM, que tinha o mainframe e negava o PC, e agora está acontecendo com a Microsoft, que não consegue copiar o modelo de negócio do Google.

Blogueiros e Jorge Steffens

Blogueiros e Jorge Steffens - foto: Flickr do evento

Essa é somente algumas partes dos primeiros 20 minutos! Vale a pena ouvir a entrevista! Nos outros 50 minutos falamos da mudança do modelo de negócio da IBM para a Microsoft e desta para o Google (hardware para software para serviço), venda no “modelo SaaS”, informatização dos sistemas tributários, fusão Totvs X Datasul,  conteúdo colaborativo, mães e internet, networking, etc…

Alguns sites que cobriram o Planeta Datasul:

InfoWesterUm relato sobre o Planeta Datasul 2008
JukeboxComo foi o Planeta Datasul
Polvora! comunicaçãoMídias sociais presentes no Planeta Datasul

Por fim, gostaria muito de agradecer o pessoal da Polvora! Comunicação, que me convidaram para participar dessa entrevista. Como eu trabalho diretamente com ERP, ficar conhecendo toda essas histórias de bastidores me deixou muito feliz! :)

fotos 2 e 3- Flickr do evento

6 opiniões sobre “Infopod 09 – Entrevista com Jorge Steffens, CEO da Datasul

  1. Jonny, visito seu blog há um tempo e gosto muito do conteúdo, gostaria de deixar uma sugestão: disponibilizar os arquivos do podcast em uma versão compactada tipo zip ou rar da vida…
    onde eu trabalho extensões mp3 são bloqueadas, e não consigo nem ouvir via streaming do seu site :( vou ter que deixar pra ouvir mais tarde em casa hehe…
    só uma sugestão :)

    abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>