Testando o iPhone4 – Minhas primeiras impressões

Um dos motivos pelo qual chamei o Infopod de “O blog de tecnologia que não falou do iPhone” foi porque gosto de dar minha opinião depois de ter um aparelho em mãos. Quando o iPhone “1” chegou ao Brasil, todo mundo já tinha falado dele, então achei que não precisava comentar mais nada.

Mas agora tive a oportunidade de pegar um iPhone 4 para brincar um pouco. Não vai ser um review completo, já que fiquei com ele somente algumas horas, mas depois vou fazer um entrevista com o Rogério Bonfim (@goodend), um dos poucos proprietários desse celular no Brasil.

(ps: Como ainda não editei o vídeo review, depois subo ele aqui)

1- Por fora

Ao contrário das outras versões do iPhone, o iPhone 4 não é “iPhoneforme” e, embora à primeira vista pareça o contrário, ele é mais fino que seu antecessor (segundo a Apple, 24%).

Não tive coragem de fazer o Crash Test (re re re re), mas a borda de aço escovado aparentemente dá uma maior resistência ao aparelho. Essa parte também funciona como uma antena, ajudando na recepção de sinal da operadora (os presidiários irão adorar). Ah, e antes que perguntem, o dono do aparelho não percebeu a queda de sinal ao segurar o iPhone 4 com a mão esquerda.

Além da borda, outra coisa legal é que os botões também são de aço escovado, deixando o aparelho muito mais elegante.


Parte de cima: Entrada de fone de ouvido e botão para desbloquear o aparelho


Parte de baixo: Caixinhas acústicas, conector para fonte/troca de dados e PARAFUSOS – A assistência técnica agradece!

Lateral direita – nada de mais.

Outra novidade que passa desapercebido é a câmera para vídeo conferência na frente do aparelho. Essa chegou com uns 5 anos de atraso…

Falando em câmera, o iPhone 4 vem com Flash de led que, como todo flash de led, não é nenhuma maravilha…

2- A tela

Isso sim é de apaixonar! A definição de 960×640 pixels é MUUUUUUUUUUUUUITO superior aos 480×320 pixels do iPhone 3G! A diferença chega a ser gritante! Veja 2 screenshots com os ícones dos aplicativos do Habibs (em baixa definição) e do Safari, no iPod Touch e no iPhone 4.

Para ver a diferença na tela, olhe o ícone do Maps no iPhone 4 e no iPod Touch (que é a mesma definição do iPhone 3G)

3- Câmera fotográfica

A qualidade da foto do iPhone 4 não é fantáááááástica, mas é superior que a do iPhone 3G. Se fosse dar uma nota de zero a 10, sendo zero para as fotos do Nokia E71 e 10 para o LG Renoir (que é a melhor câmera de celular que já testei), daria 7 para as fotos do iPhone 4.

Segue abaixo uma sequência das fotos do teclado do meu netbook de um Nokia E71, de uma Canon S2/IS (câmera fotográfica) e do iPhone 4 com luz artificial e sem flash.

Com luz natural, o iPhone até que manda bem.

Mas o fato que mais me impressionou no iPhone 4 foi o zoom. Embora seja um zoom digital, a velocidade do foco e a qualidade da imagem são incríveis! Abaixo 2 fotos tiradas na mesma distância das fotos anteriores:

Conclusão:
Como fiquei pouco tempo com ele, não posso falar sobre duração da bateria, qualidade de sinal, velocidade do processamento, qualidade da multi-tarefas, etc. Pretendo falar sobre isso no próximo post, quando conseguir entrevistar o Rogério Bonfim. Se alguém quiser deixar alguma pergunta para eu fazer, é só deixar um comentário! Mais tarde também subo o vídeo (assim que editar).

Pelo que vi,  as novidades dele são bem interessantes. Mas acho que só vai valer a pena pegar um iPhone 4 se você for comprar um telefone novo porque o antigo quebrou ou se tiver um dinheirinho extra sobrando. Trocar o 3G pelo 4 simplesmente por trocar é um gasto relativamente alto perto do benefício que o aparelho dará. Principalmente porque, conhecendo o Brasil, esse telefone vai custar o olho da cara.

Ps: As fotos em alta definição estão no meu flickr.

12 thoughts on “Testando o iPhone4 – Minhas primeiras impressões

  • 12/07/2010 at 11:50 am
    Permalink

    O blog que não falou do iPhone agora sim, descaradamente, Falou do iPhone 😀

  • 12/07/2010 at 12:52 pm
    Permalink

    Comparado ao iPhone original e ao iPhone 3G, acho que é sim uma boa troca. O iPhone original parou no tempo agora que não suporta mais atualizações do iOS (nem tem coisas básicas como GPS e 3G), e o iPhone 3G ficou uma carroça com o iOS 4 (e não suporta todos os recursos, ficando sem multitarefa, por exemplo). O coitado demora para fazer tudo, trava e fica sem memória.
    Já o iPhone 3GS está suportando tudo do iOS 4 e não teve queda de performance. Quem tem um que deve realmente pensar se vale a pena a troca dessa vez, pois não ganhará muita coisa pelo preço. 😀

  • 12/07/2010 at 1:46 pm
    Permalink

    Vou trocar para o Blog de tecnologia que não falou do iPhone primeira geração

  • 12/07/2010 at 1:48 pm
    Permalink

    Daqui a pouco o mercado de iPhones estará que nem o de carros usados. Pessoal vendendo o mais antigo para comprar o novo!

  • 13/07/2010 at 12:51 pm
    Permalink

    Jonny, não vejo vantagem um mercado de iPhone usados despontando no Brasil.
    Vale lembrar que por se tratar de um telefone, a pessoa tem que usar as mãos nele sempre, e isso colabora para a deterioração muito superior a de um automóvel.
    Sem falar que a troca da bateria após 2 anos, praticamente só pode ser feita na Apple, pois a mesma é soldada e de difícil acesso.

  • Pingback: Testando o iPhone4 – Minhas primeiras impressões — Os melhores links dos melhores blogs Entrelinks

  • 14/07/2010 at 5:36 pm
    Permalink

    Faltou falar dos defeitos crônicos de todo apple: o iPhone é um baita telefone fechado! Só roda o que a Apple quiser. A tendência é que os aparelhos com Android deixem o iPhone cada vez mais para trás. Motorola Flipout e sony Xperia 10 já deixaram o iPhone 4 antigo no mundo dos celulares. Aliás, tem muitos aparelhos symbian que superam o iPhone 4 na maior parte dos itens, caso do Sony Satio. Falando em Satio, quero comprar essa belezinha… Sei lá qual lente a Sony usa, mas aposentarei minha canon de 7.2MP assim que pegar o Satio. Fora isso, a tela é de acrílico, ou seja, não vai quebrar em qualquer queda como o iPhone, o touch é capacitivo e muito preciso e roda toda a infinidade de aplictivos java, abre sites em flash que dá gosto… tudo que o Iphone sempre sonhou. Fora o Flash Xenon… muito bom o aparelho!

  • 14/07/2010 at 10:47 pm
    Permalink

    Ele faz ligações? O sinal pega bem em qualquer lugar?

  • 15/07/2010 at 2:14 am
    Permalink

    Concordo com quase todo comentário, mas você tem que ver que tanto você cmo eu somos usuários avançados. Mas um usuário simples de telefone (e não de smartphone) tem tudo o que ele precisa e mais um pouco no iPhone. Por isso ele é extremamente bom no que faz: ser extremamente simples.

    Mas eu sempre deixei claro. iPhone não serve para mim. Se meu E71 tirasse fotos boas (não precisam ser ótimas), seria o celular perfeito para mim.

    abraços

  • 15/07/2010 at 2:16 am
    Permalink

    Bom, o iPhone nunca foi conhecido como um aparelho com boa recepção. Mas segundo o dono do celular, a recepção melhorou, e ele também não viu muitos problemas com o iPhone segurando com a mão esquerda, conforme o pessoal anda relatando.

    Vamos ver quando chegar no Brasil Aqui temos poucas antenas, então qq celular não pega direito… alias, só nos presidios funciona!

  • 18/07/2010 at 2:36 pm
    Permalink

    e como ele conseguiu desbloquear o aparelho para usar no Brasil?

    E o chip gsm dele não é menor do que os usados pelas operadoras brasileiras?

  • 03/08/2010 at 10:47 am
    Permalink

    Olha lá a primeira foto… Você segurando com a mão esquerda e o sinal… Não tem sinal!!! Está escrito “searching”, ou seja, perdeu o sinal!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *