Vídeo Review: Windows 8 em Ultrabook com tela Touchscreen

review windows touchscreen
Foto: Testando o Windows 8 em um Ultrabook com tela Touchscreen

Quando a Microsoft lançou o Windows Phone meus olhos brilharam. Achei a interface fantástica e assumo que só não troquei de aparelho porque uma das minhas redes sociais preferidas é o Instagram. Infelizmente como ele não roda no Windows Phone (até hoje), acabei desistindo.

Por isso eu estava extremamente ansioso pelo lançamento do Windows 8. Ele teria a mesma interface do celular e isso por si só já era um ótimo chamativo. Porém, talvez por excesso de expectativa ou por frustração mesmo, a usabilidade da interface Metro no desktop me decepcionou. Além daqueles ícones grandes para clicar com uma seta minúscula do mouse não fazerem muito sentido, a usabilidade do próprio Windows ficou meio confusa. A retirada do botão iniciar do dashboard deixou o simples trabalho de abrir um aplicativo num caminho de pelo menos 3 cliques.

Mas no fundo, além da frustração batia a curiosidade: Como será a usabilidade do Windows 8 em uma tela Touch? Eu via que, no fundo, o desktop não era o computador ideal para aquele sistema operacional. Ou até pode ser, mas com monitores touch screen. Fiquei com essa pulga atrás da orelha por uns meses,  até o dia que a Microsoft me emprestou um Ultrabook Sony Vaio com tela Touch para eu tirar essa dúvida durante a Campus Party. Não é daqueles notebooks que vira a tela nem daqueles que a tela se solta do teclado, mas já dá para ter uma ideia de como funciona o sistema!

movimento pinça windows 8

Primeira coisa que me chamou a atenção foi poder dar zoom nas coisas usando o movimento de pinça. Ok! Isso existe nos iPhones desde 2007, mas poder fazer isso no Windows (aquele sistema operacional que mexo desde 1993) era uma super revolução!

10 pontos simultaneos windows 8

Outra funcionalidade interessante é o multi toque. Testei o Paint brush e ele aceitou normalmente 10 pontos simultâneos na tela (ok, na foto só tem 5, mas alguém precisava bater a foto :p ).

Além disso, o sistema já está totalmente preparado para ser usado sem teclado e mouse. Tudo pode ser acessado facilmente usando os dedos, ou seja, aqueles ícones grandes passaram a fazer mais sentido. Afinal apontar com o dedo é bem menos preciso do que clicar com o mouse! Qualquer ação que você fizer e que necessita de teclado automaticamente o teclado virtual. OK! Isso não é novidade para quem usa smartphone, mas é como eu já disse… num sistema operacional para PCs é algo que chama a atenção!

teclado touch windows 8

Foto: Teclado e botões grandes para usar o Internet Explorer. No Touchscreen esses botões grandes fazem muito mais sentido!

No mais, lembro que num nerdcast sobre mobilidade fizeram a pergunta “O que você espera do futuro?”. Respondi que todos os dispositivos (smartphone, tablet e PC) irão se converter para um único dispositivo. No Windows 8 comecei a sentir que isso não está muito longe, já que embora os hardwares (câmera, celular, calculadora, TV, etc) sempre trabalharam duro para essa multi-funcionalidade, os sistemas operacionais sempre deixavam os PCs num mundo a parte.

Quem sabe algum dia eu receba um email no meu mini CeluTabletPC com um pedido para alterar um arquivo do Photoshop e possa fazer isso diretamente do dispositivo, sem precisar recorrer a aplicativos na internet e sem precisar sacar um notebook. Mas claro, sempre usando o Mouse, porque jamais vou conseguir usar touchpad nem tela touchscreen para fazer qualquer trabalho!

(Melhor eu registrar “CeluTabletPC” no INPI para ver se ganho algum trocado no futuro)

2 opiniões sobre “Vídeo Review: Windows 8 em Ultrabook com tela Touchscreen

  1. Legal Jon, o SURFACE PRO deve ser o HW perfeito para o Winndows 8. Vou para os USA testar depois te falo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *