Infopod 07 – Santa Ifigênia: muito além dos eletrônicos

Ouvir o podcast do post- 7’24”
[audio:http://www.infopod.com.br/audio/Infopod_007-Santa_Ifigenia.mp3]
Download: alta qualidade 5,2mb | baixa qualidade 0,8mb
Assine o podcast do Infopod Assine o podcast Infopod

O primeiro lugar que vem à cabeça sempre que alguém precisa comprar componentes eletrônicos ou acessórios de informática em São Paulo é a rua Santa Ifigênia. Por isso, um passeio naquela região sempre aparentou coisa de geek!

Em mais um momento “Turismo Tech”, o Infopod foi as ruas para mostrar que a Santa Ifigênia é muito mais do que computadores! Além disso, quem não é de São Paulo pode matar a curiosidade de como é essa rua sobre a qual mundo sempre fala…

Eletrônicos, Eletrônicos, Eletrônicos, Eletrônicos…

Santa Ifigênia - Galeria São Paulo
Santa Ifigênia - Galeria São Paulo, a minha predileta (foto: Jonny Ken)

A grande maioria das lojas da rua Santa Ifigênia é de componentes eletrônicos (resistores, fontes, capacitores, etc) e de informática! O preço não difere muito de outras galerias de comércio popular, mas a diversidade de lojas e de produtos faz toda diferença. Além disso, a maioria das lojas vende com nota fiscal, o que tira um pouco do mito “la garantia soy yo” dos computadores comprados lá.

Rua das Andradas, com o Poupa Tempo Luz ao fundo
Rua das Andradas, com o Poupa Tempo Luz ao fundo (foto: Jonny Ken)

Na rua dos Andradas (paralela a r. Sta Ifigênia) ficam as lojas de computadores usados. Muito prático para encontrar aquelas memórias que não vendem mais em lugar algum, ou comprar computadores abaixo da tabela. Só para se ter uma idéia, eu comprei um ACER Pentium I para experimentos e paguei R$100,00 completo, funcionando e com garantia.

Loja de micros usados - normalmente descartes de empresa pós upgrade
Loja de micros usados - normalmente descartes de empresa pós upgrade (foto: Jonny ken)

Algumas travessas da rua Santa Ifigênia possuem livrarias especializadas em tecnologia e que valem a pena serem visitadas. Recentemente eu comprei a Bíblia do Flash MX (que nem é tão velho assim) e paguei míseros R$25,00.

E a parte turística?

Amanda e o Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento - Terreno doado pela Câmara Municipal "até o fim do mundo"

Logo na saida da estação do metrô você dá de cara com o Mosteiro de São Bento. Este patrimônio histórico de São Paulo começou a ser construído em 1600, quando a Câmara Municipal doou o terreno “perpetuamente até o fim do mundo” para a igreja (ou seja, o contrato quase venceu semana passada).

Recentemente, o Mosteiro abrigou o Papa Bento XVI durante sua visita a São Paulo. Por ai dá para imaginar a importância do mosteiro para a Igreja Católica mundial.

Viaduto Santa Ifigênia - Vale do Anhangabaú
Viaduto Santa Ifigênia - Amanda observando o vale do Anhangabaú (foto: Jonny Ken)

Logo ao lado, você encontra o viaduto Santa Ifigênia. Ele foi inteiramente construído na Bélgica e sua inauguração aconteceu no final de 1913. Reza a lenda que a dívida externa de São Paulo começou com a início desta obra, já que ela foi totalmente paga usando dinheiro emprestado da Inglaterra.

Viaduto Santa Ifigênia
Viaduto Santa Ifigênia. Relativamente vazia (foto: Jonny Ken)

No viaduto, costumam apresentar-se artistas de rua, como mágicos e atores. Nesse dia, havia uma estátua humana que, por causa da correria das pessoas, passava completamente desapercebida.

Estátua humana
Estátua humana no meio do viaduto (foto: Jonny Ken)

Cruzando o viaduto você chega a uma das capelas mais antigas de São Paulo – a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia, que começou a ser REERGUIDA em 1794. Ela inclusive já chegou a ser a paroquia oficial da cidade, enquanto a Igreja da Sé estava sendo erguida.

Eu nunca tinha reparado direito nela, principalmente por causa de sua fachada “sombria” (tratando-se de uma igreja, é de causar calafrios), mas vista de longe é muito bonita!

Capela de Santa Ifigênia
Capela de Santa Ifigênia - Bonita de longe, sinistra de perto (foto: Jonny Ken)

Uma curiosidade: Ela chegou a ser bombardeada durante a revolução de 24, tendo seu telhado de ardósia arrancado e parte de seus vitrais quebrado.

Arquitetura dos prédios

Recentemente algumas fachadas de prédios foram reformadas, principalmente por causa da Lei Cidade Limpa, mas que não resolveu muito por causa dos inúmeros cabos de eletricidade que saem dos prédios! Um dos poucos que se salvam é a do Hotel Paulicéia, na esquida da Timbiras com a rua Sta Ifigênia

Fachadas históricas
Fachadas históricas perdidas no mar de cabos elétricos (foto: Jonny Ken)

Outras Lojas

Microfones e caixas
Microfones e caixas de todos os tipos e preços (foto: Jonny Ken)

Não só de componentes eletrônicos e computadores vive a Santa Ifigênia. Lá também existem muitas lojas de vídeo game, instrumentos músicais e equipamentos de áudio! Um podcaster por lá faria misérias!

Sem palavras!!
Sem palavras!! Queria saber tocar qualquer um deles (foto: Jonny Ken)

Além disso, existem várias lojas com equipamentos de festa, como luz, globos (ainda vou comprar um), máquina de fumaça, etc…

mesas de som
Mesas de som - Será que o DJ Raphael Mendes* tem uma dessas?

*Bobagento

Chegando na Santa Ifigênia:

O melhor jeito para ir à Santa Ifigênia é indiscutivelmente de metrô! Basta descer na estação São Bento e seguir as placas informativas para o Viaduto Santa Ifigênia. Você pode também ir de ônibus, bastando pegar qualquer um que passe no cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. Santa Ifigênia.

Evite ir de carro! Além dos estacionamentos serem caros, eles ficam longe das principais galerias. Além disso, andar de carro em dias movimentados é praticamente impossível.

Santa Efigênia ou Santa Ifigênia?

Eu sempre achei que era com E, mas depois que reparei nas placas, vi que era realmente com I, mesmo com o Google Maps utilizando a letra E

Ver o mapa na região

Caso você queira estender esse passeio pelo resto do centro de São Paulo, pode fazer um passeio saindo pela Liberdade, passando pela praça da Sé, catedral, marco zero, Páteo do Colégio, Bolsa de Valores, prédio do Banespa e por fim, Santa Ifigênia. Eu fiz esse passeio e relatei neste post.

23 thoughts on “Infopod 07 – Santa Ifigênia: muito além dos eletrônicos

  • 14/08/2008 at 11:58 am
    Permalink

    Caraca, eu ia fazer a feira aí! =D

    Jonny, será que você poderia por um link do Google Maps sinalizando a localização da Santa Efigênia? Não sou de Sampa, então não sei nadica de nada daí… =P

    Abraço!

  • 14/08/2008 at 1:10 pm
    Permalink

    Bom blog…
    os textos são bastante interessantes!

  • 14/08/2008 at 2:53 pm
    Permalink

    eu até hj nao aprendi a ir do metrô até a santa ifigênia :B

  • 14/08/2008 at 6:35 pm
    Permalink

    Gostei muito da matéria.
    Realmente só quem já foi pra lá pode ver que não é apenas Lojas de Computadores e componentes eletrônicos. Existem muitas outras coisas como várias lojas de guitarras e outros instrumentos músicais e de vìdeo game. Não havia Reparado que o nome certo era com I(IFIGÊNIA e não EFIGÊNIA).

    😀

  • 14/08/2008 at 7:33 pm
    Permalink

    Ficou faltando só uma coisinha: aconselhar a moçada a dar uma descansada no Bar do Léo (http://www.barleo.com.br/) que tem um chopp maravilhoso (e uns belisquetes idem!)

    bjs!

  • 14/08/2008 at 7:36 pm
    Permalink

    O metrô São Bento é realmente traiçoeiro… tem muitas saidas e todas elas não são ligadas. passou a catraca, um abraço!!

  • 14/08/2008 at 7:36 pm
    Permalink

    no final do post tem um link para o mapa… dá uma olhadinha 🙂

    Abraços!

  • 14/08/2008 at 7:37 pm
    Permalink

    Na verdade a maioria dos lugares que eu vejo é com E… Vou pesquisar o nome da Santa para ver qual o correto! 🙂

  • 14/08/2008 at 7:38 pm
    Permalink

    Uia!!! não conheço lá!

    Vou fazer uma visita e quem sabe não acaba virando um post! 🙂

  • 15/08/2008 at 2:23 am
    Permalink

    Estarei na semana que vem realizando um trabalho no TJSP, gostaria de saber se é possivel encontrar lojas abertas no período da noite, pois durante o dia estou trabalhando.

  • 15/08/2008 at 9:29 am
    Permalink

    Luciano
    Nunca fui de noite por lá, mas acredito que seja como o sábado – quando chega as 14 horas, todas as galerias fecham praticamente ao mesmo tempo.

    O Standcenter eu sei que fecha as 20, mas as lojas da Sta eu não sei…

    Abraços

  • 19/08/2008 at 12:38 am
    Permalink

    Maninho, mas que matéria eim? Parabéns!

    Você sabia que tem um restaurante Bovinus (o nome é Quilus, se não me engano, mas é igual ao Bovinus, mesmo dono, mesma decoração, mesmos quadros na parede, mesma comida e tudo mais) dentro da primeira galeria da Santa Efigênia?

    Acho que tirando os instrumentos musicais, som automotivo e/ou profissional, lojas de eletrônica, materiais elétricos, TVs (antenas, circuitos, câmeras de vigilância, etc.) o resto é tudo informática…

    Ahh! Com relação ao meu blog, sim, agora os Feeds estão só com o primeiro parágrafo pois eu me enchi dos scammers que ficavam roubando meus posts através de meu feed.

  • 20/08/2008 at 3:50 pm
    Permalink

    Adorei o post!

    Eu tenho pânico de ir na Sta. Efigênia (para mim é com E hehehe), eu gasto MUITO dinheiro lá e ir sem grana para não comprar nada é impossível!

    Gostei das dicas de ruas paralelas, muito interessante!

    Abraço.

  • 21/08/2008 at 1:09 am
    Permalink

    Só faltou falar das barracas de frutas no meio da rua … Particularmente acho q as frutas q vendem nas ruas da Santa Ifigenia sao as mais doces de Sampa … (especialmente as melancias …)
    Eh realmente um passeio mt legal …
    (Quem for de carro, eh soh parar num estacionamento de banco (recomendo o Santander da Av Rio Branco) que geralmente ficam abertos ateh as 19:00 hs e vc ganha desconto se for no banco … Olha eu com o jeitinho brasileiro neh …
    Ahhh, e eh Santa Ifigenia com I mesmo, no GoogleMap tah errado escrever com E … Flws

  • 23/08/2008 at 1:23 pm
    Permalink

    “Cabelo (Luciano Silveira) on August 15th, 2008
    Estarei na semana que vem realizando um trabalho no TJSP, gostaria de saber se é possivel encontrar lojas abertas no período da noite, pois durante o dia estou trabalhando.”

    Pessoal, NUNCA vão à Santa Ifigênia de noite. Além de todas as lojas estarem fechadas, você só encontará a imagem da decadência da sociedade. Além de ter 99% de chances de ser assaltado.

  • 26/08/2008 at 2:17 am
    Permalink

    aqui no RJ tá cada vez mais difícil comprar as coisas. tem infoshoppings que só vendem mídias, pen drives e video games. tu não sabe como eu andei pra comprar uam bosta de um head-set dia desses… 🙁

  • 26/10/2008 at 8:46 pm
    Permalink

    ae cara muito bom o blog tah me ajudando a fazer um trabalho de campo sobre são paulo,wlw

  • 07/04/2010 at 1:34 pm
    Permalink

    linda igreja de santa ifigena tao imponente em seu espelndor sampa e mesmo fasciannte esm seu dealhes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *