Como não transformar sua mala direta em SPAM!

Eu ODEIO spam!!! Eu recebo em média umas 400 mensagens por dia que são barradas na minha caixa de entrada graças aos filtros da Dreamhost e do ThunderBird.

Só que fui alvo de críticas no post “Salvando Scraps + Identificando placa de rede e como enviar spam” onde no final eu mostrei um lugar para ninguém conseguir identificar o spammer depois de ele enviar as mensagens!! Segundo alguns leitores, enviar propaganda não necessariamente é enviar SPAM!

Bom, o termo correto dentro do mundo corporativo é “Mala Direta”. E para você não transformar sua mala direta numa propaganda com cara de “SPAM”, você tem que seguir algumas dicas que EU considero essenciais!

1- Se você não conhece a pessoa ou a empresa que vai receber a mensagem, em primeiro lugar entre em contato diretamente por telefone! Faça uma breve apresentação da sua empresa e de seus produtos e no final, se o cliente estiver interessado na sua empresa, pergunte se ele gostaria de receber maiores detalhes via email.

2- Comece o email sempre com “Caro sr. ABC, conforme solicitado estou enviando bla bla bla” ou algo parecido.

3- Evite arquivo anexado! Se tiver que enviar, não mande arquivos do word ou powerpoint. Dê preferência ao PDF.

4- Coloque uma mensagem abaixo perguntando se ele se interessa em receber novas mensagens. Se ele quiser receber, ele TEM QUE TE AUTORIZAR!

5- Muitas vezes você tem que mandar a mesma mensagem para várias pessoas! NÃO UTILIZE O BCC!!! Programas como o Outlook possui programas de mala direta onde ele envia um e-mail de cada vez com seu remetente! Além disso, ele pode colocar um cabeçalho personalizado para cada cliente!

6- Obviamente falei acima para não utilizar o BCC. Não preciso nem dizer que colocar todos os emails no CC ou no TO pode, além de queimar o filme da sua empresa, mostrar concorrentes ou outros clientes que você demorou séculos para fidelizar!

7- Se for enviar emails em HTML, coloque as imagens em um servidor. Não envie elas anexadas DE MANEIRA ALGUMA!

8- Se Puder, ligue no dia seguinte para a pessoa para confirmar o recebimento de email! NÃO UTILIZE aquela função de confirmação de mensagem!!!

9- Antes de enviar a mensagem para o cliente, envie ele para você mesmo e abra-o em diversos programas de email para ver se tudo está OK. E sempre mande uma versão TXT junto (os programas de emails tem essa opção). Vai saber se o seu cliente utiliza PINE para ver emails!

10- Deixe sempre um email para “descadastrar” o recebimento da Mala Direta!

Acho que fazendo tudo isso você não estará enviando um SPAM e sim uma “mala direta”.

Ah!!! E NÃO ABUSE!!! 2 mensagens por mês é o suficiente.

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