Review – Samsung Galaxy SII: Primeiras impressões

Nesta semana tive o primeiro contato com o novo lançamento da Samsung, o Samsung Galaxy SII (ou Galaxy S2 ou Galaxy <3 para os mais miguxos). Vou confessar que quando entrei no salão, o pessoal começou a aplaudir (não, não foi para mim), ou seja, acabei perdendo a apresentação. Mas vou falar o que pude averiguar! Vamos lá!

1- Primeiras impressões:

Primeiro o que eu achei assim que peguei o celular.

Agora vamos as minhas primeiras impressões!

Atualmente utilizo 2 celulares: O Samsung Galaxy S (titular) e o Nokia E71 (reserva). Quando eu vi o Galaxy SII na minha frente, achei ele grande.

Mas a minha surpresa aconteceu quando eu coloquei ele ao lado do Samsung Galaxy S (o modelo anterior, sempre na parte de cima da foto). Ele é poucos milimetros maior, tanto de largura, quanto de altura, mas é menor de “profundidade”.


Altura: 12,24cm do Galaxy S contra 12,53cm do Galaxy SII. Diferença mínima.


Largura: 6,42cm do Galaxy S contra 6,61cm do Galaxy SII.


Espessura: 0,85cm do Galaxy SII contra 0,99cm do Galaxy S. (fonte das medidas: Diário do Android)

Talvez a impressão do tamanho seja pelas bordas quadradas. Aparentemente é a mesma impressão de diferença de tamanho quando comparamos um iPhone 3GS e o 4.  Alias, outra coisa interessante desse formato menos curvo do Galaxy SII é a “pegabilidade” dele. Segurar ele transmite mais segurança que o modelo anterior.

Outro possível motivo pela impressão do tamanho maior talvez seja o tamanho da tela – 4.3 polegadas do Galaxy SII contra 4.0 do Galaxy S.

Também é nítido a diferença de peso! O Galaxy SII pesa incríveis 116g, contra 119 do modelo anterior.

2- Bateria:


Um dos problemas de qualquer Smartphone (principalmente do Galaxy S) é a autonomia da bateria. Segundo o fabricante, a autonomia do Galaxy S II é de 610 horas em standby e 8:40 durante conversação. A bateria que acompanha o modelo é de 1.650mAh.

Estes valores de autonomia são uns 30% superior em relação à versão anterior. Parece bastante, imaginando que se trata de um smartphone com processamento e tela maior (maior gasto de bateria). O problema que durante o uso a bateria dura tão pouco que 30% a mais de pouco ainda é pouco, ou seja, ele ainda deverá ser usado com moderação (para mim, ele não dura uma fila de banco de 2 horas). Quando eu pegar o telefone vou fazer o teste.

3- Câmera fotográfica

O Galaxy S II é dotado de 2 câmeras: a frontal (para vídeo chamadas) de 2Mpixels (meio exagerado) e a traseira de 8Mpixels. (só para comparar, a versão anterior possuem câmeras VGA na frontal e 5Mpixels na traseira).

Como eu já disse em alguns textos por ai, MegaPixels não significa muita coisa. Um CCD ruim pode bater fotos ruins com zilhões de megapixels, então o ideal é comparar a qualidade das fotos. Para isso, bati algumas com a câmera do Galaxy S, com a Galaxy SII e com minha câmera fotográfica (uma Canon S2 / IS). Vamos aos resultados:

Claridade média

Foto de 3264×2448 (8mpixels) reduzido para 500×375. Clique AQUI para ver a foto no tamanho original.

Pequeno detalhe da foto retirada do tamanho original (sem reduzir)

Fotos de perto

Foto de 3264×2448 (8mpixels) reduzido para 500×375. Clique AQUI para ver a foto no tamanho original.

Pequeno detalhe da foto retirada do tamanho original (sem reduzir)

Foto quase no escuro (ISO no máximo)

Foto de 3264×2448 (8mpixels) reduzido para 500×375. Clique AQUI para ver a foto no tamanho original.

Pequeno detalhe da foto retirada do tamanho original (sem reduzir)

Mesmo ambiente, mas com Flash

Foto de 3264×2448 (8mpixels) reduzido para 500×375. Clique AQUI para ver a foto no tamanho original.

Pequeno detalhe da foto retirada do tamanho original (sem reduzir)

Outra funcionalidade interessante é o zoom. Basta fazer o movimento de pinça com os dedos e pronto!

Foto de 3264×2448 (8mpixels) reduzido para 500×375. Clique AQUI para ver a foto no tamanho original.

Foto de 3264×2448 (8mpixels) reduzido para 500×375. Clique AQUI para ver a foto no tamanho original.

Para mim, existem 2 problemas na foto com zoom: 1- o zoom é digital (o que é óbvio para um celular com 0,85mm de espessura) e fica difícil bater uma foto com zoom no máximo (fica muito tremido). As fotos foram batidas usando o mostruário de tripé.

As fotos possuem ótima qualidade, principalmente em ambientes com luz média (ambientes iluminados com lâmpadas) ou luz boa (ambientes externos durante o dia). O Flash em Led ajuda para registrar momentos rapidamente, mas a qualidade da foto não é suficiente para substituir uma câmera fotográfica ou um celular com câmera com flash de xeon.

Dá para usar a câmera normalmente para registras as coisas do dia a dia, mas se você gosta de fotografia, a câmera fotográfica ainda continua indispensável, principalmente em viagens ou festas.

Neste LINK tem todas as fotos acima batidas com o Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S II e uma Canon S2/IS (uma câmera semi profissional) para você poder comparar!

4- Filmadora

O Galaxy S II filma em FullHD (1080p) a 30 frames por segundo. Esta definição é superior à sua versão anterior, que filma somente em HD (720 fps). Infelizmente o arquivo com o vídeo que eu fiz acabou corrompendo quando passei para o computador. Quando receber o aparelho para teste eu subo um vídeo aqui.

5- Tela

Como foi escrito anteriormente, a versão nova do Galaxy possui 0,3 polegadas a mais do que a versão anterior, porém a definição permanece a mesma: 800×480. Ai alguém deve pensar: “Mas se aumentou a tela e permaneceu a definição, houve perda de qualidade, certo?”.

Pode parecer estranho, mas aconteceu justamente o contrário. A tecnologia Super Amoled Plus praticamente sumiu com os espaços entre os pixels do LCD, reduzindo drasticamente a visualização dos pontos que formam a imagem. Isso é ótimo para aqueles que assistem filmes pelo celular. Compare a primeira foto Super Amoled do Galaxy S) com a segunda (Super Amoled Plus do Galaxy S II)

Dá para perceber BEM a diferença observando os ícones dos aplicativos! (na direita, o Super Amoled Plus do Samsung Galaxy S II)

Ou, fazendo um auto merchan, o logo do Infopod

A tecnologia Amoled deixa o contraste melhor – O preto fica realmente preto, ao contrário das outras tecnologias de telas, onde o preto na verdade é um cinza escuro por causa da luz atrás do LCD. Nesse ponto o Galaxy S II não mudou muito, ou seja, continua ótimo.

6- GPS

Uma das coisas que mais me irritam no Galaxy S é o GPS. Ele só funciona razoavelmente bem se você ligar todas as possibilidades de localização: GPS e A-GPS (triangulação de antenas e localização pelas redes wi-fi das ruas). O problema é que se você não tiver um carregador veicular, em alguns minutos a bateria diz adeus!

Aparentemente o sistema de localização do Galaxy S II não mudou. Segundo o Rene Fraga do Google Discovery, os atendentes da Samsung falaram que aconteceram melhorias no sistema. Só testando para confirmar!

7- Gravador de áudio

O gravador de áudio nativo do Samsung Galaxy S é muito ruim. O principal motivo é ele gravar o áudio em .AMR, que fica parecendo áudio de telefone. Eu não sei se no Market tem um aplicativo melhor, mas sempre achei que deveriam melhorar isso.

Pois bem. No Samsung Galaxy S II melhoraram isso! Agora o gravador nativo grava no formato .3GA (não conheço), deixando a gravação com uma qualidade bem superior ao programa nativo do antecessor.

Chore ouvindo o áudio do gravador do Galaxy S

Agora sorria ouvindo o áudio do gravador do Galaxy S II

Ao meu ver, cai no mesmo dilema da câmera fotográfica: Resolve para a grande maioria dos casos, mas se você gosta/precisa de perfeccionismo (trabalha com podcasts, rádios, etc), ele ainda não substitui um bom gravador/microfone. Mas eu achei MUITO bom!

8- Um pouco de tecniquês

Talvez o principal update que a Samsung fez para o Galaxy S II foi a utilização de um processador Dual Core. Isso possibilitou outras melhorias como melhor experiência na hora de assistir filmes, possibilidade de rodar programas mais pesados como um editor de foto e de vídeo direto no celular, rodar aplicativos mais pesados e, principalmente, rodar jogos sem travamentos! Imagine jogar aquelas fases mais complexas do Angry Birds sem engasgos… pois é! Pensei nisso na hora da apresentação e… errrrrrr…

(Ok Samsung… eu que instalei Angry Birds em todos os aparelhos que eu coloquei a mão)

Para quem gosta de assistir filmes no celular, vai adorar saber que no Galaxy S II é possível assistir filmes em FullHD. E para quem gosta de jogar, vai adorar saber que agora o novo modelo tem giroscópio além do acelerômetro e da bússola.

E como eu sei que alguém vai perguntar nos comentários, ele vem com o Android 2.3.3 Gingerbread.

Por fim, ele vem com toda tecnologia de rede que sequer usamos ainda, como 4G ou as diversas conexões wi-fi disponíveis no mercado.

9- Extras

Não acompanham o aparelho, mas podem ser adquiridos separadamente:


Adaptador para uso no carro


Carregador veícular


Recarregador externo de bateria extra (MUITO BOM!!)


Adaptador HDTV (ops, ficou fora de foco)


Capas de couro


Dock de mesa com carregador

Gostei:

- Colocaram o conector mini-USB para baixo. Isso facilita MUITO na hora de usar ele como GPS ligado ao recarregador do carro e também na hora de falar com ele recarregando;

- Qualidade da tela, tanto o contraste (Amoled) quanto a qualidade da imagem (o Plus);

- Todos os updates de hardware, principalmente flash, qualidade da imagem (SuperAmoled plus) e giroscópio;

- Novo formato mais quadrado (esquerda: Galaxy, direita:Galaxy S II);

- Extremamente leve;

- Swype;

- Recarregador para bateria extra e cabo HDTV (não inclusos)

Não gostei:

- Preço;

- Caixinha acústica mono;

- Tiraram a TV Digital;

- Capa de couro muito grande;

- Dock não tem amplificação do áudio;


O som sai do celular pela caixinha mono… e passa pelo espaço vazado sem qualquer amplificação

Queria testar:

- Autonomia da bateria;

- GPS no centro de São Paulo;

Firulas:

- A tampa traseira é extremamente resistente, permitindo que ela seja dobrada sem deformar (embora ninguém faça isso em um celular que custe acima de mil reais).

- Zoom através de movimento do aparelho.

- Câmera frontal de 2mpixels, onde todos poderão ver aquela sua espinha escondida durante a vídeo-chamada.

- Edição de fotos e vídeos direto do aparelho (eu sinceramente não me vejo fazendo isso sem a utilização de um mouse, então é somente para casos extremos)

Minha opinião:

Para mim, “O” grande diferencial do Galaxy S em relação ao iPhone se perdeu: O Galaxy S II não tem TV digital. Isso para mim tirou todo o barato do aparelho, ainda mais que sou fã de novela e futebol.

Mas se você não liga para TV, o aparelho ganhou diversas outras melhorias em relação ao modelo anterior. Será que o preço dele (R$2.000 com um pouco a mais ou a menos dependendo da operadora) vale a pena?

A resposta (como sempre) é DEPENDE! A primeira pergunta que deve ser feita é “qual o seu celular atual?”. Se o seu Smartphone for relativamente novo e você não nada em dinheiro, eu acho que os novos benefícios que o Galaxy SII possui não compensa o dinheiro gasto pela troca.

Agora, caso você tenha que comprar um celular novo (por perda, quebra, furto, aposentadoria do aparelho, etc)  e tiver que escolher, eu acho que o equipamento é fenomenal, e que talvez a diferença de preço entre ele e os modelos mais antigos talvez compense. Principalmente pela qualidade da câmera fotográfica/filmadora e dos futuros jogos que poderão usar e abusar do novo processador, nova placa de vídeo e principalmente do giroscópio.

Por enquanto, continuo feliz com minha dupla Galaxy S + Nokia E71. Eles ainda fazem o que preciso muito bem, exceto pela autonomia da bateria (por isso que não largo meu E71) e às vezes pelo GPS do Galaxy S. Como provavelmente isso não mudou no Galaxy S II, vou ficar como estou!

Agradeço o pessoal da  Samsung e da Agência Edelman pelo convite para o evento!

25 opiniões sobre “Review – Samsung Galaxy SII: Primeiras impressões

  1. “Também é nítido a diferença de peso! O Galaxy SII pesa incríveis 116g, contra 119 do modelo anterior.”

    Sério que você consegue notar essa diferença tão nitidamente assim?

  2. Parabéns pelo Review.
    eu já manusiei alguns smartphones, e este galaxy s II Surpreende, pena que o custo dele é ser alto, Mas Se tivesse condiçoes eu compraria.
    Hoje não tenho nenhum smartphone.
    Vou estudar e avaliar a compra de um.

  3. É perceptível sim. é só fazer aquele movimento para cima e para baixo com a mão! rs rs rs

    Mas é perceptivel sim! Mas parece mais do que míseros 3 gramas!

  4. Comprei e to adorando a experiencia com esse nível de smartphone, meu primeiro, mas gostaria saber se alguém me ajuda a achar esse papel de parede que usaram na apresentação do Galaxy S 2 aqui no Brasil, esse que parece uma rua iluminada! Alguém sabe? Jonny?

  5. Ótimo o review Jonny. Eu ainda sonhando com um Galaxy S e já sai o II. Mas o preço é bem salgado, hein? Páreo com iPad ou Galaxy Tab.

  6. Aproveitando que vc é detalhista. A camera do S2 esta em que patamar dentro dos Smarts Tops? No mesmo nível do Arc? Bem melhor que o Atrix? Chega perto do N8?

  7. excelente… aguçou mais ainda o meu desejo por um! Parabéns, detalhou bem as funcionalidade e detalhes importantes para decidir uma compra.

  8. brother queria muito sabeber o seu vredito final a respeio de qual aparelho é melhor motorola atrix ou sansung galaxy s2 , tanto em relação ao desepenho dos procesadores quanto ao visual um apanhado geral dos dois, pq eu pegando um aparelho pela tim e de qualquer forma naum importa o aparelho vou ter ki ficar pagando 2 ano por ele intaum se vou investir ki seja no melhor .andi pesquisando muito e axo ke vc é um cara bem informado se vc puder me ajudar eu agradeço muitto .
    obs: o galaxy s2 naum tem cabo hdmi ????

  9. Pingback: Review: Samsung Galaxy S II | BigSense

  10. Olá Sergio…

    Amanhã vou testar o S2… vou tentar pedir para a Motorola me emprestar o Atrix! Vamos ver se vale a pena! :D

  11. Eu tenho um Galaxy S, até gostaria de pegar um SII, mas sinto falta da TV. A TV é útil para assistir o jornal e não perder um jogo. Para um geek como eu, quanto mais coisas um celular tiver, melhor, mesmo que eu não use com frequência. Pra mim, celulares poderiam vir até com mira LASER, seria da hora! Mesmo que nunca seja usado, é COOL saber que seu aparelho tem, por exemplo, transmissor FM, saída HDMI, etc.

    O GPS do meu Galaxy S infelizmente é um verdadeiro um bolo fecal… Não serve pra nada, raramente conecta. Incrível que tenham colocado um GPS tão ruim em um aparelho que já foi top de linha, sendo que o GPS do meu antigo Omnia HD era infinitamente melhor.

    Outra coisa que não curto são esses celulares finos demais… Não são confortáveis na mão, principalmente para tirar fotos. O Galaxy S eu já acho fino, o SII então… Por mim poderíam ser mais grossos, e de quebra poderiam ter uma bateria maior e uma camera com uma lente maior também (sim, o tamanho da lente da câmera faz toda diferença para tirar fotos à noite). No aspecto de espessura, acho o Atrix mais interessante, apesar que a bateria dele não mude muita coisa em comparação aos demais e a câmera então nem se fala… Fora que a interface Motoblur eu acho menos intuitiva que a da Samsung. Bom, talvez seja por não usar um Motorola por mais tempo.

    O novo iPhone 4S está muito bom, é dual core, tem mais memória, câmera de 8MP, etc. Até o novo iOS5 copiou a barra de notificações do Android. Mas tem aqueles velhos problemas de todo iPhone: não dá para trocar a bateria; não dá para usar um cartão de memória; a memória não pode ser usada como armazenamento USB; não dá para copiar músicas e arquivos via USB, só pelo iTunes; não se pode transferir arquivos via Bluetooth (pelo menos não de fábrica); não tem rádio FM, muito menos TV; etc. O sistema operacional do iPhone, sem dúvida, é muito superior, porque os aplicativos são todos feitos para manter um rígido padrão (apesar que no Android é tudo uma questão de achar bons aplicativos). O acabamento do aparelho em vidro e metal também é superior. O único problema mesmo é a ganância da Apple que criou todas estas limitações no hardware apenas para lucrarem mais… Mas, é claro, são detalhes que não fazem diferença para muitas pessoas.

  12. ola pessoal
    to pensando em compra o sII
    porem a autonomia da bateria e muito ruim
    intaum pensei.. compro bateria reserva (vem com 3)

    porem pensei.. sera que nao da nada com o celulara
    e viavel fazer isso?

    flw pesssoal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>