Pisada na bola da Locaweb e sua “Loja Exemplo”

Loja exemplo 6.3

A Locaweb tem um serviço de pagamento eletrônico para empresas que querem ter uma loja on line mas não querem ter a dor de cabeça de desenvolver um sistema de pagamento para internet.

E para empresas que nem a loja possuem (que era o meu caso), eles oferecem gratuitamente um programa em ASP chamado “Loja exemplo” que possui todas as funções de uma loja na internet. E o programa é realmente simples e bom!

Só que…

Recentemente foi descoberto um bug na versão 6.2.2, e depois de alguns dias acabaram lançando a versão 6.3 com as devidas correções.

Sexta eu fiz a atualização e, para a minha surpresa… ELE NÃO ATUALIZOUA A BASE DE DADOS!! Como uma das funções atualizadas era uma alteração na busca de uma coluna no banco de dados, e ele não encontrava essa “nova coluna” então a página ficou com vários Bugs!

Liguei para o suporte da Locaweb e eles me falaram que não desenvolverão o upgrade da base de dados, não fizeram um documento falando qual são as alterações que eu devo fazer manualmente no banco de dados e, para piorar, mandaram eu comparar os 2 bancos de dados (o antigo e o novo) e efetuar a as alterações necessárias!!!

Ou faço isso, ou insiro TODOS OS DADOS manualmente novamente! Impossível!

Bastaria um simples documento listando as alterações que deveriam ser feitos no banco de dados!!! SÓ ISSO!!!

Nota ZERO para a Loja Exemplo da Locaweb!

Ps: Sim, eu sei ler o site…

“IMPORTANTE: a LocaWeb não oferece suporte à programação da Loja de Exemplo. O suporte da LocaWeb para cliente do Comércio Eletrônico se refere à configuração dos meios de pagamento no servidor para a loja e não ao desenvolvimento da mesma. O objetivo é dar um exemplo de como usufruir dos recursos oferecidos no plano de Comércio Eletrônico.

Mas eu não estou querendo desenvolver funções na loja… estou querendo fazer a minha loja funcionar!!! Paguei para não ter dor de cabeça e estou tendo uma enorme!!! Foi isso que o atendedor me vendeu – “Com a loja exemplo o sr não terá dores de cabeça!”

10 comentários em “Pisada na bola da Locaweb e sua “Loja Exemplo”

  • 19/09/2007 em 10:16 am
    Permalink

    Antes de mais nada, gostaria de me apresentar… sou programador em uma empresa de desenvolvimento que utiliza a Locaweb para hospedar as soluções, e também utilizamos em alguns casos a Loja Exemplo.

    Fatos que com certeza você não viu:
    – As correções de bancos de dados que você precisa são para integrar novas funcionalidades e NÃO CORREÇÃO DE BUGS de uma versão anterior. Essa informação o próprio atendimento da Locaweb me passou e também constatei em um arquivo chamado Changelog.txt que acompanha a loja.
    – Após eu falar lá com a Locaweb, consegui um atendente (se não me engano na própria área de Comércio Eletrônico) que me informou que existe um patch de atualização de versões anteriores a 6.3, ou seja, seriam corrigidos apenas os BUGs e não intregados as novas funcionalidades. Ele me mandou por e-mail onde substitui os arquivos e funcinou perfeitamente SEM A NECESSIDADE DE ATUALIZAR O BANCO DE DADOS.

    Sabe o que eu acho de todo o seu post? Um monte de reclamações sem o menor fundamento escrita por alguém que não faz a mínima idéia do que está escrevendo porque obviamente não conhece sobre o que está falando. É igual a alguns usuários Windows que conheço, onde baixa uma versão nova da Microsoft, não sabe usar e fica colocando defeito.

    Ah, queria falar que achei bacana o seu infoblog, mas antes de “falar mal” de qualquer coisa ou assunto, pesquise antes.

    [/s

  • 19/09/2007 em 11:55 am
    Permalink

    Ola GoliMar

    Eu não falei mal simplesmente por falar mal. Se você ler o relato, verá que eu não tive suporte (o que era esperado, já que estava em contrato), mas que a atualização deles da 6.22 para 6.3 exigiria uma nova reinstalação e não um simples upgrade, já que ele exigiria alterações no banco de dados que não era feito automaticamente.

    Segue um email que eu troquei com o pessoal da locaweb. O atendimento deles é bom, porém não resolveu meu problema.

    Veja abaixo:

    Caro, Jonny.

    Antes de mais nada, gostaria de agradecer a oportunidade de esclarecer o motivo da incompatibilidade entre versões da Loja Exemplo.

    Se desenvolvemos a loja, porque não disponibilizamos uma ferramenta que possibilita alterar o banco de dados?

    Confesso que temos o conhecimento, possuimos a tecnologia e o mais importante sabemos desta necessidade, mas decidimos não desenvolver uma ferramenta de UPGRADE de banco de dados por conta de que a loja possui o código aberto e a grande maioria dos usuários personalizam seu código e banco de dados a fim de aplicar a identidade do produto que comercializa, desenvolver uma ferramenta que identifique tais singularidades é inviável, não podemos correr o risco de lojas terem seu banco de dados invalidados.

    Para diminuir a distância entre as versões das lojas, disponibilizamos uma relação com os arquivos alterados e um breve descritivo do que foi mudado ( http://www.lojaexemplo.com.br/relacaoBUGs.asp ), o acesso a esta página se dá pela página incial da loja exemplo, o link se encontra no menu esquerdo em http://www.lojaexemplo.com.br, caso teve dificuldade em encontrar esta relação, peço desculpas e procurarei uma forma de tornar esta página mais acessível. Aproveito para pedir sugestões de como melhorar esta comunicação, suas observações serão valiosas para ajudarmos a melhorar a nossa comunicação deste produto, que hoje possui a média mensal de 1.550 downloads.

    Um forte abraço,

    Reinaldo Santos
    Gerente Comércio Eletrônico

    LocaWeb – Soluções completas em hosting.
    Eleita pela INFO Exame e pelo IDG Brasil
    a melhor empresa em webhosting do país.

  • 19/09/2007 em 12:00 pm
    Permalink

    Veja bem… a única coisa que eu pedi era um arquivo TXT com as alterações do banco de dados!!! Só isso!!! No outro post eu mostrei as alterações que foram feitas… um txt com 3 linhas terim me poupado 2 horas de ALT+TAB para ficar comparando os bancos de dados…

    Sim, eu li todos as correções de bugs e novas implementações da versão 6.3 antes de instalar tb.

    Espero que tenha entendido que foi uma crítica contrutiva, tanto é que o pessoal da locaweb achou interessante incluir as alterações do Banco de dados!

    Te + 🙂

  • 14/10/2008 em 11:12 pm
    Permalink

    Locaweb = Preço alto + Suporte = 0
    Uma empresa tão grande, deveria mostra mais !
    Investir mais em tecnologia, ao contrario, cobra absurdos e mais absurdos, e gastando mais dinheiro em eventos inuteis .. ao inves de investir em infraestrutura..

    exemplo

    revenda … que é uma merda!
    poxa vida 90% das revendas do mundo usam o CPANEL e a locaweb pra fude mais ainda .. usa a merda do Plesk..

    LOCAWEB PREÇO CARO É COM A GENTE !

  • 08/02/2009 em 7:16 pm
    Permalink

    Tenho que discordar totalmente das observações negativas prestadas em relação ao mal atendimento da Locaweb, ao contrário sempre tive excelente apoio desta empresa a qual hospedo mais de 400 sites no plano revenda… aliás até que enfim acabaram os meus problemas com servidor graças a eles! empresa sólida, tecnologia de ponta e atendimento 100%.

  • 11/02/2009 em 11:02 am
    Permalink

    Radi!

    Eu nunca tive problemas com a hospedagem da locaweb! Até indico eles… Mas no caso da loja exemplo eles deixaram a desejar.

    Mas isso foi a tanto tempo que acretito que eles tenham melhorado isso! Já vi algumas pessoas usando essa loja!

    Abraços!

  • 23/02/2009 em 12:39 am
    Permalink

    é, concordo com quem reclama do suporte, realmente o suporte deles é horrivel, nada funciona a não ser em alguns poucos casos via helpdesk, tentei migrar um site do plano de hospedagem windows LOCAWEB para o plano de REVENDA LOCAWEB, e simplesmente NÃO FUNCIONA, componentes na revenda apesar de “listar como dispoinvel” não funcionam, entre vários outros problemas, a locaweb tem suas vantagens em alguns aspectos sim, mas em relação a suporte eles são TERRRIVEIS! Antes de começarem a lamber o …….. da locaweb, deveriam tentar escutar aos que reclamam, concerteza quem reclama é porque teve alguma situação ruim, a na ultima das minhas tentativas com suporte para funcionar o meu serviço de E-mail, fui instruido PELA LOCAWEB a usar os servidores do GOOGLE para gmail, pois são FUNCIONAIS e GRATUITOS! é isso mesmo, isso que o atendente do suporte me disse, “Use o serviço de APPS do google, usa o serviço de e-mail deles, pois o deles é 100% funcional e gratuito” e desde que passei a usar, não tive mais dores de cabeça com e-mails, agora pergunto, eu que não sei configurar os e-mails? ou a locaweb não funciona? PENSEM BEM ANTES DE RESPONDER!

  • 23/02/2009 em 9:21 pm
    Permalink

    Tenho problemas com eles tbm…

    A Insite é boa? Tem muita instabilidade?

    Vou usar uma imagem sua desse post tudo bem?
    E acho que vou para a Insite… me fala como é… ae assino pelo seu anúncio….

  • 25/02/2009 em 4:27 pm
    Permalink

    Na verdade, as minhas críticas para a Locaweb são para o “Loja exemplo” deles, mas não tenho nada contra a hospedagem.

    Eu costumo indicar sempre a Brasil Hosting – http://www.brasilhosting.com – É lá que eu hospedo o meu novo site – http://migre.me – e nunca tive problemas!

    Abraços!

  • 02/03/2009 em 9:47 am
    Permalink

    Tenho experiência tanto com a Locaweb quanto com a Insite. Vai por mim: A Insite é uma M… !!! São frequentes os dias em que os servidores da Insite estão fora do ar. Os e-mails voltam frequentemente. Se não quiser ter dores de cabeça, escolha outra. Na Locaweb eu tenho alguns sites hospedados e não tenho reclamações. Tenho inclusive 1 loja exemplo instalada e tem funcionado redondinho, até agora. Mas a Insite eu não quero nem de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.