10 coisas que mais odeio na hora de arrumar hardware

Hoje tive que fazer uma coisa que eu não fazia faz muuuuuuuuito tempo: serviço de manutenção de hardware. Mas como a coisa era meio urgente acabou sobrando para mim.

Enquando fazia o serviço, fiquei relembrando uma pequena lista das “10 coisas que mais odeio na hora de arrumar hardware”. Talvez lembre de mais alguns, já que na lista dos “20 jogos mais legais” entraram vários jogos depois 🙂

Segue a lista:
Cooler

10º- Cooler de fonte
Sempre quando alguém fala “meu micro está fazendo um prrrrrrrrrrr estranho”, com certeza é o cooler da fonte! Só que o negócio é tão barato que nem compensa trocar de fonte! O jeito é tirar, abrir, tirar o cooler, cortar, colocar um novo, isolar, fechar e pronto. E no final, para variar, sempre falta um parafuso!

Alias, alguém já tentou comprar parafusos de fechar computador? Não existe em lugar algum!!!

Cola quente no modem

9º- Cola quente
Graças a Deus a Metron parou de vender computadores no varejo!!! Os caras colocavam COLA QUENTE em TODOS os conectores do computador! Para fazer a troca de qualquer peça é um saco

8º- Ausência de entrada USB frontal
Por que sempre que você vai arrumar um micro que está encaixado naquele buraco sob medida da mesa, a única porta USB é a traseira?

7º- Drive de disquete
Hoje em dia um pendrive de 1gb está por volta de R$30,00 no Standcenter! Já um CD virgem está por volta de R$0,60. Por que raios alguém ainda utiliza drive de disquete? E por que raios algumas empresas AINDA fornecem driveres de seus hardwares em disquete? É mais caro, cabe muito menos, não permite fazer “propagandas” da empresa, demora mais para carregar os arquivos, estraga com um simples espirro, etc, etc, etc

6º- Placa de rede sem driver
Alguém já instalou uma placa mãe sem os driveres? Se der sorte, o Sistema operacional reconhece a placa de rede, e o resto você baixa da internet. Mas e quando não reconhece? A cara do cliente com um micro rodando placa de video com 256 cores dá até medo!

conectores frontais

5º- Botões & Conectores USB frontais
Praticamente toda placa mãe tem a mesma ordem dos conectores frontais do USB, luz do HD, caixa de som, power, reset e leds. Por que raios não fazem um conector universal já todo agrupado? Ficar rodando o manual para colocar um por um e na ordem certa beira o ridículo! (Obviamente, no micro da Metron os conectores estão cheio de cola quente, como na foto acima)

4º- Gabinete deitado
Nada contra gabinetes deitados, mas sim contra seu espaço interno. O único jeito de mexer em um jumper da placa mãe é usando mão de obra infantil!!

3º- Memórias sem identificação
Sempre que alguém pede sugestão de update, a primeira coisa que sugiro é mais memória. Só que na hora de comprar, você tem que contar com a sorte das memórias casarem. Já peguei 2 memórias idênticas que não estavam casando!
E quando a memória não tem nenhum adesivo indicativo de freqüência ou capacidade? QUE ÓDIO!

Presilha do cooler

2º- Prender a presilha do cooler
As presilhas de placas-mãe eram impossíveis de colocar e a chance de quebrar a pecinha de plastico que prende a presilha era de 96,8%. E para piorar, se quebrasse, um abraço! Felizmente agora os coolers são “parafusados” na placa mãe!

Conector energia

1º- Conector de energia
Para mim esse é o número 1. Na maioria das vezes desconectar o cabo de energia de um CD-ROM requer uma força astronômica (maior que a de prender o cooler). Como ninguém inventou nenhum conector mais prático? O negócio é tão podre que as vezes o conector metálico até sai pela parte de trás! AFFFFF

Ps: repare nos tecos de cola quente! Micros da Metron!

Extra: Enquanto estava colocando esse post, lembrei de mais uma! Tem pessoas que tem a ótima idéia de tirar as teclas para limpar, mas nunca conseguem colocar a barra de espaço! E que obviamente que o plastiquinho que prende o arame é feito para quebrar! Ai a barra de espaço vai para o espaço (piadinha infame, não resisti!)

Barra de espaço

Veja também: Top 12 Blue screens (bsod) – Famosa “Tela Azul”, “Erro GPF”, “PAM”, etc…

52 comentários em “10 coisas que mais odeio na hora de arrumar hardware

  • 12/07/2007 em 11:35 am
    Permalink

    Eu acho que a cola quente é o pior…

    Tnato que foi o item que você mais reclamou no post 🙂

  • 13/07/2007 em 4:58 pm
    Permalink

    Eu tiro a barra de espaço e ela continua funcionando, é só saber a técnica secreta milenar u.u

  • 10/08/2007 em 2:55 pm
    Permalink

    Man, para mim os piores são os conectores da placa maae (leds e tal) e a presilha do cooler. É fogo!

    Drive de disquete eu tb não sei qual é o mistério de ainda utilizarem de venderem. O pior não é nem vender, é gente comprar!

  • 10/08/2007 em 3:22 pm
    Permalink

    Outra coisa chata é que as beiradas dos gabinetes, por dentro, são um conjunto de lâminas prestes a cortar seus pobres dedinhos quando você der aquele puxão sem-noção pra arrancar o conector de energia do CD-ROM.

    Até hoje eu tenho uma pequena cicatriz no dedo indicador da mão direita, resultado de uma manobra dessas. Arrancou um belo “bifinho”.

  • 10/08/2007 em 3:27 pm
    Permalink

    Uma das piores coisas que existe, presente nas fotos internas e que não foi citada é a poeira! Pelas barbas do profeta, como é que um PC consegue acumular tanta poeira assim?

  • 10/08/2007 em 3:29 pm
    Permalink

    Conector de energia, eu já apelo pra um alicate mesmo.

  • 10/08/2007 em 3:31 pm
    Permalink

    Botões & Conectores a ASUS ja resolveu de forma pratica e incrivelmente simples com o Q-Connector.

    Ja USB é especialmente problematica pois costuman inverter dados com alimentacao +5 dai pluga-se o pen drive e um abraco. Existem ate testadores USB para isso.

  • 10/08/2007 em 3:56 pm
    Permalink

    Adorei esse post!
    Como todo técnico eu também já passei por todos esses obstáculos na hora de arrumar um computador, sei bem o que é isso.
    Essa de encaixar os coolers antigos pra mim é a pior. Para piorar ainda existem umas motherboards que tem componentes bem embaixo do encaixe… uma vez perdi a maldita quando a chave de fenda que eu usava pra forçar o cooler escapou. Foi de matar!

  • 10/08/2007 em 3:59 pm
    Permalink

    Gabibetes, como diz um designer que conheço, projetados por arquitetos :-). Ou como eu digo gabinetes “estilo DELL”, são aqueles em que é preciso meia hora so pra descobrir como se abre. Alquem ai ja mecheu numa maquina Quirium?? nuuu.

  • 10/08/2007 em 4:16 pm
    Permalink

    tava aqui no consultorio esperando para fazer um check up e lembrei de outra: quando colocam senha na bios e esquecem a senha… como nunca tem manual, tenho que acabar chutando o jumper de reset (isso quando tirar a bateria nao resolve)

  • 10/08/2007 em 5:19 pm
    Permalink

    As fontes da Zalman tem um sistema em que você aperta o conector da fonte e ele se solta.

  • 10/08/2007 em 5:55 pm
    Permalink

    hahahahahaha, a do parafuso foi muito boa, a única coisa que me lembro é que o parafuso é sextavado rosca grossa, da traseira do gabinete, agora não lembro a medida, mas é só levar um em lojas de ferragens que você encontra…. hahahahahah

    ah cola quente é realmente terrível, e o cooler do precessador então….

    Parabéns pelo poste muito bem humorado.

  • 10/08/2007 em 6:03 pm
    Permalink

    Conector do cooler ganha de tooodoossss

  • 10/08/2007 em 7:10 pm
    Permalink

    Nem sei se posso fazer isso, mas no Mercado Livre tem à venda um kit de parafusos para PC.
    Parafusos para gabinete, fonte, placa mãe e drivers (CDROM e HD).

  • 10/08/2007 em 7:47 pm
    Permalink

    po cara muito bom e bem-humorado seu texto .
    quem nunca quebrou o ” cristalzinho ” do duron , athlon ou sempron com os malditos coolers para soquete 462 . há um tempo atrás eu mesmo mandei pro saco um duron 1.4 , e só de raiva eu joguei o cooler no lixo .
    lembrei de vários momentos meus infelizes na hora de montar o computador .

  • 10/08/2007 em 7:49 pm
    Permalink

    Uma Boa soluçao para os conectores de energia é usar um alicate pequeno (nao o de corte) e fazer uma especie de alavanca com a borda do drive de DVD(ou outro em questao). Sai facil facil e de forma indolor, mas os conectores sata ja estao ai, e em breve o DVD sata!!!

  • 10/08/2007 em 7:52 pm
    Permalink

    ah me lembrei de umas coisas também :

    1 — aquelas malditas placas mãe socket 7 com 87654332 jumpers que vc não tem idéia pra que servem e a placa-mãe não te dá nenhuma informação sequer :

    2 — aquelas placas pci e isa de 15 anos atrás toda empenada , e que vc não consegue fechar o gabinete e fazer as mesmas ficarem encaixadas nos slots !!!!

    muito bom o seu post !!!!

  • 10/08/2007 em 8:00 pm
    Permalink

    Fico imaginando o que seja um “poste bem humorado”, citado pelo colega José Alves… 😀

  • 11/08/2007 em 12:12 am
    Permalink

    neh, por nada nao, mas ainda bem que tem essas dificuldades pra se montar hardware.
    O que tem de n00b hoje em dia se dizendo técnico nao é brincadeira 🙁

  • 11/08/2007 em 2:05 am
    Permalink

    o fiote… pena q ja passou a época, mas a dica ainda vale pra comps antigos….
    cooler com presilhaa, se ta duro, enverga ele antes, na mão mesmo…ae ele fica mais incurvado e com menos pressão, entra facim….
    hehhehe… e se bobiar evita de quebrar algum die ou peça plastica ou capacitor no caminho!
    ahhh… tem conector de energia sata agora…beeem mais facil!

  • 11/08/2007 em 4:41 pm
    Permalink

    O pior caso de “sujeira” dentro do gabinete q passei foi quando tinham varias aranhas e seus ninhos.. entraram pelos buracos p/ placas PCI adicionais vazias e se procriaram..
    talvez por isso estava havendo alguns problemas de mau contato.. rsrs
    unico problema q percebi as aranhas so quando toquei em uma =*

  • 11/08/2007 em 11:40 pm
    Permalink

    Não sou técnica mas sou eu quem faz a manutenção (no que eu “sei”) do meu PC. E tem uma coisa que é de matar: os cabos “flat” (ide) que são ou compridos demais ou curtos demais, ou na posição errada e têm que ficar todos tortos, e muito chatos de tirar! E sempre no meio do caminho. Arghhh!!!!

  • 12/08/2007 em 12:27 pm
    Permalink

    presilha do coller..
    isso eh simplesmente a coisa mais odiada por mim..

    memorias ke naum casam.. ficam logo a atras..

    pq raios ninguem nunca junto os conectores de placa-mãe.. quem invento.. certamente tinha alguem que fazia o servço por ele..

  • 12/08/2007 em 6:29 pm
    Permalink

    Demais cara, ótimo post!

  • 12/08/2007 em 9:04 pm
    Permalink

    Problemas chatos:

    Gabinetes que são tão toscos a ponto de quando você monta a placa certinho e vai enfiar os periféricos como placa de vídeo, som, elas não encaixam totalmente, ficam um pouco na diagonal e tem que fazer vários macetes pra ficar bem entalada, as vezes a cola quente ajuda 😐

    Presilha de cooler é foda mesmo, mas nunca detonei com uma placa, sempre coloco uma proteção na área e fico vendo qual chave encaixa melhor pra fazer o grande procedimento @@

    Sujeira, mas muita sujeira que dá vontade de jogar o micro num tanquinho e deixar lá KKKKK

    Placas antigas cheia de jumpers é foda, mas pelo menos eu consigo me virar, o ruim é quando a placa possa ser tão tosca a ponto de não informar no PCB as configurações.

    E o pior problema… usuário KKKKKKK

  • 13/08/2007 em 9:01 am
    Permalink

    já viram como fica o computador que um fumante usou por vários anos?
    a nicotina ficava impregnada dentro do computador, e juntando ela com o pó, virava uma gosma bem nojenta…sem contar o mau cheiro..
    limpar aquilo não foi uma missão muito nobre…

  • 13/08/2007 em 9:43 am
    Permalink

    Esse post foi muito engraçado!!!
    Quem nunca passou por isso?!?!!

    Tirar o cabo de força do CD-ROM com certeza é o pior. muitas vezes a força que você faz…quebra os pinos ou vc tira o cabo e rasga o cotovelo na fonte…
    []’s

  • 13/08/2007 em 2:45 pm
    Permalink

    Rá!!!

    Alguém já pegou gabinete-formigueiro ou monitor-formigueiro?? Eu nunca vi, mas já ouvi boatos …

    Ia ser bem engraçado (obviamente se o computador não fosse meu).

  • 14/08/2007 em 4:20 pm
    Permalink

    Lendo os post com placas antigas com 100000 jumpers!! Lembrei de um quem ja consequiu fazer aparescer o numero certo da velocidade do processador naqueles displays na frente dos gabinetes de 20 anos atras !! Era praticamente impossivel tinha muito jumper !!

    Mas com certeza o Cooler é o pior de todos seguido pelo conector de energia !!

  • 15/08/2007 em 9:11 am
    Permalink

    Cola-quente é serviço de porco

  • 15/08/2007 em 1:57 pm
    Permalink

    Meu, eu acho uma porcaria quando um técnico anterior colocou 473 presilhas daquelas que amarra os cabos de energia e os IDE também, as vezes tudo junto! Ai pra desmontar a máquina e dar outra solução tem que soltar/arrebentar/cortar todos os malditos plastiquinhos! Essa questão térmica virou neura para alguns!

  • 15/08/2007 em 2:06 pm
    Permalink

    Meu lado Biólogo me faz abrir essas cintas hellerman’s uma por uma para poder reutilizar elas depois! re re re

    Eu prefiro torcer os cabos dentro e não usar nenhum prendedor

  • 18/08/2007 em 12:00 am
    Permalink

    cara e eu pensando q era o unico q tinha acabado com a porcaria do encaixo do cooler do processador(2° no rank), jah não me sinto tão sozinho no mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Obs.: no meu caso eu dei um jeitinho com uns arames kkkkkkkk só não me pergunte como o meu pc ainda tá funcionando

  • 18/08/2007 em 1:08 am
    Permalink

    RE RE RE RE

    Na verdade eu quase quebrei 2x… por sorte foi somente uma lasca que foi para o saco e eram micros meus… Ai aprendi a tirar com cuidado!

  • 23/08/2007 em 5:40 pm
    Permalink

    Caaaara, acho que o que mais me dá raiva é o item do drive de disquete. É mais barato comprar um pen drive do que aquela porcaria de drive!!!!

  • 28/08/2007 em 8:18 am
    Permalink

    Aqui onde trabalho tem um setor que fica colado com a cozinha do refeitório… Foi o pior computador que já abri, parecia que havia acontecido uma explosão dentro do mesmo. Fuligem em toda a parte! Pretíssimo, deu um trabalhão limpar. O mais engraçado é que o bicho não apresentou nenhum problema de hardware, só aquela velha incompatibilidade de deixar um amd com 64mb de ram rodando WinXP oO
    Deu até pena de devolvê-lo depois da limpeza
    Quanto aos conectores de fonte, a técnica do alicate é a mais bem sucedida, como alavanca no drive, indocolor e prática
    Ah! Cabos IDEs que se quebram quando você não os retira da forma correta… Como os odeio! Bem-vindos, SATA!

  • 19/11/2007 em 10:33 am
    Permalink

    Tópico muito bom! Já passei por (quase) todas essas situações.
    Outra situação dificílima e encaixar aquelas tampas de gabinete que envolvem toda a CPU e tem 30 pontos de encaixe, que devem estar posicionados corretamente.
    Se a frente se conecta perfeitamente, a parte de baixo fica fora. Ou o contrário.
    Normalmente peço ajuda e executamos a maldita tarefa em dupla.

  • 30/11/2007 em 3:43 pm
    Permalink

    Muito bom este post, o que me tem me incomodado bastante nos últimos dias tem sido a SUJEIRA acumulada dentro do equipamento, abri um servidor ontem, que estava há anos parado no CPD, tive que lavar as mãos várias vezes durante o processo …

    Arghhh!!

  • 05/12/2007 em 7:18 pm
    Permalink

    Chato também é trocar o botão de power na parte frontal do gabinete: abre, tira a tampa, cheia de fios, suporte as vezes quebrado, um saco.

    Na categoria animal, impressora matricial com casa de marimbondo… Meninos, eu vi!!

  • 03/01/2008 em 10:54 pm
    Permalink

    Onde é que eu estava que perdi este post SENSACIONAL? Afe, isso é que dá não ser onipresente, onisciente e não acompanhar direito a montanha de feeds. Jonny, vc é sensacional!

  • 03/01/2008 em 11:07 pm
    Permalink

    rs rrs rs
    querida Joaninha, nessa época eu nem era pop. rs rs rs

    (como se eu já fosse… rs rs rs)

  • 12/01/2008 em 4:25 am
    Permalink

    outra coisa,
    eu odeio quando pego um micro meio antigo e tem aqueles conectores de impressoras, mouse, etc.que sao atarrachados no gabinete. pra tira eh um saco.
    Pior quando o parafuso femea desenrosca e cai dentro do gabinete e o plugue fica froxo. eh muito chato.

  • 16/01/2008 em 8:48 am
    Permalink

    Eu odeio o lance da presilha do cooler,rsrs.Passa lá no meu,to precisando de visitas,hehe.

  • 31/03/2008 em 10:29 pm
    Permalink

    Brincadeira, todos estão reclamando de barriga cheia, se não fossem todas essas dificuldades não existiriam os técnicos em manutenção de micros, já que até crianças de 6 anos poderiam abrir o computador e mexer à vontade, mas foi muito bom seu comentário, sempre me lembro das memórias DDR que ficam ao lado do cooler e pra prendê-las tem que às vezes tirar o cooler dependendo do modelo de placa mãe, os coolers com presilha são um saco, cobrei 40 reais de um cara só pra colocar esse taĺ cooler de presilha na posição (2 reais por tentativa porque o cara é da família). O pior é que o pc estava reiniciando e ele quase ia formatar na assistência (ainda bem que é nessa hora que entram os técniCOs, ás vezes técniCUs pra ganhar o dinheiro delas).

  • 12/04/2008 em 11:21 pm
    Permalink

    Conector do cooler ganha de tooodoossss
    e ainda q eu trabalho nesse ramo de arruma pc de outras pessoas…tinha um gabinete q ate tinha um RATO morto dentro…naum tinha mais nada de cabo..kkkkkkk eh fodaaa
    Parabéns pelo poste muito bem humorado

    Caracas!!! Rato eu nunca peguei, mas já vi formigueiro.

    Isso me fez lembrar quando umas abelhas resolveram fazer uma colméia no escapamento do Ka de uma amiga minha… Morreram com o CO!!!!

  • Pingback: Infoblog » Top 12 Blue screens (bsod)

  • 11/06/2008 em 9:12 am
    Permalink

    Conector do cooler

    ganha disparado! principalmente quando éra a antiga serie do DURON e dos primeiros ATLON, a qual não tinha a proteção do chip´… que medo de apertar pra fechar o cooler!!!

    http://nova-tec.blogspot.com

    aff…

  • 29/12/2008 em 2:13 pm
    Permalink

    haahahahahaha…. os cabos de energia são realmente um problema… (não para o hulk) ainmda mais quando acaba cortando o dedo… mas meu alicate resolve bem….

    outra coisa muuuito chata eh o cooler… tenho placa mãe soquete 775… para fixar o cooler é preciso girar uns fixadores que COM CERTEZA vão quebrar…. uhauhAuhUAHuHA

    intel = ótimos processadores…. péssimos coolers.

    PS:não aguento mais comprar cooler….

  • 14/03/2009 em 11:38 pm
    Permalink

    esse eskema do teclado eh sério…eu jah troquei de teclado uma 4 vezes por causa da barra de espaço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.