Sai do computador NERD #1 – Torre panorâmica de Curitiba

Antes, a explicação!

No episódio #66 do Podcast Código Livre, o Ricardo Macari e a Adriana Saito (e a Bia Kunze – praticamente a 3ª integrante) lançaram uma promoção chamada “Sai do computador, nerd!”, em que eles pedem aos seus ouvintes para sairem da frente dos computadores, irem à banca mais próxima, comprar cartões postais e enviá-los pelo correio. Todos os cartões que chegarem até a edição #69 concorrerão a 3 kits de prêmios.

Ontem (domingo) encontrei o Macari aqui em Curitiba para “dar um rolê” com nossas respectivas, e me veio a idéia de fazer uma versão aqui para o Infoblog, com algumas dicas de passeios, principalmente passeios envolvendo Tecnologia!

Então agora estrearemos o

A dica dessa semana fica por conta da “Torre Panorâmica de Curitiba“, localizada no bairro das Mercês, em Curitiba.

Eu poderia escrever um monte de coisas aqui, mas a placa de inauguração do mirante resume bem todas as informações:

“Em 17 de dezembro de 1991, do alto dos 40 andares desta torre, o Prefeito de Curitiba e o Presidente da Telepar, entregaram à cidade este mirante, para que os curitibanos e os visitantes possam ver a cidade do alto e confirmar a incomparável beleza da Capital Ecológica do Brasil”.

Torre de Curitiba vista de longeTorre de Curitiba vista de longe

A quantidade de área verde quando você observa a cidade por cima é realmente impressionante!!! Eu moro em um bairro extremamente alto em São Bernado do Campo com vista para São Paulo e Diadema, e não chega nem a 1/10 do verde que se vê nos 360º do mirante! Realmente é uma cidade que se preocupa bastante com a manutenção das áreas verdes!

(vista de um dos lados da torre. E nem é a parte mais verde de Curitiba…)

Além da vista maravilhosa, o Mirante também fornece informações da localização dos principais pontos de interesse de Curitiba, como os diversos parques, teatros, igrejas, etc.

(visão da cidade com a localização dos principais pontos turísticos de Curitiba)

Mas uma parte que deve passar despercebido para muitos é justamente o que está do outro lado, e que é uma das partes “tecnológicas” para ser vista: o painel em concreto de Poty Lazzarotto, no centro do mirante. De novo, a explicação fica por conta da placa de inauguração (com direito a propagandas eleitoreiras):

“Este painel é uma homenagem da Telepar aos 300 anos de Curitiba. Ele é uma síntese da história da cidade e do telefone, na visão de Poty Lazzarotto. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a invenção do telefone por Graham Bell, a evolução da cidade e da telefonia até os nossos dias, com o “ligeirinho”, as estações-tubo e os telefones celulares”

A entrada custa R$3,00 e o local possui acessos para deficientes (embora o elevador seja meio apertado demais). Existia um flanelinha na rua, mas não cobrou nada.

No Térreo da torre tem a exposição de aparelhos antigos e uma mesa de telefonista, no melhor estilo “hotel dos anos 50”. Essa parte está aberta para visitação gratuita!

(uma mini-central telefônica a esquerda e um telefone de pulso – Esse eu já tive!)

(Amanda brincando de telefonista)

Por fim, não tinha como não publicar essa tirinha:

Localização:
Rua Lycio Grein de Castro Vellozo, 191, Mercês – Curitiba, Paraná
(ver no google maps)
Entrada: R$3,00
Exposição de aparelhos antigos: Gratuito
Funcionamento: De Terça-feira a Domingo das 10hs. às 19hs.
Tel: (0xx41) 3339 – 7613

Referências:
Torre da Telepar – Wikipedia
Bairro das Mercês – Curitiba.net
Torre panorâmica – Guia Curitiba.com.br

Curiosidades (Wikipedia)
Torre
Altura da Torre – 109,5m.
Diâmetro da seção circular – 8,0m
Cota do terreno/nível do mar – 940,5m

Mirante
Altura – 95,0m
Diâmetro – 22,5m
Área Útil – 329m²

(foto: Macari, Adriana e Amanda na base da Torre)

5 opiniões sobre “Sai do computador NERD #1 – Torre panorâmica de Curitiba

  1. Cara, ia tudo tão bem, até aparecer aquele maldito 14 da BrasilTelecom! 😛

    A propósito, o CSS dos comentários está bugado, os labels ficam desencontrados dos campos, a gente tem que adivinhar do que se trata. Salsinhas não conseguiriam decifrar o mistério.

    Valeu, Mestre Jânio…
    Eu tinha reparado nessa bagunça mais para cima, na parte de busca, mas como sempre logo como admin, nunca tinha visto a parte de baixo.

    O problema foi com o widget do Mybloglog. Como ele não estava funcionando, tirei ele e resolvi os 2 problemas de layout!

    Valeu pelo aviso!

  2. Muito bom!!

    Adoro seus posts de passeios, apesar de que vc quase nao faz mais.

    O Passeio em Sp morreu… mas estou colocando esses passeios no meu blog pessoal. Aqui pretendo colocar os passeios mais Geeks…

  3. Putz, com essa de ficar quase 2 meses sem computador em casa o Código Livre está atrasado… eu nem sabia dessa promoção!

    E nem fiz meus posts sobre Vila Velha e Campo Grande… tenho é que ficar MAIS tempo na frente do computador pra conseguir escrever tudo que quero! 😀

  4. Caraca, faz tempo que não vou naquela torre.
    Visão magnífica mesmo.

    Eu ainda tenho que mandar meu cartão postal pra promoção do CL.

    Abraços sr. Ken.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *