Sai do computador NERD #1 – Torre panorâmica de Curitiba
Antes, a explicação!
No episódio #66 do Podcast Código Livre, o Ricardo Macari e a Adriana Saito (e a Bia Kunze – praticamente a 3ª integrante) lançaram uma promoção chamada “Sai do computador, nerd!”, em que eles pedem aos seus ouvintes para sairem da frente dos computadores, irem à banca mais próxima, comprar cartões postais e enviá-los pelo correio. Todos os cartões que chegarem até a edição #69 concorrerão a 3 kits de prêmios.
Ontem (domingo) encontrei o Macari aqui em Curitiba para “dar um rolê” com nossas respectivas, e me veio a idéia de fazer uma versão aqui para o Infoblog, com algumas dicas de passeios, principalmente passeios envolvendo Tecnologia!
Então agora estrearemos o
A dica dessa semana fica por conta da “Torre Panorâmica de Curitiba“, localizada no bairro das Mercês, em Curitiba.
Eu poderia escrever um monte de coisas aqui, mas a placa de inauguração do mirante resume bem todas as informações:
“Em 17 de dezembro de 1991, do alto dos 40 andares desta torre, o Prefeito de Curitiba e o Presidente da Telepar, entregaram à cidade este mirante, para que os curitibanos e os visitantes possam ver a cidade do alto e confirmar a incomparável beleza da Capital Ecológica do Brasil”.
A quantidade de área verde quando você observa a cidade por cima é realmente impressionante!!! Eu moro em um bairro extremamente alto em São Bernado do Campo com vista para São Paulo e Diadema, e não chega nem a 1/10 do verde que se vê nos 360º do mirante! Realmente é uma cidade que se preocupa bastante com a manutenção das áreas verdes!
(vista de um dos lados da torre. E nem é a parte mais verde de Curitiba…)
Além da vista maravilhosa, o Mirante também fornece informações da localização dos principais pontos de interesse de Curitiba, como os diversos parques, teatros, igrejas, etc.
(visão da cidade com a localização dos principais pontos turÃsticos de Curitiba)
Mas uma parte que deve passar despercebido para muitos é justamente o que está do outro lado, e que é uma das partes “tecnológicas” para ser vista: o painel em concreto de Poty Lazzarotto, no centro do mirante. De novo, a explicação fica por conta da placa de inauguração (com direito a propagandas eleitoreiras):
“Este painel é uma homenagem da Telepar aos 300 anos de Curitiba. Ele é uma sÃntese da história da cidade e do telefone, na visão de Poty Lazzarotto. Mostra os primeiros habitantes, os indÃgenas, os colonizadores, a invenção do telefone por Graham Bell, a evolução da cidade e da telefonia até os nossos dias, com o “ligeirinho”, as estações-tubo e os telefones celulares”
A entrada custa R$3,00 e o local possui acessos para deficientes (embora o elevador seja meio apertado demais). Existia um flanelinha na rua, mas não cobrou nada.
No Térreo da torre tem a exposição de aparelhos antigos e uma mesa de telefonista, no melhor estilo “hotel dos anos 50”. Essa parte está aberta para visitação gratuita!
(uma mini-central telefônica a esquerda e um telefone de pulso – Esse eu já tive!)
(Amanda brincando de telefonista)
Por fim, não tinha como não publicar essa tirinha:
Localização:
Rua Lycio Grein de Castro Vellozo, 191, Mercês – Curitiba, Paraná
(ver no google maps)
Entrada: R$3,00
Exposição de aparelhos antigos: Gratuito
Funcionamento: De Terça-feira a Domingo das 10hs. às 19hs.
Tel: (0xx41) 3339 – 7613
Referências:
Torre da Telepar – Wikipedia
Bairro das Mercês – Curitiba.net
Torre panorâmica – Guia Curitiba.com.br
Curiosidades (Wikipedia)
Torre
Altura da Torre – 109,5m.
Diâmetro da seção circular – 8,0m
Cota do terreno/nÃvel do mar – 940,5m
Mirante
Altura – 95,0m
Diâmetro – 22,5m
Ãrea Útil – 329m²
(foto: Macari, Adriana e Amanda na base da Torre)
Cara, ia tudo tão bem, até aparecer aquele maldito 14 da BrasilTelecom! 😛
A propósito, o CSS dos comentários está bugado, os labels ficam desencontrados dos campos, a gente tem que adivinhar do que se trata. Salsinhas não conseguiriam decifrar o mistério.
Muito bom!!
Adoro seus posts de passeios, apesar de que vc quase nao faz mais.
Quando eu for conhecer Curitiba, incluirei o mirante na lista de passeios!
Putz, com essa de ficar quase 2 meses sem computador em casa o Código Livre está atrasado… eu nem sabia dessa promoção!
E nem fiz meus posts sobre Vila Velha e Campo Grande… tenho é que ficar MAIS tempo na frente do computador pra conseguir escrever tudo que quero! 😀
Caraca, faz tempo que não vou naquela torre.
Visão magnÃfica mesmo.
Eu ainda tenho que mandar meu cartão postal pra promoção do CL.
Abraços sr. Ken.