Infopod 11 – A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário
[audio:http://feeds.feedburner.com/~r/InfoblogPodcast/~5/437045775/Infopod_011-Usabilidade.mp3]
Download: alta qualidade 15,4mb | baixa qualidade 3.8mb
![Assine o podcast do Infopod Assine o podcast do Infopod](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/06/rss_podcast.jpg)
Hoje vou começar disponibilizando os melhores momentos da palestra “A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário“,apresentação que aconteceu no primeiro dia do Microsoft TechEd 2008.
O palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft, mostrou a real necessidade dos desenvolvedores e designers tomarem muito cuidado com a usabilidade de seus programas, com dicas de como medir a qualidade de uma interface até como escolher o melhor design para o aplicativo.
![Jonny Ken no Tech ed 2008 Jonny Ken no Tech ed 2008](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/10/tech_ed-01_teched2008.jpg)
Como exemplo, tente descobrir abaixo qual a melhor interface para um programa que irá converter Célsius para Fahrenheit e vice versa.
![Exemplo 1 de conversor de temperaturas Exemplo 1 de conversor de temperaturas](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/10/goms-conversor-1.jpg)
![Exemplo 2 de conversor de temperaturas Exemplo 2 de conversor de temperaturas](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/10/goms-conversor-2.jpg)
![Exemplo 3 de conversor de temperaturas Exemplo 3 de conversor de temperaturas](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/10/goms-conversor-3.jpg)
Quais dessas soluções é a mais fácil de usar? Para conferir a resposta, basta ouvir o podcast!
![Palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft Palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/10/alex_souza_palestra.jpg)
Sobre o palestrante:
Alex Souza está na Microsoft desde 2001 tendo exercido diversas posições em gerência de produtos na divisão de Information Worker no Brasil e América Latina. Anteriormente trabalhou como desenvolvedor e analista de suporte no Banco do Brasil, foi dono de sua agência de design, e Lotus(IBM) nas áreas de vendas, tecnologia e evangelismo. É formado em Design Digital com mestrado em desenvolvimento multimídia. Em 2001 foi finalista do prêmio iBest, pelo site do apresentador Jô Soares e desenvolveu o primeiro jogo em Shockwave do Brasil em 1995. Atualmente é parte de uma equipe global, baseado na Flórida, atuando como gerente para audiências de designers. (fonte: Palestrantes TechEd 2008)
Alguns dados abordados na palestra:
Custos de pressionar teclas:
![Custo de pressionar teclas Custo de pressionar teclas](https://www.infopod.com.br/wp-content/uploads/2008/10/custos_teclas.jpg)
GOMS
K=0.2seg Keying: tempo para teclar alguma tecla
P=1.1seg Pointing: tempo para posicionar o cursor
H=0.4seg Homing: tempo para mover a mão do teclado para o mouse
M=1.35seg Mentally preparing: tempo para pensar na próxima tarefa
R Responding: tempo que o usuário espera pela resposta do computador
Tempos normalmente variam (velocidade de digitação, etc)
Links citados por mim:
Blog do Digital Paper – http://www.digitalpaperweb.com.br
Podcast Digital Paper – http://www.digitalpapercast.com.br
Links citados pelo Alexandre Souza:
Kuler – http://kuler.adobe.com – FENOMENAL! Eu recomendo
COLOURlovers – http://www.colourlovers.com/
Designing Web Sites That Sell (Designwhys) – Amazon
Fonte dos printscreens usados no exemplo: http://www.teched.com.br
Agradecimento a Riot pelo convite para o Teched 2008.
“Quer saber se o programador meteu a mão no layout? Programa fonte Comic Sans” hahaha
Pingback: Concurso desenvolvimento de aplicativos para Nokia S40 e S60. | Revista Kilobyte