Infopod 11 – A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário

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Hoje vou começar disponibilizando os melhores momentos da palestra “A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário“,apresentação que aconteceu no primeiro dia do Microsoft TechEd 2008.

O palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft, mostrou a real necessidade dos desenvolvedores e designers tomarem muito cuidado com a usabilidade de seus programas, com dicas de como medir a qualidade de uma interface até como escolher o melhor design para o aplicativo.

Jonny Ken no Tech ed 2008
Jonny Ken no Tech ed 2008

Como exemplo, tente descobrir abaixo qual a melhor interface para um programa que irá converter Célsius para Fahrenheit e vice versa.

Exemplo 1 de conversor de temperaturas
Exemplo 1 de conversor de temperaturas
Exemplo 2 de conversor de temperaturas
Exemplo 2 de conversor de temperaturas
Exemplo 3 de conversor de temperaturas
Exemplo 3 de conversor de temperaturas

Quais dessas soluções é a mais fácil de usar? Para conferir a resposta, basta ouvir o podcast!

Palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft
Palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft

Sobre o palestrante:

Alex Souza está na Microsoft desde 2001 tendo exercido diversas posições em gerência de produtos na divisão de Information Worker no Brasil e América Latina. Anteriormente trabalhou como desenvolvedor e analista de suporte no Banco do Brasil, foi dono de sua agência de design, e Lotus(IBM) nas áreas de vendas, tecnologia e evangelismo. É formado em Design Digital com mestrado em desenvolvimento multimídia. Em 2001 foi finalista do prêmio iBest, pelo site do apresentador Jô Soares e desenvolveu o primeiro jogo em Shockwave do Brasil em 1995. Atualmente é parte de uma equipe global, baseado na Flórida, atuando como gerente para audiências de designers.  (fonte: Palestrantes TechEd 2008)

Alguns dados abordados na palestra:

Custos de pressionar teclas:

Custo de pressionar teclas
Custo de pressionar teclas

GOMS
K=0.2seg Keying: tempo para teclar alguma tecla
P=1.1seg Pointing: tempo para posicionar o cursor
H=0.4seg Homing: tempo para mover a mão do teclado para o mouse
M=1.35seg Mentally preparing: tempo para pensar na próxima tarefa
R Responding: tempo que o usuário espera pela resposta do computador
Tempos normalmente variam (velocidade de digitação, etc)

Links citados por mim:
Blog do Digital Paper – http://www.digitalpaperweb.com.br
Podcast Digital Paper – http://www.digitalpapercast.com.br

Links citados pelo Alexandre Souza:
Kuler – http://kuler.adobe.comFENOMENAL! Eu recomendo
COLOURlovers – http://www.colourlovers.com/
Designing Web Sites That Sell (Designwhys) – Amazon

Fonte dos printscreens usados no exemplo: http://www.teched.com.br
Agradecimento a Riot pelo convite para o Teched 2008.

2 comentários em “Infopod 11 – A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário

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