Eventos

Infopod 11 – A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário

Ouvir o podcast do post- 32’52”
[audio:http://feeds.feedburner.com/~r/InfoblogPodcast/~5/437045775/Infopod_011-Usabilidade.mp3]
Download: alta qualidade 15,4mb |  baixa qualidade 3.8mb
Assine o podcast do Infopod Assine o podcast Infopod

Hoje vou começar disponibilizando os melhores momentos da palestra “A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário“,apresentação que aconteceu no primeiro dia do Microsoft TechEd 2008.

O palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft, mostrou a real necessidade dos desenvolvedores e designers tomarem muito cuidado com a usabilidade de seus programas, com dicas de como medir a qualidade de uma interface até como escolher o melhor design para o aplicativo.

Jonny Ken no Tech ed 2008
Jonny Ken no Tech ed 2008

Como exemplo, tente descobrir abaixo qual a melhor interface para um programa que irá converter Célsius para Fahrenheit e vice versa.

Exemplo 1 de conversor de temperaturas
Exemplo 1 de conversor de temperaturas
Exemplo 2 de conversor de temperaturas
Exemplo 2 de conversor de temperaturas
Exemplo 3 de conversor de temperaturas
Exemplo 3 de conversor de temperaturas

Quais dessas soluções é a mais fácil de usar? Para conferir a resposta, basta ouvir o podcast!

Palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft
Palestrante Alexandre Souza, Marketing Manager da Microsoft

Sobre o palestrante:

Alex Souza está na Microsoft desde 2001 tendo exercido diversas posições em gerência de produtos na divisão de Information Worker no Brasil e América Latina. Anteriormente trabalhou como desenvolvedor e analista de suporte no Banco do Brasil, foi dono de sua agência de design, e Lotus(IBM) nas áreas de vendas, tecnologia e evangelismo. É formado em Design Digital com mestrado em desenvolvimento multimídia. Em 2001 foi finalista do prêmio iBest, pelo site do apresentador Jô Soares e desenvolveu o primeiro jogo em Shockwave do Brasil em 1995. Atualmente é parte de uma equipe global, baseado na Flórida, atuando como gerente para audiências de designers.  (fonte: Palestrantes TechEd 2008)

Alguns dados abordados na palestra:

Custos de pressionar teclas:

Custo de pressionar teclas
Custo de pressionar teclas

GOMS
K=0.2seg Keying: tempo para teclar alguma tecla
P=1.1seg Pointing: tempo para posicionar o cursor
H=0.4seg Homing: tempo para mover a mão do teclado para o mouse
M=1.35seg Mentally preparing: tempo para pensar na próxima tarefa
R Responding: tempo que o usuário espera pela resposta do computador
Tempos normalmente variam (velocidade de digitação, etc)

Links citados por mim:
Blog do Digital Paper – http://www.digitalpaperweb.com.br
Podcast Digital Paper – http://www.digitalpapercast.com.br

Links citados pelo Alexandre Souza:
Kuler – http://kuler.adobe.comFENOMENAL! Eu recomendo
COLOURlovers – http://www.colourlovers.com/
Designing Web Sites That Sell (Designwhys) – Amazon

Fonte dos printscreens usados no exemplo: http://www.teched.com.br
Agradecimento a Riot pelo convite para o Teched 2008.

2 comentários sobre “Infopod 11 – A Ciência por trás da Criação das Grandes Experiências de Usuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.