Você pode fazer 4 coisas em um evento como o Campus Blog – aprender alguma coisa com a Oficina, rever os amigos, se divertir ou fazer contatos, o que “popularmente” é conhecido como networking.

Hoje em dia fazer contatos é tão importante no mundo corporativo e no mundo acadêmico que os “coffee breaks” mudaram de nome para “networking break” e não duram mais 15 minutos. Duram 1 hora.

E nessa história toda não existe nada mais importante do que o bom e velho cartão de visitas! Por exemplo: ontem uma pessoa veio elogiar meu trabalho com o Infoblog, e na hora de falar do blog dele, ele não possuía um cartão com o endereço. Se não tivesse no meu computador, eu não conheceria o blog dele e não estaria citando ele aqui (o Andreas Almeida do Bloing – Blog que fala sobre aviões)

Quando fui ao Blogcamp PR10 lá em Curitiba fiquei impressionado em ver como em um evento onde tem basicamente a função de discussão e contatos, praticamente NINGUÉM tinha um cartão de visitas. Por sorte, blogueiros são pessoas engajadas eletronicamente e todo mundo acaba linkando entre si. Mas em um evento como o Campus Party, onde temos contato com vários outros usuários de informática, é inadmissível não trazer um cartãozinho de visitas para divulgar seu trabalho.

Cartão do Techbits

Alexandre Fugita, do Techbits

Jonny, eu não tenho dinheiro para gastar para imprimir cartões… como faço?

Existem cartões de diversos tipos, desde os mais baratos (papel e caneta), os mais caseiros (cartões Pimacos destacáveis) até os profissionais. E todos funcionam muito bem.

Eu acho legal

Cartão do Eu Acho Legal

Esse acima foi feito no papel e caneta. Contém o link e no verso uma frase engraçada, todas diferentes entre si, o que fez com que todos que estavam no evento ficassem comparando as frases dos cartões… A minha era “odeio quando a minha caneta começa a falh…”

Eu crio.com

Esse é o do Helder, do “Eu Crio”, um dos primeiros cartões que eu recebi lá no Startup Camp. Por causa desse cartão acabei assinando o feed dele, mostrando que cartões funcionam.

Para profissionais que trabalham com design, um cartão mais elaborado ajuda a passar uma ótima imagem do seu trabalho. Veja esse do Neyl e do Inovavox.

Agência WX

Inovavox

Você pode utilizar cartões de visitas para fixar uma marca, como o Manoel Netto.

Manoel Netto

Seja qual for o tipo de cartão, o mais importante é que ele passe todos os seus dados – nome, blog, url, telefone, email – e se achar necessário, msn, skype, twitter, etc…

Para terminar, uma frase do Max Gehringer, que era mais ou menos assim: “Existem 3 fases na vida de um profissional: Quando você não tem um cartão de visitas, quando você tem um cartão de visitas e quando você não precisa mais de um cartão de visitas…”. Acho que na Blogosfera somente o Interney atingiu o 3º nível! Com um simple “#eamob” no twitter ele juntou umas 40 pessoas em menos de 30 segundos!

Dicas de leituras:

Inovavox – Cartão de visita de blogueiro
Blosque – 10 estratégias para um network poderoso, parte I , II e III