Review – Fone de ouvido Philips SHN2500 com redutor de ruÃdo
Um dos lugares mais comuns para usar fones de ouvido é durante o trajeto para algum lugar, seja num ônibus, trem ou avião. E quem já usou fones de ouvido dentro de um ônibus sabe que a primeira coisa a se fazer para tentar ouvir alguma coisa é aumentar o volume, já que o ruÃdo externo sempre acaba interferindo na qualidade do áudio. Só que, como todo mundo sabe, isso é extremamente prejudicial ao sistema auditivo.
Por causa disso, existem diversos modelos de fones de ouvido que tentam isolar ao máximo os ruÃdos externos. Eu resolvi adquirir o modelo SHN2500 da Philips (R$99,00 na Saraiva do Shopping Metropole, SBC) para tentar diminuir esse meu problema, já que eu adoro ouvir podcasts e na grande maioria das vezes o barulho externo não permitia que eu entendesse o que era falado.
Depois de alguns meses de uso, vamos ao review!
VÃdeo Review do SHN2500
O SHN2500 da Philips garante reduzir até 70% dos ruÃdos externos (entenda ruÃdo externo como aqueles barulhos chatos e constantes de baixa frequência, como som do motor do ônibus ou o barulho do vento dentro do metrô). Ele faz isso de duas maneiras: uma barreira fÃsica e uma tecnológica.
A barreira fÃsica (que acho a responsável por boa parte da eliminação dos ruÃdos) é a simples “borrachinha” dos fones intra-auriculares. Nesse caso, o SHN2500 vem com 3 pares de encaixes de silicone com tamanhos diferentes. O usuário escolhe qual o tamanho que oferece a melhor relação conforto x  fixação x redução de ruÃdo e pronto. Basta colocar a tampa no fone e inserÃ-los dentro de cada canal do ouvido.
A parte tecnológica fica por conta de uma caixinha existente no meio do cabo de fone de ouvido, onde a Philips diz que um componente eletrônico captura os ruÃdos externos, cria uma onda sonora inversa e a envia aos fones de ouvido, cancelando o ruÃdo. Esta caixinha contem um botão “liga-desliga” deslizante e funciona com uma pilha pequena (ver no vÃdeo review).
Além do fone, dos 3 pares de tampões, da pilha palito e do manual de instruções, o SHN250 também vem com 2 adaptadores: um para avião e outro para conector banana (mesas e aparelhos de som).
Minha opinião – A idéia de cancelar o ruÃdo através de 2 tipos de filtros realmente funciona no SHN2500 da Philips. Mas basta fazer alguns testes que é perceptÃvel que grande parte desse cancelamento acontece por causa dos fones intra-auriculares. O cancelador de ruÃdos através do envio de uma onda invertida é pouco perceptÃvel nesse fone. Em aparelhos como o MP3 da Sony que possui a mesma função (NWZ-S738F), isso é percebido muito mais facilmente. Mas dentro de um ônibus barulhento, qualquer redução de ruido já vale a pena. Se o fone intra-auricular já for suficiente para você, existem diversos modelos (inclusive da própria Philips) sem o cancelador de ruÃdos.
Outra desvantagem é o preço. Como ele custa pelo menos 3x mais que um fone intra-auricular sem o cancelador de ruÃdo, o comprador deve pensar bem se vale a pena este gasto, já que fones de ouvido não costumam durar muito, principalmente para quem utiliza bastante. Se você é como eu, que estava procurando o conforto de poder ouvir todos os detalhes de um podcast com a menor perda possÃvel, ele vale a pena. Caso contrário, acho ele caro demais. Outra coisa: pelo preço, só vale a pena se você realmente anda muito de ônibus, trem ou avião. Para ter em casa é um desperdÃcio de dinheiro (a não ser que você more ao lado de um lugar barulhento).
Outro problema, mas ai é com TODOS os tipos de fone intra-auricular, é que ele é péssimo para caminhadas. Como ele fica encaixado na parede do canal do ouvido, você acaba ouvido ruÃdos indesejaveis, como o choque do pé com o chão ou o barulho do fio raspando na camiseta. No caso do SHN250, isso fica ainda pior, já que você tem que usar a caixinha pendurado ao pescoço.
Além disso, como seu cérebro acaba não recebendo mais sinais externos, você acaba ficando mais distraÃdo, aumentando as chances de algum acidente, principalmente de atropelamento. Dirigir com esse fone nem pensar! (na verdade, com qualquer tipo de fone)
Uma coisa que não chega a ser um problema, mas que ajudaria bastante, é se redutor de ruÃdo se desligasse automaticamente quando ele parasse de receber sinal do aparelho de som. Já esqueci ele ligado várias vezes depois de chegar em casa. Por sorte o gasto de pilha é bem baixo, e mesmo com os meus lapsos de memória para desligar o redutor de ruÃdo, a pilha alcalina acabou durando mais de um mês de uso intenso.
Outro ponto negativo é a qualidade de som. Ele é muito bom, mas para quem gosta de músicas que possuem muito grave (com muita batida ou com baixo em destaque), o ideal mesmo são os fones maiores, que cobrem a orelha inteira. Existem fones intra-auriculares com uma peça extra que deixa o fone um pouco maior, mas o preço é bem superior, mesmo sem o cancelador de ruÃdos.
Vantagens:
– Embora o redutor de ruÃdos seja menos eficiente que o fone intra-auricular, ambos acabam se complementando;
– Ideal para quem não quer subir o volume por causa do ruÃdo externo;
– Ideal para quem anda muito de ônibus, trem e/ou avião;
– 3 tamanhos de tampão para o fone intra-auricular;
Desvantagens:
– Relação custo x benefÃcio se comparado a outros fones de ouvido mais simples (sem levar em consideração a saúde do sistema auditivo que não tem preço);
– Não é bom para caminhadas;
– Sons graves mais fracos;
– Tem que usar com a caixinha anti-ruÃdo pendurado ao pescoço;
– Uma pilha palito a cada 2 meses;
– Na hora de guardar ocupa um volume grande no bolso da calça
Conclusão:
Comprei e não me arrependi. A saúde dos meus ouvidos agradecem. Mas tenho um outro fone para caminhar ou usar em casa. Só uso o SHN2500 quando vou pegar ônibus ou vou viajar. Com isso espero aumentar o tempo de uso dele, já que todos os meus fones até hoje apresentaram algum tipo de mau contato com o tempo.
Links interessantes:
http://www.philips.com.br/c/acessorios-para-leitor-mp3/shn2500_00/prd/ – Site da Philips com maiores detalhes do fone
Excelente review, Johnny! Estava namorando esse fone de ouvidos a algum tempo, e você me ajudou a decidir pela compra dele! Continue com o ótimo trabalho!
Vou ver se compro através de algum link aqui no site!
Obrigado!
Ótimo review!
A redução de ruÃdos ainda é pequena. Acho que é suficiente para a maioria das pessoas, mas para quem viaja muito de avião ou anda muito de metrô vale a pena pesquisar mais e desembolsar uns 100 doletas nuns modelos gringos (ainda tô pesquisando). Tem uns com redução de 90 e 100%, que o vivente jura até dormir na frente de uma britadeira 😀
Fala Jonny!
Eu tenho o SHE-9503 que é praticamente o mesmo fone só que sem o redutor de ruidos com a pilha.
É excelente! NUNCA MAIS quis saber de foninhos tipo o original do iPod. Os graves dele são excepcionais!
Só tem um probleminha: é delicado demais. O fio do meu, que durou um ano, de tanto dobrar quebrou.
Mas se alguém perguntar se vale gastar 100 reais em um fone desse, eu digo que sim! Cada centavo!
Chamando Garota sem fio
Eu fiz o teste do ar condicionado (liguei o ar no máximo e fiquei do lado). O MP3 player da Sony NWZ-S738F dá até medo!!! Parece que o mundo desliga em sua volta qdo vc ativa o redutor de ruido… Pena que não tem iTunes para ele!
Eu SEMPRE estouro meus fones. O penultimo passei com a rodinha da cadeira no fone, e o último o fone prendeu no fecho do cinto de segurança e eu levantei… só saiu o fio :p
É por isso que eu evito sair com ele qdo não vou usar a função “redutor de ruido”
oi, obrigada pelas otimas dicas.
quais as especificacoes do fone de ouvido da Sony que voce cita ao final do video? seria o Sony MDR-XB300?
e por ultimo, sabe me dizer se tanto o fone da Phillips, que vc comentou acima, quanto esse da Sony servem para barrar ruidos para que a gente possa estudar em silencio? moro em condominio muito barulhento.
obrigada e um abraço,
denise.
Só discordo da parte dos graves fracos. Dá a sensação de menos graves quando o redutor de ruÃdo está ligado, realmente. Mas, com ele desligado, o fone tem graves de respeito