A história (caso você não goste de história, já pule para o item review“)

Outro dia o Gênio aqui olhou o mapa e reparou que se tentasse ir pelas beiradas da Zona Leste de São Paulo poderia burlar o rodizio de carros e chegar “sem maiores problemas” na casa da Amanda. Analisei um mapa geralzão (aquele que só mostra as avenidas principais) anotei o caminho em um papel e fui confiante. Obviamente eu me perdi (na verdade não tinha me perdido, mas é que a avenida era muito comprida e eu achava que estava indo em direção ao nada, já que não tinha nada MESMO pela rua).

Ai pensei: “Hora de consultar o meu guia”.

O meu guia é um caso a parte. Certa vez eu estava carregando no carro uma bateria de carro, daquelas antigas, e numa freada a bateria tombou, vazando boa parte do ácido, causando isso no meu guia.

Guia acidentado

Ou seja, todas as bordas “queimadas”. E obviamente toda rua que eu procurava ou estava sem a referência ou não aparecia no mapa (ficavam sempre no canto queimado.

Foi o basta para resolver comprar um GPS Bluetooth[bb].

A escolha

Fiz a busca no Mercado Livre e optei pelo GPS mais baratinho de todos – R$199,00, (o produto não está mais no ar, mas o vendedor é o Roniastro, basta ver se ele está com algum leitor semelhante) que por sorte estava na Vila Mariana (ai não tinha como eu me perder).

Peguei o GPS, mas não consegui sincronizar com meu smartphone por algumas burradas minhas. Burradas resolvidas no dia seguinte, agora o problema era que não conseguia gerar a “porta COM virtual” via Bluetooth.

Não sei se foi coincidência, mas ao testar no celular do meu amigo, meu GPS passou a gerar a COM virtual, e ai tudo ficou uma beleza! Vamos ao Tutorial & Review:

************************************

REVIEW: GPS Adapt AD-750 Bluetooth Receiver

GPS Adapt AD-750 Bluetooth Receiver

O Adapt AD-250 é do tamanho de uma caixa de fósforo e acompanha um carregador para carros (aquele com uma porta USB), cabos, carregador micro USB (mais um, graças a convergência), CD-ROM com um programa teste e manual em PDF. A falta de um manual em papel me deixou irritado, mas o PDF impresso também não resolveria nada.

Ele é bem bonito, com acabamento bem feito e com autonomia da bateria de 10 horas (segundo o manual).

O programa

Nada de Rote66, nem Destinator[bb], nem outras opções. Como Pirataria é crime, resolvi utilizar um software gratuito: O Google Maps.

Eu utilizava a 1a versão, que não traçava rotas. Baixei a versão mais nova, que para a minha surpresa, traçava rotas e ainda por cima vinha em português.

GPS Bluetooth Adapt AD-750 e o Moto Q com o Google Maps

GPS Adapt AD-750 e meu MotoQ

Para baixar o Google Maps Mobile, o melhor é entrar no site do Google via celular/smartphone: http://www.google.com.br/gmm

Vantagens do Google Maps Mobile:
– É gratuito
– É em português
– Traça rotas
– Pode transformar o mapa em fotos de satélite
– tem a opção “ver trânsito”, mas que por enquanto não funciona no Brasil.

Desvantagens do Google Maps Mobile
– Não tem a famosa voz “daqui a 500m vire à direita”
– Você só pode ver a imagem “de cima” e não em 3D
– Você só pode ver o Mapa voltado para o norte, ou seja, vai ter que ficar girando o celular para facilitar a localização.
– Ele não sabe o caminho que você esta fazendo. Seria como se a função que mostra onde você está fosse totalmente diferente da função de traçar rotas.
– Ou seja, se você errar, não existe o famoso “Recalculando rota”
– Não tem como você escolher rotas “a pé”, “mais curto” e “mais rápido”.
– Necessita ter conexão com a internet.
Alias esse último é crítico, pois senão ele simplesmente mostra um aviso e sai do ar (não tem nem cache) .

Erro Google Maps

Como meu plano não tem limite de banda (vivo smartmail), o consumo de banda não foi fator inibitório para eu escolher o Google Maps.

Além das desvantagens citadas, um problema crítico e que chega a irritar é que grande parte das vezes o Google Maps simplesmente deixa de atualizar a sua posição. Para ele, você está parado no mesmo lugar. O único jeito de resolver este problema é desligando a opção “Exibir minha localização” e habilitar novamente. E torcer para não parar de novo.Isso é extremamente chato e que praticamente inviabiliza ele para o uso no carro quando você está sozinho e em lugares onde você não tem como parar o carro para ficar reiniciando toda vez que ele parar.

Testando

Para testar tanto o GPS quanto o sistema de rotas do Google Maps, saimos da Zona Leste em direção a UnG (14 km). A rota nos levou certinho ao local desejado, porém como dito acima, tive que reiniciar o “Localizador” do Google Maps 2x durante o trajeto. (a tecla ZERO que atualiza a posição não resolveu) .

Valeu a pena?

E como valeu!!! Um GPS para carro não sai por menos de R$1.500,00 em qualquer loja! Se eu conseguir instalar um software melhor e totalmente offline vai ser melhor ainda!!!

O GPS já resistiu até a uma queda da minha mão e continuou 100%!

Para quem se interessou e achou meu pseudo-review incompleto, tem um completissimo aqui (em inglês) . Mais informaçõespodem ser obtidos também no site produto na fabricante (Adapt).
(agora vem a parte chata da instalação. Quem quiser ler, basta clicar em Continuar lendo…)

Configurando

1- O primeiro passo é sincronizar ele como um aparelho bluetooth qualquer. Habilite o Bluetooth (clique em Iniciar > Bluetooth > Gerenciador de Bluetooth)

Ativando o Bluetooth

2- Escolha “Configurações”

Configurações

3- E por fim “Permita que outros dispositivos…” e ligue o Bluetooth

Configurações

4- Agora é só ligar o GPS e mandar o Windows Mobile emparelhar

Sincronizar

5- Mandar adicionar

Conectar

6- Agora é só selecionar o GPS Bluetooth

GPS no windows

7- Colocar a senha (o padrão é “0000” – 4 zeros)

Senha

8- Pronto!!! GPS Sincronizado!

Agora é só abrir o Google Maps e escolher “Minhas configurações de localização”
Configurar GPS

9- Escolher “Definir Manualmente” e “COM1:”. A porta eu deixei em branco, mas normalmente é 9600

Com virtual

10- Agora é só habilitar a opção “Exibir minha localização”
Opção

11- Pronto!!! Agora é só se guiar!

Pronto

Ufa!!! chega, né? Qualquer dúvida é só postar ai em baixo!